some image

Setembro Amarelo

11/05/2018

Clube
Interact Club de Soledade-Novos Tempos

Endereço
SOLEDADE
RS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Soledade Novos Tempos

Orçamento Necessário
R$ 5,00

Objetivos

A realização do projeto teve como principais objetivos comscientizar o maior número de pessoas da comunidade soledadense quanto ao número preocupante de suicídios pelo mundo, mostrá-las o quanto cada uma delas é importante, fazê-las lembrar dos motivos que as fazem seguir em frente e também mostrar que elas, enquanto estão passando por problemas não estarão sozinhas para enfrentá-los.



Metas

-Atingir o maior número de pessoas da comunidade que estariam presentes no local do projeto;

-Lotar os cartazes com o maior número de post-it que seria colocado pelas pessoas  da comunidade presentes.



Beneficiários

Os beneficiários diretos foram as pessoas abordadas que puderam refletir sobre as coisas boas que elas têm em sua vida e que apesar de suas dificuldades ainda vela a pena seguir em frente. E aqueles que sofrem de depressão, que estão passando por problemas, que já pensaram ou tentaram suicídio ou que já presenciou algum caso desses próximos a si, são os beneficiários indiretos que com a conscientização da população atingida sobre o assunto, irão ser vistos com outros olhos e receberão a ajuda necessária para superarem suas dificuldades.



Descrição

Importância
Tendo em vista que no mês de setembro há o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e que trabalhar com tal assunto é de extrema importância, o Interact Club de Soledade Novos Tempos resolveu realizar esse projeto. 

Desenvolvimento
Na reunião do dia 25/08/2017 durante o protocolo é lido as datas comemorativas referentes ao mês de Setembro e dentre elas destacam o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio para ser realizado um projeto. Durante a mesma semana, a Diretora de Imagem Pública Ana Carolina Stangler, uma das associadas designadas para realizar o planejamento escrito do projeto, busca ideias a partir do que os outros clubes já haviam realizados sobre esse mesmo tema. Então envia para a diretoria do clube pelo grupo do Whatsapp algumas ideias para que eles dessem opiniões de qual seria a melhor forma de realizar esse projeto. Na reunião do dia 10/09/2017 é discutido o que de fato seria feito, então fica decidido ir da Praça Central da cidade até o Parque Centenário Rui Ortiz levando cartazes com frases motivacionais e informações sobre o assunto, além de que seri realizado um "Free Hugs".  Essa teria sido a primeira ideia planejada tendo como data para a realização o sábado dia 16/10/2017. Porém, devido ao mau tempo que se encontrava, foi decidido realizar o projeto na outra semana no dia 20/10/2017, visto que seria feriado e que ocorreria o tradicional desfile de 20 de Setembro no centro da cidade, o que reuniria uma grande parte da população  que prestigiariam o desfile.    Para a elaboração final do projeto a Diretora de Imagem Pública Ana Carolina e a 1° Secretária Lina Monther Baituni ficam sendo as responsáveis. então para uma melhor organização, elas montam um plano de acção o qual continham os seguintes pontos: -Atividade: mobilização ma Praça Central da cidade, utilizando cartazes com frases em relação ao suicídio e entrega de balas e mensagens de apoio e motivação a vida ; -Responsável: Ana Carolina Santgler como mediadora da ideia e todo o clube no auxiílio da realização; -Local: Praça Central; -Prazo: Quarta-feira dia 20/09/2017; feitio dos cartazes no início da tarde e inicío do projeto logo após; -Proceidmento: Ver com o tesoureiro a quantia que poderia ser gasta para a compra das cartolinas, impressão das mensagens e compra das balas. Pesquisar o local mais barato para efetuar essas compras, pedir aos associados que levassem o que tivessem de canetas e outros materiais disponíveis que poderia vir a ser útil. Ver a disponibilidade dos associados de comparecerem mais cedo para confeccionarem os cartazes. Ir até a praça realizar o projeto vestindo alguma peça de roupa amarela ou estar com alguma fita amarela consigo. Logo, no dia 20/09/2017 realiza-se o projeto. No início da tarde, por volta das duas horas, na residência de uma interactiana que mora próximo ao local que seria realizado o projeto, os associados se reúnem para confeccionar os cartazes que haviam sido comprados no dia anterior por uma das associadas e a mesma emprestou as canetas que continha para a confecção deles. Dois dos cartazes foram deixados sem escrita para que fossem destinados a colar os post-it, que seriam dados as pessoas para que elas escrevessem omotivos que as fazem seguir em frente.  Também foram grampeadas uma bala em cada mensagem as quais teriam sido impressas no dia anterior por outra associada. A mesma levou fitas amarelas para o restante dos associados, feitas de tnt que ela continha em sua casa, para que els prendessem em seus pins e consequentemente em suas roupas. Após tudo feito, eles se dirigiram até a praça e então se dividiram em dois grupos e  dirigiram-se as pessoas que estavam no local, abordando-as e pedindo que escrevessem os motivos que as fazem seguir em frente e logo após entregava-se a mensagem com a bala.  

