Interact Club de Leopoldina
Endereço
Leopoldina
MG
Brasil
Objetivos
O objetivo do projeto foi fazer com que os associados do Interact de Leopoldina tivessem essa experiência de um concurso de oratória com jurados experientes no assunto para que eles se desenvolvessem e, quem sabe, no futuro representem o Interact de Leopoldina em um concurso distrital ou até nacional.
Metas
As metas eram que a maior parte do clube participasse do projeto e no final houvesse um vencedor.
Razão do Projeto
Sendo a oratória um dos importantes pontos que mais se desenvolvem durante a participação no Interact, nesse período de pandemia, o Interact de Leopoldina realizou o projeto para que isso não se perdesse e para que os associados tivessem essa experiência de discorrer sobre um tema na frente de jurados experientes.
Beneficiários
Os beneficiários foram os associados que participaram do projeto, já que desenvolveram a sua oratória de acordo com as dicas dos jurados e se familiarizaram com a experiência de um concurso de oratória real.
Resumo do Projeto
Com o objetivo de aprimorarmos a oratória e a autoconfiança de nossos associados, chamamos algumas pessoas importantes na família rotária para serem os jurados e organizamos um olimpíada interna online de oratória para descobrirmos o potencial de cada um.
Resultados
Apenas um associado não conseguiu ir ao projeto e apesar de nem todos falarem na final, todos ficaram pra ver os finalistas e aceitaram receber dicas da jurada Katia, fazendo assim com que todos aprendessem algo diante de suas falas.
Descrição
Com a ideia do concurso dada pelo presidente Thiago Campos e aprovada por todos os associados presentes, o conselheiro do clube Edson Gavioli se ofereceu para ajudar com toda a burocracia e estilo de um real concurso de oratória, já que, por seus anos de experiência com a família rotária, sabia muito mais dos detalhes que os associados do Interact de Leopoldina. A ideia inicial era que o concurso seria divido em 3 etapas, cada uma com um tema; sendo a primeira de escolha do associado e as outras duas seriam faladas no dia para os participantes improvisarem em suas falas. Yuri Barros, que já ganhou em segundo lugar no concurso nacional de oratória, conhecia nosso clube por ter participado antes em uma oficina interna e por isso foi o jurado mais fácil de se contactar. Os outros jurados sugeridos eram Leo Ames, já que também tem muita experiência nessa área e já ter lançado livros sobre, e Kátia Kaline, que também participou de diversos campeonatos e seria uma grande ajuda para os associados iniciantes no assunto. Todos eles ficaram muito felizes em participar e tiveram disponibilidade na data combinada posteriormente com os associados (22/05). Com a data e jurados resolvidos, o presidente informou durante as reuniões que se passaram até o dia como seria o concurso e aconselhando para que todos se preparassem pois seria um experiência boa e importante para todos. Com tudo resolvido com o conselheiro e os jurados, a DIP Maria Luiza Souza se encarregou de fazer um arquivo PDF com todas as informações necessárias para os participantes, como data, hora, plataforma que seria usada, dicas, regras e todos os detalhes necessários. No dia resolvido, às 16:30, todos se reuniram pelo zoom e falaram sobre os temas escolhidos. O DP Rafael Rocha, o vice presidente Bernardo Brandão e a associada Julia Santos infelizmente não puderam falar após a primeira fase por motivos pessoais, fazendo assim com que o concurso tivesse apenas mais uma fase após a classificatória, na qual passaram o presidente Thiago Campos e as associadas Bianca Martins e Gabriela Diana. Após a avaliação dos jurados e com tudo resolvido, foi divulgado que o vencedor oficial do primeiro concurso interno de oratória foi o presidente Thiago Campos, que, como prêmio, recebeu uma camisa do interact comprada da loja Paulinho Brindes com o dinheiro do caixa do clube.
Desafios
Não houveram desafios durante o projeto.
Metas Alcançadas
Apenas um associado não conseguiu ir ao projeto e a maioria ficou até o final para receber dicas e ver os finalistas falando.
Impactos
O projeto impactou o Interact de Leopoldina já que preparou, de certo modo, os associados para futuras experiências parecidas.