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Projeto de Imagem Pública - Encantos da Terrinha Santa

07/11/2020

Clube
Interact Club de Penápolis

Endereço
Penápolis
SP
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Penápolis

Objetivos

O objetivo do projeto era trazer curiosidades históricas sobre a origem da cidade de Penápolis durante a semana de seu aniversário de 112 anos.



Metas

- entrar em contato com os diretores dos Museus Histórico e de Folclore de Penápolis, Alessandra Nadai e Gilson Moreno, e com a Jornalista Mariangela Sampaio.

- conseguir a autorização da Secretaria Municipal de Cultura para gravar vídeos e  utilizar as imagens de ambos os museus.

-  gravar os vídeos e editá-los.

- elaborar as artes para a publicação nos stories e no feed.

- postar, diariamente, trechos dos vídeos nos stories.

- postar, no dia 25 de outubro, os vídeos completos no IGTV do Instagram do clube.

- disponibilizar na bio do Instagram do clube um drive com fotos da cidade de Penápolis.



Beneficiários

Diretamente, os museus Histórico e de Folclore e seus respectivos diretores que, por meio deste projeto, puderam ser divulgados e apresentados ao público que ainda não os conheciam; 

Indiretamente, a imagem pública do clube cresceu com esse projeto e a página do Instagram, dentre as outras redes sociais, aumentaram em número de seguidores, visualizações, engajamento e compartilhamento.



Descrição

Importância
Anualmente, no dia 25 de outubro, é comemorado o aniversário de Penápolis. Mesmo que essa data seja muito conhecida pelos habitantes, muitos destes não conhecem afundo às origens da cidade. Por isso, afim de suprir esse problema, além de divulgar as páginas do Interact, o clube optou por fazer esse projeto durante a semana do dia 25/10. 

Desenvolvimento
Com a chegada do mês de outubro, e consequentemente do aniversário da cidade de Penápolis, a companheira Maria Fernanda Mello trouxe ao clube a ideia de divulgar, por meio das redes sociais, algumas curiosidades históricas sobre o município e a disponibilização de um drive com fotos do mesmo. Após a elaboração do projeto, a companheira, entrou em contato com a professora e diretora do Museu Histórico de Penápolis, Alessandra Nadai, e com o professor e diretor do Museu do Folclore, Gilson Moreno, e apresentou à eles a ideia de gravar vídeos referente aos principais temas sobre as origens do cidade. Posteriormente a confirmação de ambos os diretores, a companheira Maria Fernanda comunicou a comissão de Imagem Pública para que se organizassem e elaborassem as artes dos stories e do feed. No dia 19 de outubro, os companheiros Thiago de Aguiar, Tiago Corá e a companheira Maria Fernanda Mello foram até os Museu Histórico e do Folclore a fim de realizar as gravações dos referidos vídeos. Ao término das gravações, os mesmos companheiros se reuniram, através da plataforma virtual Google Meet, para  editar os vídeos e desenvolver as artes para a publicação. Ainda no dia 19, foi postado nos stories um aviso de que o projeto "Encantos da Terrinha" estava prestes a dar início, o qual aconteceria no decorrer daquela semana. O início do projeto aconteceu no dia (20/10), onde foi publicado o primeiro trecho nos stories com o tema "Primeiros Habitantes", contando um pouco da história dos indígenas que aqui viviam antes da chegada da estrada de ferro Noroeste do Brasil. No dia seguinte (21/10), dando continuidade ao projeto, foi publicado o segundo trecho nos stories com o tema "A importância da ferrovia para o desenvolvimento da cidade", contando a história da chegada da estrada de ferro na região noroeste do estado de São Paulo. No dia 23/10, foi publicado o terceiro trecho nos stories com o tema "A primeira casa", contando a origem da primeira casa de Penápolis, que ao longo de sua história, foi palco de diversas instituições importantes para o desenvolvimento da cidade. No dia 24/10, foi publicado o quarto trecho nos stories com o tema "Museu Histórico", explicando a importância do museu, que possui um acervo de diversos objetos e utensílios importantes para a história da cidade e região. No dia 25/10, foi publicado o quinto e último trecho nos stories com o tema "Museu do Folclore", relatando a diversidade cultural da região de Penápolis e do Brasil no geral. Ainda no dia 25, foi publicado no feed do Instagram do clube, uma arte de comemoração do aniversário de 112 anos da cidade, além dos vídeos completos no IGTV, e a disponibilização de um drive com fotos de Penápolis por meio de um link na bio do Instagram. Ao final do projeto, o engajamento dos stories resultou em 2.747 contas alcançadas, 3.438 interações e 3.016 navegações pelos stories, e 38 visitas ao perfil. Com relação às publicações do feed, foram 65 likes, 25 visitas ao perfil, 423 contas alcançadas, 23 seguidores, 478 interações com as publicações e 34 compartilhamentos, e uma somatória de 129 visualizações com os vídeos do IGTV. 