Desenvolvimento

Na reunião do dia 25/08/2017 durante o protocolo é lido as datas comemorativas referentes ao mês de Setembro e dentre elas destacam o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio para ser realizado um projeto.

Durante a mesma semana, a Diretora de Imagem Pública Ana Carolina Stangler, uma das associadas designadas para realizar o planejamento escrito do projeto, busca ideias a partir do que os outros clubes já haviam realizados sobre esse mesmo tema. Então envia para a diretoria do clube pelo grupo do Whatsapp algumas ideias para que eles dessem opiniões de qual seria a melhor forma de realizar esse projeto.

Na reunião do dia 10/09/2017 é discutido o que de fato seria feito, então fica decidido ir da Praça Central da cidade até o Parque Centenário Rui Ortiz levando cartazes com frases motivacionais e informações sobre o assunto, além de que seri realizado um "Free Hugs".  Essa teria sido a primeira ideia planejada tendo como data para a realização o sábado dia 16/10/2017. Porém, devido ao mau tempo que se encontrava, foi decidido realizar o projeto na outra semana no dia 20/10/2017, visto que seria feriado e que ocorreria o tradicional desfile de 20 de Setembro no centro da cidade, o que reuniria uma grande parte da população  que prestigiariam o desfile. 

 

Para a elaboração final do projeto a Diretora de Imagem Pública Ana Carolina e a 1° Secretária Lina Monther Baituni ficam sendo as responsáveis. então para uma melhor organização, elas montam um plano de acção o qual continham os seguintes pontos:

-Atividade: mobilização ma Praça Central da cidade, utilizando cartazes com frases em relação ao suicídio e entrega de balas e mensagens de apoio e motivação a vida ;

-Responsável: Ana Carolina Santgler como mediadora da ideia e todo o clube no auxiílio da realização;

-Local: Praça Central;

-Prazo: Quarta-feira dia 20/09/2017; feitio dos cartazes no início da tarde e inicío do projeto logo após;

-Proceidmento: Ver com o tesoureiro a quantia que poderia ser gasta para a compra das cartolinas, impressão das mensagens e compra das balas. Pesquisar o local mais barato para efetuar essas compras, pedir aos associados que levassem o que tivessem de canetas e outros materiais disponíveis que poderia vir a ser útil. Ver a disponibilidade dos associados de comparecerem mais cedo para confeccionarem os cartazes. Ir até a praça realizar o projeto vestindo alguma peça de roupa amarela ou estar com alguma fita amarela consigo.

Logo, no dia 20/09/2017 realiza-se o projeto. No início da tarde, por volta das duas horas, na residência de uma interactiana que mora próximo ao local que seria realizado o projeto, os associados se reúnem para confeccionar os cartazes que haviam sido comprados no dia anterior por uma das associadas e a mesma emprestou as canetas que continha para a confecção deles. Dois dos cartazes foram deixados sem escrita para que fossem destinados a colar os post-it, que seriam dados as pessoas para que elas escrevessem omotivos que as fazem seguir em frente.  Também foram grampeadas uma bala em cada mensagem as quais teriam sido impressas no dia anterior por outra associada. A mesma levou fitas amarelas para o restante dos associados, feitas de tnt que ela continha em sua casa, para que els prendessem em seus pins e consequentemente em suas roupas. Após tudo feito, eles se dirigiram até a praça e então se dividiram em dois grupos e  dirigiram-se as pessoas que estavam no local, abordando-as e pedindo que escrevessem os motivos que as fazem seguir em frente e logo após entregava-se a mensagem com a bala.

 



Metas Alcançadas

-Atingir o maior número de pessoas da comunidade que estari

-Lotar os cartazes com o maior número de post-it que seria colocado pelas pessoas  da comunidade presentes.am presentes no local do projeto;



Impactos

A curto prazo pode-se citar a reflexão que foi proposta pelas pessoas abordadas em relação aquilo que as faz seguir em frente e a longo prazo pode-se colocar que com a conscientização em relação a depressão e uma das consequências dela como sendo o suicídio, pode fazer com que mais pessoas se disponham a ajudar e a olhar com outros olhos aquelas pessoas que passam por isso, fazendo com que o número de suicídios caia.



Outros Projetos