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Manual do Estudante em Quarentena

04/11/2020

Clube
Interact Club de Santa Maria-Dores

Clube Patrocinador
Rotary Club de Santa Maria Dores

Objetivos

O “Manual do Estudante em Quarentena” foi pensado para oferecer um suporte profissional aos jovens estudantes, parcela a qual os próprios associados do clube fazem parte. O projeto visa realizar uma coletânea de dicas, sejam elas sobre rotina, organização dos estudos, hábitos saudáveis ou vestibulares, que auxiliem o público a superar os empecilhos impostos pela nova realidade que enfrentamos, a pandemia do Covid-19. Além disso, o formato de vídeos e dicas rápidos foi adotado para o melhor entendimento e praticidade.



Metas

- Transmitir dicas de qualidade e verídicas para o público. 

- Atingir os estudantes que enfrentam dificuldades diversas com o sistema de ensino à distância.

- Engajar o público do clube nas redes sociais a adquirir uma constância no acompanhamento das postagens.

-  Produzir conteúdo educativo objetivo e de fácil compreensão.





Beneficiários

O beneficiário direto do projeto é o público do Interact Club de Santa Maria Dores nas redes sociais, sendo que esse é majoritariamente composto por jovens que estão imersos na vida escolar. No que tange aos beneficiários indiretos é possível incluir os profissionais que se voluntariaram para gravar os vídeos, uma vez que muitos estão postando conteúdos de cunho educacional em seus perfis virtuais e, também, a imagem pública do próprio clube.





Descrição

Importância
Enquanto alguns estudantes possuem acesso à aulas virtuais e plataformas de ensino, outros estão longe de ter essa oportunidade. Além disso, as instituições de ensino são fundamentais não apenas para as questões intelectuais, mas também para o desenvolvimento pessoal dos indivíduos. Logo, nesse difícil período de quarentena muitos jovens encaram a falta de estrutura educacional e problemas psicológicos em virtude do isolamento social. À vista disso, aqueles que estão passando pelos obstáculos supracitados podem encontrar a sensação de coletividade, conforto e amparo através do projeto.  



Desenvolvimento
De acordo com o calendário rotário, o mês de setembro é dedicado à temática “Educação básica e alfabetização”. À vista disso, a companheira Júlia Garcia contatou os demais membros da avenida de educação no dia 23 de agosto, via WhatsApp, para juntos debaterem sobre como abordar a proposta. Foi então que a companheira Cecília Desconzi sugeriu a elaboração de um projeto voltado à educação em tempos de pandemia, sendo tal opção aprovada por todos.  Para desenvolver a ideia, os companheiros focaram nas dificuldades que o período de isolamento social trouxe aos estudantes de todos os níveis de ensino, mas principalmente aos jovens. Então, visando auxiliar essa população foi decidido que o projeto aconteceria através de vídeos curtos postados semanalmente no “feed” do Instagram do clube. O conteúdo de tais vídeos ficaria à cargo de profissionais convidados, os quais seriam orientados a compartilhar três dicas relacionadas às suas respectivas áreas de atuação que pudessem contribuir no processo de aprendizagem durante a quarentena. Entre as áreas consideradas estavam: pedagogia, educação física e psicologia. A escolha de cada uma foi pensada com base nas diferentes frentes que influenciam o desempenho acadêmico de uma pessoa. Então, no dia 24 de agosto alguns dos profissionais foram informados sobre o projeto e, consequentemente, convidados para participar. Contudo, devido a demora do retorno e outros imprevistos por parte daqueles que haviam sido requisitados, o cronograma de postagem dos vídeos teve que ser repensado, pois não seria possível editá-los e postá-los seguindo a programação anterior.  Então, a companheira Amanda Beltrame recomendou no dia 1 de setembro um psicólogo que poderia gravar as dicas para o projeto. Já no dia 17 a presidente Cecília Desconzi manifestou-se sobre um educador físico que também poderia ajudar fazendo uma live. Por fim, em 11 de setembro a companheira Stella Gai contatou sua professora. Finalmente, à medida que a avenida recebeu os vídeos eles foram encaminhados para a comissão de imagem pública para que fossem editados. Tendo em vista as diferentes datas de recebimento da gravação, foi acordado que todos seriam postados na última semana do mês de outubro.  No dia 28 de setembro ocorreu uma live, via Instagram, com o tema “Bem-estar físico e os impactos para a saúde cognitiva”. Em 30 de setembro foi publicado o vídeo “3 dicas de como enfrentar a pandemia”. Já em 2 de outubro foi a vez de postar o vídeo “Como organizar os seus estudos” e, por fim, em 10 de outubro o vídeo “Dicas para o ENEM”. Todos fizeram parte de uma série intitulada “Manual do Estudante em Quarentena”, pois o resultado que se desejava alcançar era uma espécie de “guia” que contivesse informações variadas para ajudar os estudantes diante dos empecilhos que eles enfrentam atualmente, como o fechamento das instituições de ensino e o acesso restrito às aulas à distância. 



