some image

Projeto DIV (Divulgando o Interact em Viçosa)

05/03/2021

Clube
Interact Club de Viçosa

Endereço
Ponte Nova
MG
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Viçosa

Orçamento Necessário
R$ 50,00

Objetivos

O objetivo do projeto DIV envolveu divulgar o interact, visto que o CAp-Coluni, colégio de Ensino Médio, realizou seu Exame de Seleção presencialmente e utilizou como locais de prova espaços da Universidade Federal de Viçosa (onde o próprio CAp está localizado). Com a localização na cidade do Club e a presença de cerca de 1 mil e quinhentas pessoas (número de inscritos para a prova), foi perceptível as vantagens de realizar um projeto em meio aquele evento. Além disso, o caixa do Interact Club de Viçosa teve a oportunidade de receber possíveis lucros gerados pelo projeto. Outro determinante para a realização do DIV foi um mecanismo de atração de pessoas que poderiam vir a ser convidados e futuramente associados, não só para o clube de viçosa, como para vários outros clubes em diferente regiões, lembrando que a prova atrai pessoas de diversas localidades, outro possível ponto é o engajamento de nossas redes sociais.



Metas

- A comissão de Imagem Pública deve fazer a arte do papel até dia 12/02.
- A impressão e o recorte dos panfletos deve ser feita até o dia 19/02.
- Ter mais de dois associados para produzir os 60 brigadeiros.
- Comprar 48 garrafas de água até o dia 19/02.
- Ter, no mínimo, 8 associados para realizar o projeto no dia 21/02.
- Estes associados devem construir diálogos com os candidatos por meio de uma abordagem amigável.
- Estes associados devem abordar o maior numero de pessoas possível.
- Estes associados devem distribuir todos os papéis e brigadeiros.
- Estes associados devem vender todas as garrafas de água.
- Estes associados devem ter e fazer o uso de álcool em gel, luvas e máscaras durante todo o tempo de contato.



Razão do Projeto

Pensando em uma futura reserva de emergência (que é sempre muito importante ter caso ocorra algum imprevisto) para o clube resolvemos vender garrafas de águam e encontramos nos panfletos uma maneira de apresentar e divulgar não só o nosso clube, como também todos da região, já que pessoas de vários lugares vêm até a cidade de Viçosa para fazer esse exame de seleção. Também foi um momento para engajar nossos associados e sair um pouco do comum. 



Beneficiários

Diretamente, o caixa (pois obtivemos o lucro de 48 reais), os associados (que sairam de casa, e conversaram), a imagem publica (pela divulgação), os candidatos (que puderam ter um momento diferente além da tensão de estar fazendo uma prova e puderam se acalmar)
a possibilidade de agregação de valores nos itinerarios das jornadas dos candidatos (conhecer e possivelmente entrar no clube)
indiretamente o psicologico de todos (pois os candidatos puderam ter um momento diferente além da tensão de estar fazendo uma prova e puderam se acalmar e os associados e convidados puderam, além de se encontrarem e aproveitar o momento ao ar livre longe da tela dos aplicativos de reunião virtual, conversar e ter contato com pessoas diferentes). Os candidatos que esqueceram de levar suas águas foram beneficiados pela disponibilização da venda dos interactianos, já que os mercados da cidade não abrem aos domingos.



Resumo do Projeto

A ideia do projeto foi dada no dia 22.01, que seria a venda de garrafas de água e canetas no dia da realização do exame de seleção do CAp-Coluni. Após discutirmos, optamos por vender garrafas de água e entregar panfletos junto a um brigadeiro, como mecanismo de atração. O exame foi realizado no dia 21.02, 8 membros compareceram para a execução do projeto, todas as águas foram vendidas, e várias pessoas foram amigavelmente abordadas. Lucramos 48 reais nesse projeto (98 reais menos os 50 reais que foram gastos nas águas e nos leite condensados). Depois da execução desse projeto o engajamento de nossas redes sociais aumentou.



Resultados

Foi relatado pela imagem pública que o alcance do instagram do clube aumentou, os associados que participaram deram bom retorno na reunião seguinte (26.02) apontando que se tivéssemos comprado um número maior de garrafas de água, possivelmente teríamos conseguido vendê-las. Este evento supriu um pouco a ausência de projetos presenciais, amenizando um pouco a saudade. Ocorreu o engajamento da futura e vice presidente (Lavinia e Larissa) para alertar as datas de organização ao DQA. Disponibilização de álcool em gel, luvas e máscaras pelos associados que foram ao evento.
Doação dos papeis e ingredientes pelos associados responsáveis por essa parte.
Os associados comentaram como se sentiram felizes e realizados por realizar um projeto tendo contato com novas e diferentes pessoas. Engajamento de todo o clube no planejamento e na execução (ainda que no limite da meta, pois alguns tinham outros compromissos, nao estavam em Viçosa no dia ou não tinham autorização de seus responsaveis para participar).



