Interact Club de Malacacheta
Endereço
Malacacheta
MG
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Malacacheta
Orçamento Necessário
R$ 46,00
Objetivos
OBJETIVOS
1- Arrecadar doações de alimentos e materiais de limpeza para o asilo Casa da Amizade.
2- Fazer com que os interactianos percam a timidez ao falar em público.
3- Ajudar empresas com divulgações nas redes sociais do clube.
4- Aumentar o engajamento em nossas redes sociais.
5- Incentivar as pessoas a ajudarem os mais necessitados.
6- Fazer com que o interact estabeleça uma relação boa com os estabelecimentos
7- Desenvolver novas amizades entre os interactianos.
8- Apresentar aos convidados como é a realização de um projeto presencial.
9- Desenvolver vínculos entre os convidados e o os associados do clube.
10- Mostrar ao público que mesmo durante a pandemia o interact ainda estava fazendo projetos para ajudar a comunidade.
11- Conseguir pelo menos 80% da participação dos membros do clube.
12- Fazer com que o público podesse ter um vínculo maior com o interact e seus objetivos.
Metas
1. conseguir ficar nos estabelecimentos arrecadando alimentos por pelo menos 7 dias.
2. arrecadar no mínimo 100kg de alimentos.
3. ter um crescimento em nossas redes sociais.
4. arrecadar alimentos, produtos de limpeza e higiene.
5. ter uma boa recepção do público.
6. conseguir divulgar todas as empresas que precisávamos divulgar.
7. divulgar o projeto na rádio da cidade.
8. mostrar para o público que mesmo durante a pandemia o Interact ainda estava ativo dentro da comunidade.
9. ter uma participação de pelo menos 80% do clube em alguma parte do projeto.
10. aproximar os associados (principalmente os que ainda eram convidados) através do projeto.
11. fazer com que os associados que nunca tinham ido em um projeto presencial perdessem um pouco da timidez para falar com o público.
Razão do Projeto
A razão do projeto foi por o asilo Casa da Amizade estar passando por muitas dificuldades durante essse período de pandemia e precisando de ajuda. Enrão o Interact de Malacacheta desenvolveu esse projeto para suprir algumas necessidades do asilo por um tempo. Além de promover a imagem do interact a mais pessoas e fazer com que apreciem o trabalho desenvolvido por ele. Também crias memórias, experiências nos associados do clube e fazer com que permaneçam abrindo oportunidades.
Beneficiários
Beneficiários:
Idosos do Asilo Casa da Amizade: Receberam a doação de alimentos, matérias de limpeza e higiene pessoal que estavam em falta no asilo.
Interactianos: Participantes que tiveram contato com as pessoas para que colaboracem na causa do projeto.
Mídias Sociais: Foram feitas as publicações do projeto: Divulgação, como ocorreu e o desfecho do projeto.
Supermercados: Se beneficiaram por vincularem a imagem de seu comércio/estabelecimento ao projeto social.
Empresários locais: Realizaram doações para o projeto como forma de divulgar seu comércio e colocá-lo como apoiador do projeto.
Rotary de Malacacheta: Deram, do início ao fim, o suporte necessário para a realização do projeto.
Resumo do Projeto
O Uma Mão Lava a Outra se resume a uma troca entre empresários de malacacheta e o interact de malacacheta com o intuito de conseguir intens básicos para a sustentação do asilo Casa da Amizade. Já que durante esse período de pandemia eles estão necessitando de ajuda extra para com os matimentos, então o interact decidi ajudar eles a se estabilizarem. E essa troca, basicamente, é em que o interact divulgará o produto/empresas dos empresários e, como pagamento, eles doaram um quilo de alimento não precível ou materiais de limpeza que sarão direcionados para o asilo.
Resultados
1. conseguimos arrecadar 6 vezes a quantidade de alimentos/produtos esperada.
2. divulgamos mais de 15 empresas/comércios diferentes.
