some image

Outubro Rosa: mês da conscientização sobre o câncer de mama

14/11/2020

Clube
Interact Club de Jacarezinho

Endereço
Jacarezinho
PR
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Jacarezinho

Objetivos

A campanha do Outubro Rosa alerta sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Por conta disso, o Interact Club de Jacarezinho objetivou o desenvolvimento de um projeto em conjunto com a Secretaria de Saúde de conscientização sobre essa temática. A conscientização tomaria forma com a entrega de folhetos da Secretaria de Saúde sobre o Outubro Rosa para os comércios da cidade.



Metas

Nenhuma meta foi esipulada para o projeto.



Beneficiários

O beneficiário direto foi a própria comunidade jacarezinhense. Em relação aos indireitos, foram os interactianos.



Descrição

Importância
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo de útero. A importância da conscientização não se dá apenas no fato do câncer ser a segunda maior causa de morte entre os brasileiros ou pelo constante aumento de casos de câncer de mama, mas sim pelo simples fato de saúde individual e pública, um direito natural de saúde.

Desenvolvimento
A ideia inicial do projeto tomou forma no vigésimo sexto dia (26) de setembro durante uma reunião ordinária. O companheiro Presidente propôs a realização de um projeto de conscientização em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. Em síntese, o projeto seria a colagem de cartazes oficiais disponibilizados pela própria Secretaria de Saúde. A data para se realizar o projeto foi determinada no décimo sétimo dia (17) de outubro após a confirmação da parceria entre o Interact e a Secretaria de Saúde - a data escolhida foi o vigésimo quinto dia (25) do mesmo mês. Com o passar dos dias, foi tomado nota que os cartazes na verdade eram folhetos. Após isso, na véspera do vigésimo quinto dia (25), por conta de um imprevisto, o projeto foi remarcado para o dia seguinte, o vigésimo sexto dia (26), uma segunda-feira. Por fim, como organizado, o projeto foi finalmente realizado.

Desenvolvimento

A ideia inicial do projeto tomou forma no vigésimo sexto dia (26) de setembro durante uma reunião ordinária. O companheiro Presidente propôs a realização de um projeto de conscientização em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. Em síntese, o projeto seria a colagem de cartazes oficiais disponibilizados pela própria Secretaria de Saúde. A data para se realizar o projeto foi determinada no décimo sétimo dia (17) de outubro após a confirmação da parceria entre o Interact e a Secretaria de Saúde - a data escolhida foi o vigésimo quinto dia (25) do mesmo mês. Com o passar dos dias, foi tomado nota que os cartazes na verdade eram folhetos. Após isso, na véspera do vigésimo quinto dia (25), por conta de um imprevisto, o projeto foi remarcado para o dia seguinte, o vigésimo sexto dia (26), uma segunda-feira. Por fim, como organizado, o projeto foi finalmente realizado.



Impactos

Esperamos que as consequências e impactos desse projeto, ao longo prazo, sejam a conscientização da população e da sociedade, com um enfoque maior para as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo de útero. 



Outros Projetos