some image

Vou pro CEFET, e agora?

10/04/2021

Clube
Interact Club de Leopoldina

Endereço
Leopoldina
MG
Brasil

Objetivos

 Sanar as dúvidas de todos os possíveis alunos do Cefet do Campus de Leopoldina que estivessem interessados na reunião.



Metas

 Conseguirmos alunos da escola para falar (pelo menos uma de cada um dos três cursos); atrair pessoas do público alvo do projeto e fazer com que elas entrem na reunião. 



Razão do Projeto

 Muita gente entra no Cefet de Leopoldina por conta do bom ensino médio e do curso técnico que é ofertado junto pensando em uma coisa e muitas vezes entram e não era o que tinham pensado. Como esse ano não tem prova para a entrada na escola, a chance de entrar é maior, e, para evitar decepções, realizamos esse projeto.



Beneficiários

 Os beneficiários serão as pessoas que entrararão na reuinão e terão suas questões respondidas com a transmissão do conhecimento da escola de alguém de dentro para alguém de fora.



Resumo do Projeto

 Muitas pessoas na região da Zona da Mata mineira têm referências do Cefet MG no campus de Leopoldina, por isso, com as inscrições abertas, o Interact Club de Leopoldina em parceria com o Cefet Campus Leopoldina fez uma reunião aberta na qual pessoas que queriam ou estavam em dúvida em relação à sua entrada na escola poderiam sanar essas dúvidas com alunos de dentro da escola (alguns deles associados ou ex-associados do Interact).



Resultados

 Tivemos um bom número de participantes de fora da escola na reunião; todos falaram muito bem; todos conseguiram interagir tranquilamente; o projeto foi um sucesso!



Descrição

 Após a entrada do Diretor de Projetos e Integração Rafael Rocha no Cefet MG Campus Leopoldina, baseando-se nas suas dúvidas que tinha antes de entrar, pensou nas pesssoas que entrariam nesse ano de pandemia na mesma escola e daí surgiu a ideia de o Interact fazer algo sobre isso, visto que alguns ex-associados também faziam parte da instituição. Após ser discutido e aceitado por todos na reunião do dia 1° de março, todos concordaram que deveriam esperar pelo edital da escola para colocar o projeto em ação. Enquanto não foi lançado o edital, Rafael Rocha recorreu a seus amigos dos 3 cursos técnicos oferecendo a oportunidade de falarem pro pessoal de fora um pouco de suas experiências dentro da escola mesmo tendo passando alguns meses de 2020 no ensino presencial. Após confirmações e imprevistos dos que falariam, 5 pessoas falariam sobre o curso técnico em informática, 2 pessoas de eletrotécnica e mais uma pessoa de mecânica. Com o edital lançado, as preparações estavam sendo feitas por meio do grupo de whatsapp onde foi tudo discutido (roteiro, data, horário etc). Com a divulgação em massa do projeto, tivemos 15 interessados e 12 presentes na reunião do dia 29 de março sem contar com os associados do Interact de Leopoldina e as pessoas que foram falar. A reunião durou 1 hora e 20 minutos com a seguinte pauta:

1. Liberdade na escola
2. Autonomia 
3. Relação com os professores
4. Como ta funcionando o ERE
- Aulas síncronas e assíncronas  100 minutos de carga horaria
5. Plataforma do cefet de deveres e notas
Sigaa
6. O cefet socialmente

Mecânica
• Quais são as matérias do curso
• Qual o foco

Informática
• Quais são as matérias do curso
• Qual o foco

Eletrotécnica
• Quais são as matérias do curso
• Qual o foco 

 Tivemos uma ótima participação dos presentes e todos apresentaram suas dúvidas, que posteriormente foram respondidas pelos falantes.



Desafios

 A busca por estudantes que aceitariam falar do Cefet.



Metas Alcançadas

 Conseguimos atrair o público desejado com a participação de 12 pessoas das 15 que se inscreveram e todos que falaram de seu respectivo curso falaram muito bem.



Impactos

 Os impactos a curto e longo prazo são as pessoas que foram adquirir o conhecimento da escola na reunião, que irão ter maior facilidade ao se adaptar ao Cefet já que já sabem como é lá dentro de uma forma geral.



Outros Projetos