3. nosso Instagram teve um crescimento.
4. o público nos recebeu bem e nos elogiou bastante pela iniciativa.
5. conseguimos unir mais o clube.
6. o projeto ajudou muito os associados que ainda eram tímidos para falar com as pessoas.
7. o público conheceu ainda mais o nosso trabalho.
8. conseguimos, além de beneficiar o asilo Casa da Amizade, montar 12 cestas básicas para doarmos para famílias carentes.
9. nos aproximamos do nosso Rotary Club padrinho.
10. conseguimos criar melhores vínculos de amizade entre associados e convidados.
Descrição
Em uma conversa no grupo de WhatsApp do Interact de Malacacheta, no dia 06 de julho de 2020, o Diretor de Projetos Arthur Augusto sugeriu uma ideia de projeto para ajudar os comerciantes locais no período da pandemia que estavam em uma situação complicada em suas vendas ao público. A ideia consistia em divulgar a empresa ou trabalho dos empresários malacachetenses nas redes sociais do Interact de Malacacheta, com o intuito de aumentar a visibilidade da loja e atrair possíveis novos fregueses. Após Arthur ter dado a ideia de projeto, ocorreu uma discursão no grupo e todos acharam a ideia muito legal, mas teve a dúvida se seria considerado um projeto ou não. Arthur mandou mensagem para a DDP e sugeriu pedir algo em troca das empresas. No grupo veio a ideia de pedirmos alimentos e materiais de empresa para doar para os asilos de malacacheta. Depois de uma conversa no grupo, decidimos que seria o asilo Casa da Amizade, devido ao fato de que ele estaria necessitando muito mais da ajuda do projeto.
Na reunião ordinária do Interact de Malacacheta, uma das pautas foi o projeto para dar início a discursão de como realizaríamos o projeto e decidir um nome para ele. Arthur sugeriu o nome “Uma Mão Lava a Outra”, porque ajudaríamos os comerciantes e eles nos ajudariam também. Todos concordam com a sugestão. Em seguida, ocorreu a discursão do projeto sobre a realização dele que seria: deixar carrinhos de supermercado em alguns supermercados de malacacheta para que o empresário deixe seu alimento e, além disso, algumas pessoas doarem por vontade própria. Como o assunto já se estendia muito, deixamos para a próxima reunião.
Na reunião seguinte, voltou-se ao assunto do projeto e discutimos a questão dos carrinhos nos supermercados sem representantes para explicar o intuito do projeto e etc., já que por experiências anteriores não daria certo sem uma pessoa para representar o projeto. Além disso, assim não saberíamos se a pessoa entregou ou não o mantimento e as pessoas que passarem por lá não teriam o “interesse” de doar porque não teria conhecimento do projeto. Então foi sugerido, que ficássemos na porta dos estabelecimentos em poucas pessoas para evitar aglomeração e seguir devidamente as normas sanitárias.
No grupo de WhatsApp, conversamos mais sobre o projeto e o que necessitava de discutir ainda. Em quais supermercados ficar? A gente entrará em contato com a empresa ou ela com a gente? Postaríamos a divulgação nos stories ou feed? Como higienizar as arrecadações? Quem pode participar? Quem poderá nos acompanhar? Como e onde guardaremos? E muitas outras questões.