Desenvolvimento

De acordo com o calendário rotário, o mês de setembro é dedicado à temática “Educação básica e alfabetização”. À vista disso, a companheira Júlia Garcia contatou os demais membros da avenida de educação no dia 23 de agosto, via WhatsApp, para juntos debaterem sobre como abordar a proposta. Foi então que a companheira Cecília Desconzi sugeriu a elaboração de um projeto voltado à educação em tempos de pandemia, sendo tal opção aprovada por todos. 

Para desenvolver a ideia, os companheiros focaram nas dificuldades que o período de isolamento social trouxe aos estudantes de todos os níveis de ensino, mas principalmente aos jovens. Então, visando auxiliar essa população foi decidido que o projeto aconteceria através de vídeos curtos postados semanalmente no “feed” do Instagram do clube. O conteúdo de tais vídeos ficaria à cargo de profissionais convidados, os quais seriam orientados a compartilhar três dicas relacionadas às suas respectivas áreas de atuação que pudessem contribuir no processo de aprendizagem durante a quarentena.

Entre as áreas consideradas estavam: pedagogia, educação física e psicologia. A escolha de cada uma foi pensada com base nas diferentes frentes que influenciam o desempenho acadêmico de uma pessoa. Então, no dia 24 de agosto alguns dos profissionais foram informados sobre o projeto e, consequentemente, convidados para participar. Contudo, devido a demora do retorno e outros imprevistos por parte daqueles que haviam sido requisitados, o cronograma de postagem dos vídeos teve que ser repensado, pois não seria possível editá-los e postá-los seguindo a programação anterior. 

Então, a companheira Amanda Beltrame recomendou no dia 1 de setembro um psicólogo que poderia gravar as dicas para o projeto. Já no dia 17 a presidente Cecília Desconzi manifestou-se sobre um educador físico que também poderia ajudar fazendo uma live. Por fim, em 11 de setembro a companheira Stella Gai contatou sua professora. Finalmente, à medida que a avenida recebeu os vídeos eles foram encaminhados para a comissão de imagem pública para que fossem editados. Tendo em vista as diferentes datas de recebimento da gravação, foi acordado que todos seriam postados na última semana do mês de outubro. 

No dia 28 de setembro ocorreu uma live, via Instagram, com o tema “Bem-estar físico e os impactos para a saúde cognitiva”. Em 30 de setembro foi publicado o vídeo “3 dicas de como enfrentar a pandemia”. Já em 2 de outubro foi a vez de postar o vídeo “Como organizar os seus estudos” e, por fim, em 10 de outubro o vídeo “Dicas para o ENEM”. Todos fizeram parte de uma série intitulada “Manual do Estudante em Quarentena”, pois o resultado que se desejava alcançar era uma espécie de “guia” que contivesse informações variadas para ajudar os estudantes diante dos empecilhos que eles enfrentam atualmente, como o fechamento das instituições de ensino e o acesso restrito às aulas à distância. 





Impactos

Após a postagem dos vídeos no Instagram do clube (@icsmdores), todos os espectadores obtiveram dicas para ajudá-los em seus estudos e organização, além de como enfrentar o período anormal com a pandemia do covid-19.



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