Desenvolvimento

Com a chegada do mês de outubro, e consequentemente do aniversário da cidade de Penápolis, a companheira Maria Fernanda Mello trouxe ao clube a ideia de divulgar, por meio das redes sociais, algumas curiosidades históricas sobre o município e a disponibilização de um drive com fotos do mesmo. Após a elaboração do projeto, a companheira, entrou em contato com a professora e diretora do Museu Histórico de Penápolis, Alessandra Nadai, e com o professor e diretor do Museu do Folclore, Gilson Moreno, e apresentou à eles a ideia de gravar vídeos referente aos principais temas sobre as origens do cidade. Posteriormente a confirmação de ambos os diretores, a companheira Maria Fernanda comunicou a comissão de Imagem Pública para que se organizassem e elaborassem as artes dos stories e do feed. No dia 19 de outubro, os companheiros Thiago de Aguiar, Tiago Corá e a companheira Maria Fernanda Mello foram até os Museu Histórico e do Folclore a fim de realizar as gravações dos referidos vídeos. Ao término das gravações, os mesmos companheiros se reuniram, através da plataforma virtual Google Meet, para  editar os vídeos e desenvolver as artes para a publicação. Ainda no dia 19, foi postado nos stories um aviso de que o projeto "Encantos da Terrinha" estava prestes a dar início, o qual aconteceria no decorrer daquela semana. O início do projeto aconteceu no dia (20/10), onde foi publicado o primeiro trecho nos stories com o tema "Primeiros Habitantes", contando um pouco da história dos indígenas que aqui viviam antes da chegada da estrada de ferro Noroeste do Brasil. No dia seguinte (21/10), dando continuidade ao projeto, foi publicado o segundo trecho nos stories com o tema "A importância da ferrovia para o desenvolvimento da cidade", contando a história da chegada da estrada de ferro na região noroeste do estado de São Paulo. No dia 23/10, foi publicado o terceiro trecho nos stories com o tema "A primeira casa", contando a origem da primeira casa de Penápolis, que ao longo de sua história, foi palco de diversas instituições importantes para o desenvolvimento da cidade. No dia 24/10, foi publicado o quarto trecho nos stories com o tema "Museu Histórico", explicando a importância do museu, que possui um acervo de diversos objetos e utensílios importantes para a história da cidade e região. No dia 25/10, foi publicado o quinto e último trecho nos stories com o tema "Museu do Folclore", relatando a diversidade cultural da região de Penápolis e do Brasil no geral. Ainda no dia 25, foi publicado no feed do Instagram do clube, uma arte de comemoração do aniversário de 112 anos da cidade, além dos vídeos completos no IGTV, e a disponibilização de um drive com fotos de Penápolis por meio de um link na bio do Instagram. Ao final do projeto, o engajamento dos stories resultou em 2.747 contas alcançadas, 3.438 interações e 3.016 navegações pelos stories, e 38 visitas ao perfil. Com relação às publicações do feed, foram 65 likes, 25 visitas ao perfil, 423 contas alcançadas, 23 seguidores, 478 interações com as publicações e 34 compartilhamentos, e uma somatória de 129 visualizações com os vídeos do IGTV. 



Metas Alcançadas

Todas as metas foram alcançadas.



Impactos

A curto prazo, os museus Histórico e de Folclore que foram divulgados por meio desse projeto.

A longo prazo, a sociedade penapolense pôde ter acesso a um conteúdo informativo com curiosidades históricas da cidade.



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