Ao longo das reuniões do clube ficamos de decidir as coisas pendentes que ainda não tinham sido solucionadas e as que surgiriam. Decidimos ficar em três supermercados distribuídos pela cidade, Xereta, Cardoso, Tó Carvalho. Decidimos que se fossemos em buscas das empresas seria melhor porque teria mais chance de adquirirmos mais empresas ao projeto. Decidimos que as divulgações seria nos stories, porém seria legal criarmos u destaque específico para o projeto. As higienizações seriam feitas ao serem entregues no carrinho de coleta, com álcool em gel 70% e ao serem empacotadas. Decidimos que faríamos um cronograma com quem poderia participar e local de participação ao longo do projeto. Quem poderia nos acompanhar ficou decidido que faríamos uma reunião em conjunto com o Rotary de Malacacheta para explicarmos o projeto e pedir a ajuda necessária para a sua realização. Os locais de armazenamentos foram decididos que seriam a casa do Presidente do Rotary, Luiz Alberto, mas caso não conseguíssemos um meio de transporte para levar até lá, deixaríamos nas casas dos interactianos mais próximas do estabelecimento. Decidimos também que seria feito pelo turno matutino e vespertino. Ainda não tínhamos decidido os dias que seriam feitos o projeto Uma Mão Lava a Outra, porque teríamos que ver a situação da pandemia em nosso município e os dias estratégicos, por exemplo, os dias de pagamento dos trabalhadores.
Na reunião que ocorreu juntamente com o Rotary, a presidente Maria Eduarda convidou o Diretor de Projetos para explicar todo o projeto para os rotarianos. Ele explicou todos os pontos importantes do projeto para os presentes na reunião. Os rotarianos amaram a ideia que disseram ser muito pertinente e inovadora e sugeriram algumas coisas para a realização do projeto, como os dias de recebimento do salário, sugeriu a divulgação pela rádio que foi meramente adotada e alguns se disponibilizaram a ficar com a gente nos dias. Além disso, o presidente do Rotary doou algumas luvas cirúrgicas para utilizarmos no projeto como proteção.
A situação da covid-19 no município se agravou um pouco e resolvemos atrasar a realização do projeto em algumas semanas, mas continuamos a decidir algumas coisas.
Após algumas semanas, a situação da pandemia se flexibilizou e resolvemos voltar com a realização dele. Depois de muito planejamento, ficou decidido que faríamos o projeto durante uma semana, porém obteve alguns obstáculos como a disponibilidade de acompanhantes. Então, repensou e decidiu-se que seria feito em três dias, são eles 22/10, 23/10, 24/10. E após a decisão, chegou a hora de organizar os associados nos locais. Só que deu muito trabalho, porque a disponibilidade de um não batia com os horários de realização, sem contar com o zoneamento, porque se um interactiano ficasse no estabelecimento muito longe da sua casa seria muito ruim.
Depois de algumas relocações deu certo e também deu certo todos os acompanhantes, porque eles também foram um obstáculo pelo mesmo motivo dos interactianos.
Assim que foi resolvido, foi marcado um horário na rádio de Malacacheta para divulgarmos o projeto, incentivar as pessoas a contribuírem com o projeto, divulgar o que é e o trabalho desenvolvido pelos Interact Clubs.
Durante isso, a comissão de imagem pública produziu a arte explicando todo o projeto e tirando algumas possíveis dúvidas dos seguidores.
Após tudo decidido, entramos em contato com as empresas locais por mensagem explicando o projeto Uma Mão Lava a Outra e seu objetivo. A grande maioria das empresas toparam fazer parte do projeto e pedimos que nos enviasse as informações que elas queriam divulgar, por exemplo, endereço, contato, redes sociais, etc.
Alguns dias que antecederam o projeto, foi pedido no grupo que alguns interactianos que não pudessem participar ficando nos estabelecimentos fizessem cartazes explicativos sobre o projeto e se tivessem álcool para higienizar as doações e flanelas doassem para o projeto. E quem eles doaram o álcool e a flanela e fizeram os cartazes. Como já havíamos recebidos algumas luvas do Luiz Alberto e não dava para todo mundo, precisamos comprar dois pacotes de luvas que custaram R$46. Também foi feito uma reunião para ensinar os interactianos a introduzir o projeto para as pessoas.
