Interact Club de Manhuaçu
Objetivos
Alertar o maior número de pessoas sobre hábitos que fazem mal à nossa visão, mostrando também costumes bons que devem ser habitados.
Metas
-Fazer sete postagens (uma para cada dia da semana) no instagram do clube;
-Ter bom engajamento nas redes;
-Coletar informações importantes com um oftalmologista e repassa-las aos seguidores.
Razão do Projeto
Um incidente com o irmão de um dos membros do clube causou uma reflexão. Após ter que passar por uma cirurgia nos olhos foi vista a necessidade da realização de uma campanha de conscientização. Foi visto que era necessário alertar a todos dos perigos que podemos estar causando à nossa visão todos os dias.
Beneficiários
Diretos: os seguidores do instagram do clube, que tiveram a oportunidade de mudar seus hábitos e evitar danos permanentes aos seus olhos.
Indiretos: os membros do clube que tiveram sua campanha divulgada.
Resumo do Projeto
O projeto consistiu na realização de uma semana de conscientização, que buscava apontar doenças e outras informações do mundo da oftalmologia. Conscientizando os seguidores do Instagram do Clube a cuidar de seus olhos.
Resultados
Recebemos uma boa aceitação nas redes, e pudemos levar essas informações à diversas pessoas.
Descrição
Na reunião do dia cinco de março de dois mil e vinte e um foi iniciada a discussão a respeito do projeto de conscientização. Após um incidente com o irmão de uma associada (onde foi necessária uma cirurgia de emergência) foi vista a necessidade de divulgar sintomas de doenças oftalmológicas, além de hábitos bons e ruins relacionados à visão. Para isso foi elaborada a Semana de Conscientização. A presidente Maria Clara contactou no dia nove de março uma oftalmologista em busca das informações para a publicação, também convidou os outros associados (e principalmente a diretoria) a fazer suas pesquisas, e a entrar em contato com outros oftalmologistas. Cláudia Maestri (oftalmologista) passou as informações necessárias ao clube. Especializada em oftalmologia infantil, ela também apresentou dados relacionados a adultos. A diretora de imagem pública Ana Luiza foi selecionada a fazer as artes das postagens. No grupo da diretoria foi montado um cronograma para as publicações (no primeiro dia seria feito o anúncio da semana de conscientização, no segundo dia seriam apresentadas as consequências do uso excessivo de eletrônicos, ao terceiro dia: hábitos ruins relacionados aos olhos, ao quarto: recomendações e cuidados com os olhos, no quinto dia foi escolhida a temática: sintomas de doenças oftalmológicas comuns, no sexto: história e curiosidades da oftalmologia e no último dia foi definida a publicação com temática de empatia. A primeira publicação foi divulgada no dia quinze de março, apresentando e convidando a todos os seguidores a participar da semana, mostrando também a importância dela a todos. Ao segundo dia a postagem com tema “eletrônicos em excesso e suas consequências” apresentou o efeito do uso exagerado dos eletrônicos, efeitos esses como: ansiedade, sono agitado, insônia, dificuldade de memorização e alterações de comportamento, também apresentando a razão científica de tais implicações. No terceiro dia, foram apresentados os costumes ruins com os olhos, são eles: ficar a menos de quarenta centímetros do aparelho eletrônico, não fazer acompanhamento frequente com oftalmologista e coçar os olhos, a razão de esses hábitos serem ruins foi mostrada na imagem. No quarto dia, com a temática: “recomendações e cuidados com os olhos” foi mostrado que comportamentos ideais são: desligar os aparelhos eletrônicos duas horas antes de dormir, manter uma alimentação balanceada e beber líquidos, crianças menores de 10 anos devem ficar uma hora em aparelhos eletrõnicos no máximo, não seguir essa recomendação pode causar até dor de cabeça, miopia e náuseas. “Sintomas de doenças oftalmológicas comuns” foi o assunto do quinto dia, as doenças abordadas foram: Catarata, conjuntivite, glaucoma, descolamento de retina e erros de refração (esses dados foram retirados de sites especializados em oftalmologia). Ao sexto dia foi mostrada um pouco da história da oftalmologia e algumas curiosidades. Ao final da campanha, no sétimo dia, na legenda da publicação o clube agradeceu à Claudia Maestri e à todos que acompanharam a campanha, a imagem tinha o nome de associadas que tem a vida afetada por problemas de visão todos os dias, foi reforçada a importância do acompanhamento constante com um oftalmologista, além de mostrar o repúdio do clube a qualquer manifestação de bullying ou preconceito com qualquer portador de deficiência visual. O projeto foi bem recebido pelos seguidores e foi compartilhado pelos associados em suas redes sociais.
Desafios
O desafio inicial foi encontrar um oftalmologista que pudesse nos dar as informações necessárias, também foi desafiadora a procura pelas informações corretas e a divulgação do projeto.
Metas Alcançadas
-Todas as sete postagens foram feitas e divulgadas, durante os sete dias da semana;
-Tivemos bom engajamento na publicação;
-Conseguimos informações concretas e importantes para divulgarmos.
Impactos
Recebemos algumas mensagens agradecendo pela campanha, pais que não conheciam alguns maus costumes e outros dizendo sobre a importância da campanha.