some image

Intercâmbio cultural: Etiópia e Brasil em foco

23/05/2021

Clube
Interact Club de Santa Maria-Dores

Endereço
Santa Maeria
RS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Santa Maria Dores

Objetivos

O objetivo se baseou em debater sobre a paz e resolução de conflitos,  devido ao clube da Etiópia (Club of Glory School Addis Ababa) estar localizado em território constante divergência política - utilizando do Zoom Meetings para promover essa interação, além de, promover aos associados do Interact Club de Santa Maria Dores e visitantes de outras cidades do Distrito 4660, a oportunidade de realizar um intercâmbio cultural. 



Metas
  • Contatar o clube da Etiópia.
  • Agendar a reunião;
  • Promover laços entre clubes de diferentes países.
  • Trazer interação com língua inglesa (idioma no qual transcorreu a videoconferência).
  • Desenvolvimento do tema “Paz e Resolução de Conflitos''


Razão do Projeto

A necessidade do projeto surgiu a partir do tema do mês rotário ”Paz e Resolução de Conflitos”.



Beneficiários

O Interact Club de Santa Maria Dores e o Interact Club Club School of Glory Addis Ababa foram beneficiados diretamente, experienciando uma rica conversa com o tema "Paz e Resoulução de Conflitos", além de poderem ter o contato com uma cultura totalmente diferente das suas.



Resumo do Projeto

Buscando realizar um projeto com a temática do mês rotário "Paz e Resolução de Conflitos", o Interact Club de Santa Maria Dores decidiu entrar em contato com clubes que tivessem interesse em realizar uma reunião conjunta para debater sobre o referido tema. Após ter entrado em contato através da rede social Instagram com o distrito 9212, o clube recebeu via mensagem direta no aplicativo, uma mensagem advinda do Interact Club School of Glory Addis Ababa, na Etiópia, que se interessou pelo projeto. A partir desta data, os clubes mantiveram o contato, conversando e marcando reuniões para a organização do projeto. A reunião ocorreu através da plataforma Zoom Meetings, foi realizada no dia 07 (sete) de março às 11:00 (onze) horas, a fim de desenvolver o tema “Paz e Resolução de Conflitos” de ambos os países.



Resultados

Resultados Quantitativos:  dezessete pessoas compareceram à chamada de videoconferência, com duração de cerca de uma hora e meia.

Resultados Qualitativos: conscientização dos interactianos brasileiros a respeito da realidade de seus correspondentes do continente africano e uma forte ligação fraterna entre os clubes, possivelmente acarretando em novos projetos no futuro.



Descrição

O  início do projeto deu-se  no dia 23/02/2021, sendo sugerida sua realização e em seguida, fez-se o primeiro contato, no qual foi explicado melhor sobre a ideia do projeto e pôde-se acordar as datas mais adequadas para a realização, visto que os clubes se localizam em fusos horários diferentes.

No dia 3 de março realizou-se uma reunião para acordar os termos da participação de ambos os clubes, de maneira harmoniosa e cativante aos membros, onde constou a presença dos representantes do clube da Etiópia, e dois membros da Avenida de Internacionais (Andressa Juliani e Eduardo Dalla Corte), também contando com a presença da presidente Cecília Desconzi.

 Os  clubes divulgaram, por meio do uso da rede social Instagram (Instagram.com), postagens contendo informações relativas à data, horário e plataforma a ser utilizada para o evento. Na data do evento, fez-se necessária a presença de uma tradutora (Amanda Beltrame, segunda secretária do Interact) que efetuou a mediação entre a língua portuguesa e a língua inglesa.  A videoconferência teve duração aproximada de 1h30min (uma hora e trinta minutos), durante esse tempo os participantes puderam efetuar troca de experiências e pontos de vistas, de maneira a enriquecer seu repertório e ampliar os conhecimentos - em vista da interação intercultural - utilizando do tema “Paz e Resolução de Conflitos” e devido às discussões, o clube criou um grupo no Telegram com o Interact Club School of Glory Addis Ababa a fim de nos integrarmos e debatermos futuros projetos .



Desafios

Em relação às maiores dificuldades encontradas, pode-se citar o fuso horário e o idioma. Tendo em vista que os clubes apresentam seis horas de diferença. 

Outra dificuldade encontrada foi a diferença linguística, resultando na necessidade da presença de um tradutor (Amanda Beltrame) falante de inglês.



Impactos

Foi uma experiência enriquecedora aos participantes, obtendo contato com culturas diferentes e novas visões sobre os temas abordados durante a conversa com o Interact Club Club School of Glory Addis Ababa (“Clube da Escola da Glória Adis Ababa” em tradução livre).



Outros Projetos