No dia 22/10/2020, ocorreu o primeiro dia do Uma Mão Lava a Outra. De acordo com o cronograma uma equipe com o acompanhante foi para o supermercado que estava escalada e ficaram até às 11h desse dia. Enquanto isso, a comissão de imagem pública fazia as divulgações das empresas que estraram em contato. Na parte da tarde, outras duas equipes foram para os outros estabelecimentos e ficaram até às 16h. Após o final do primeiro dia o Presidente do Rotary foi recolher todas as arrecadações e levar para estocar em sua casa.
No dia 23/10/2020, ocorreu o segundo dia do Uma Mão Lava a Outra. De acordo com o cronograma duas equipes com os seus acompanhantes foram para os supermercados que estavam escaladas e ficaram até às 11h desse dia. Enquanto isso, a comissão de imagem pública fazia as divulgações das empresas que estraram em contato. Na parte da tarde, outra equipe foi para o estabelecimento em que estava escalada e ficou até às 16h. Após o final do primeiro dia o Presidente do Rotary foi recolher todas as arrecadações e levar para estocar em sua casa.
No dia 24/10/2020, ocorreu o terceiro dia do projeto “Uma Mão Lava a Outra”. De acordo com o cronograma estabelecido, duas equipes de interactanos juntamente com os acompanhantes, ficaram responsáveis em ficar no Xereta Supermercados e também no Supermercado Cardoso, em diferentes turnos. Nesses dois turnos houve bastante trabalho. Os interactanos abordavam pessoas e explicavam o conceito do projeto, e se a pessoa pudesse doar algum alimento ou material de limpeza, seria muito bem-vindo. Após o término do projeto nesse dia, os itens recolhidos no projeto foram levados para a casa do Luiz Alberto.
Durante os dias ficados nos supermercados, foram feitas duas cestas básicas e doadas a duas pessoas que necessitavam delas.
Na casa do Luiz Alberto, houve o empacotamento de todos os alimentos e materiais de limpeza, por especificação, e contabilização de cada item recebido. As arrecadações totalizaram mais de meia tonelada, ao todo, completou 630,940kg. Elas foram deixadas alguns dias para que caso tivesse a contaminação do vírus ele “morreria” e deixando tudo pronto para a entrega ao asilo.
Como ultrapassou nossa meta em seis vezes, ficou decidido que montaríamos algumas cestas para doar a famílias carentes. Montamos, ao total, 20 cestas básicas.
Após isso, foi marcado um novo dia de retorno à rádio, para informar o rendimento do projeto e agradecer à população pelas arrecadações e às empresas que toparem participar. E foi feito os agradecimentos às 29 empresas participantes do projeto e passagem das informações do projeto no retorno à rádio. Onde ocorreu o agradecimento de cada empresa que topou e a população que doou e, por último, prestação de contas. Também foi postado nas redes sociais do clube.
A entrega dos itens arrecadados no projeto ocorreu no dia 09/11/2020, porque antes disso estava acontecendo a SMI 2020 e o nosso foco estava voltada para ela. A entrega ao asilo Casa da Amizade aconteceu com o Presidente do Rotary Clube de Malacacheta, a Presidente do Interact Club de Malacacheta, o Diretor de Projetos e mais dois associados do clube. No local, o presidente do Rotary falou algumas coisas e entregou as doações ao dirigente do asilo.
As cestas básicas que restaram foram doadas para algumas famílias que o Rotary tinha conhecimento que necessitavam. A última cesta básica foi entregue no dia 21/02/2021.
Após a última cesta ser entregue a gente se reuniu para celebrar o fim do projeto e rir de algumas coisas que aconteceram durante o projeto, analisar o que foi bom e o que não foi e, por fim, finalizá-lo.
Desafios
1. montar cronogramas que se encaixassem na rotina dos interactianos e rotarianos.
2. as chuvas nos dias marcados.
3. risco de contaminação durante o projeto.
4. dificuldade para achar um acompanhante nos dias dos projetos.
5. dificuldade para achar transporte para levarmos os alimentos até o local onde eles ficariam até a entrega.