Interact Club de Santa Maria-Dores
Endereço
Santa Maria
RS
Brasil
Objetivos
O principal objetivo do projeto era gerar um maior engajamento e interação nas mídias sociais do clube, além de divulgar para as outras pessoas e despertá-las a curiosidade de participar das reuniões do Interact através da celebração da Semana Mundial do Interact.
Metas
- Gerar maior engajamento nas mídias sociais;
- Divulgar as mídias sociais do clube para mais pessoas;
- Promover o Interact para pessoas de fora da família rotária;
- Lembrar os bons momentos vividos no Interact.
Beneficiários
Beneficiários Diretos: A página do Instagram do clube.
Beneficiários Indiretos: A comunidade que desconhece o programa e que acaba descobrindo mais sobre através das mídias e os clubes que são beneficiados com a propagação do programa do Rotary.
Descrição
Importância
Devido a pandemia do Coronavírus, as mídias sociais do clube tiveram um grande crescimento no número de usuários de aplicativos online, principalmente o Instagram, com os diversos projetos realizados nessa época. Tendo isso em mente, uma Intervenção Digital acaba se tornando de extrema relevância, visto que mais pessoas irão entrar em contato com o nosso conteúdo e acessar nossas páginas, o que permitirá o aumento do número de pessoas que se solidarizaram e fazem doações para os projetos futuros.
Desenvolvimento
Durante a reunião extraoficial do dia 20/10/2020, com o tema “Semana Mundial do Interact,” foi decidido o que seria feito em cada dia da Semana Mundial e os seus respectivo responsável, sendo o companheiro Eduardo Dalla responsável por gerenciar o primeiro dia da Semana Mundial do Interact. A ideia inicial para os filtros do Instagram surgiu no dia 21 de outubro no grupo do WhatsApp da Comissão de Imagem Pública e, após debater sobre a ideia no grupo, a Comissão de Imagem Pública resolveu fazer uma reunião com o intuito acertar todas as questões referentes a 58 Semana Mundial do Interact. Durante a reunião, que aconteceu no dia 26 de outubro, foi acordado que seriam desenvolvidos e postados dois filtros e três templates. Além disso, foi decidido que seria criado um canal para o clube no YouTube, visando aumentar os meios de divulgação e ação do mesmo. Os filtros foram feitos através do Spark AR Studio, plataforma original do Facebook e Instagram para a criação dos mesmos. Já os templates foram feitos no Canva, plataforma de design gráfico.
O primeiro filtro baseia-se na barba do lenhador, símbolo do Distrito 4660, com a escrita “Pau Ferro” acima da cabeça. Já no segundo filtro consta a frase: “Eu sou ICSMD” (Interact Club Santa Maria Dores), localizada também acima da cabeça. (Imagem 1). O primeiro template foi criado para que Interactianos e ex-Interactianos pudessem, através de GIFs, expressar o que vem à cabeça quando pensam no Interact (Imagem 2). “Como é seu coração interactiano?”, essa é a pergunta presente no segundo template. Esse template foi feito para que as pessoas preenchessem o coração com as comissões com as quais possuem maior afinidade (Imagem 3). E o último template se assemelha a um Stop, onde os interactianos deveriam responder algumas perguntas com a primeira letra do seu nome (Imagem 4). Em adição a isso, um canal no YouTube foi criado (Imagem 5) e um teaser para o mesmo foi desenvolvido e editado (Imagem 6).
Por fim, no dia 02 de novembro, os filtros e templates foram divulgados nas mídias sociais do clube e assim o projeto foi posto em prática. Vários interactianos e ex-interactianos interagiram e utilizaram nossos filtros e templates. Ademais, o teaser do canal foi postado e o canal no YouTube oficialmente divulgado.
Desenvolvimento
Durante a reunião extraoficial do dia 20/10/2020, com o tema “Semana Mundial do Interact,” foi decidido o que seria feito em cada dia da Semana Mundial e os seus respectivo responsável, sendo o companheiro Eduardo Dalla responsável por gerenciar o primeiro dia da Semana Mundial do Interact. A ideia inicial para os filtros do Instagram surgiu no dia 21 de outubro no grupo do WhatsApp da Comissão de Imagem Pública e, após debater sobre a ideia no grupo, a Comissão de Imagem Pública resolveu fazer uma reunião com o intuito acertar todas as questões referentes a 58 Semana Mundial do Interact. Durante a reunião, que aconteceu no dia 26 de outubro, foi acordado que seriam desenvolvidos e postados dois filtros e três templates. Além disso, foi decidido que seria criado um canal para o clube no YouTube, visando aumentar os meios de divulgação e ação do mesmo. Os filtros foram feitos através do Spark AR Studio, plataforma original do Facebook e Instagram para a criação dos mesmos. Já os templates foram feitos no Canva, plataforma de design gráfico.
O primeiro filtro baseia-se na barba do lenhador, símbolo do Distrito 4660, com a escrita “Pau Ferro” acima da cabeça. Já no segundo filtro consta a frase: “Eu sou ICSMD” (Interact Club Santa Maria Dores), localizada também acima da cabeça. (Imagem 1). O primeiro template foi criado para que Interactianos e ex-Interactianos pudessem, através de GIFs, expressar o que vem à cabeça quando pensam no Interact (Imagem 2). “Como é seu coração interactiano?”, essa é a pergunta presente no segundo template. Esse template foi feito para que as pessoas preenchessem o coração com as comissões com as quais possuem maior afinidade (Imagem 3). E o último template se assemelha a um Stop, onde os interactianos deveriam responder algumas perguntas com a primeira letra do seu nome (Imagem 4). Em adição a isso, um canal no YouTube foi criado (Imagem 5) e um teaser para o mesmo foi desenvolvido e editado (Imagem 6).
Por fim, no dia 02 de novembro, os filtros e templates foram divulgados nas mídias sociais do clube e assim o projeto foi posto em prática. Vários interactianos e ex-interactianos interagiram e utilizaram nossos filtros e templates. Ademais, o teaser do canal foi postado e o canal no YouTube oficialmente divulgado.
Impactos
Metas a curto prazo: Crescimento no número de seguidores e engajamento das mídias sociais.
Metas a longo prazo: Aumento das possibilidades de divulgação e interação das mídias sociais.