Descrição

A associada Vitória Salgado na reunião do dia 22/01/2021 deu a sugestão do projeto, a ideia era vender águas e canetas no dia da realização do exame de seleção do CAp-coluni, e surgiu com base a experiências pessoais passadas por ser aluna do Coluni.
Discutimos a ideia na mesma reunião, onde todos aprovaram por unanimidade, o planejamento, realizado pela comissão de DQA, se deu ao longo das reuniões seguintes (29.01, 05.02 e 12.02), nas quais decidimos:
• Comprar 48 águas
• Distribuir panfletos ao invés de vender canetas ( já que era uma oportunidade para a divulgação do clube, e a expectativa dos associados na venda de canetas era baixa)
• Distribuir brigadeiros juntos aos panfletos (os associados concordaram que esse um bom mecanismo para ganhar a atenção do público).
• Os associados Amanda, Carolina, Diego, Isabela, Izadora, Lavínia, Maria Clara e Pedro se disponibilizaram para participar do DIV no dia 21/02.
• Foi criado um grupo de WhatsApp para auxiliar na organização do desenvolvimento do projeto.
• A comissão de DQA contatou a imagem pública para a realização do desing dos panfletos.
No dia 4 de fevereiro, as associadas Maria Clara e Vitória foram comprar as águas (48 por 0,78 centavos cada) e os leite condensados (3 por 4 reais cada).
As associadas Amanda, Lavínia e Maria Clara se ofereceram para fazer o brigadeiro, as mesmas doaram o restante dos ingredientes necessários. Outra membro do clube, Luana, se ofereceu para imprimir e recortar os panfletos, não houve nenhum gasto por parte do clube.
Na última reunião antes do projeto, dia 19 de fevereiro, foi conferido se estava tudo certo para a execução do projeto, houve um imprevisto, e a Izadora não pôde comparecer, sendo assim, fizemos a logística de quais espaços seriam ocupados para alcançarmos as metas, decidimos que dividiríamos em 2 grupos de 4 cada:
• Maria Clara, Derick, Pedro e Diego ( que ocupariam o PVA, um dos locais onde seria realizado o exame).
• Amanda, Isabela, Carolina e Lavínia (PVB, um dos locais onde também seria realizado o exame).
No dia do projeto, 21.02, os associados foram até a casa da membro Maria Clara (tudo com o máximo de cuidado necessário em meio à pandemia), onde as águas, os brigadeiros e os panfletos estavam alojados. Com as bolsas térmicas oferecidas pelos membros Lavínia e Diego, dividiram às águas em quantidades iguais (24 para cada) e também os panfletos e os brigadeiros (60 de ambos ao total, 30 para cada). Após tudo isso, compareceram ao devido local do exame às 7 horas da manhã, para a venda da água. Das 8 horas da manhã, horário o qual os portões se fecharam, nossos associados tiveram um momento de descanso, sendo também uma oportunidade para a interação fora do modo virtual, um associado levou um pandeiro para a distração. A saída para quem estava realizando a prova foi liberada a partir das 9 horas da manhã, onde nossos membros já estavam a espera para a distribuição dos panfletos junto aos brigadeiros, ocorrendo desta forma uma interação e uma apresentação rápida acerca do que é interact. Ao fim do horário de realização do exame (às 13 horas), foi contado o valor de 98 reais, sabendo que foram gastos 50 reais para a execução do projeto, obtivemos 48 reais de lucro. Depois todos membros presentes foram juntos almoçar, e logo após cada um seguiu para sua casa.



Desafios

Como diversos projetos criados após março de 2020, o Interact Club de Viçosa se depara diariamente com o desafio de continuar existindo em frente à pandemia. O projeto foi possibilitado enquanto o próprio CAp-Coluni fez o exame de seleção, sem esse evento o projeto não teria acontecido, ainda sim pensamos na possibilidade da pandemia afetar esse exame, muitos cadidatos não compareceram. Para o Interact Club a participação presencial das pessoas também era essencial, e era impossível uma aglomeração nesse momento, por isso reduzimos nossa meta para 8 pessoas, 9 associados se ofeceram, mas houve um problema com um deles, e acabou impossibilitando que comparecesse, mas mesmo assim conseguimos ao final alcançar todas nossas metas.   



Metas Alcançadas

Com muito empenho e persistência de todos associados para a realização do projeto, todas as metas já citadas foram alcançadas com sucesso.



Impactos

Foi uma ótima oportunidade de atração de novos convidados, o estabelecimento não só de contato mas de um vínculo foi extremamente importante nesse momento pandemico, tanto para os interactianos quanto para os candidatos do exame. Por conta do fechamento dos comércios viçosenses nos dias de domingo, a venda de garrafas de águas pelos interactianos impactou de maneira positiva os candidatos que não sabiam dessa peculiaridade do município. Proporcionamos também fontes de conhecimentos, já que divulgamos nossas redes sociais e lá apresentamos fontes de conhecimentos sobre a família rotária e também cultura. Os candidatos também receberam apoio psicológico dos nossos membros, além de um delicioso brigadeiro e uma conversa promissora e amigável. Não houve impactos negativos em relação a covid 19, pois seguimos todos os protocolos de segurança.



Outros Projetos