Interact Club de Santa Maria-Dores
Clube Patrocinador
Rotary Club de Santa Maria Dores
Orçamento Necessário
R$ 4.675,00
Objetivos
- Objetivo geral: arrecadar fundos para contribuir com a campanha “End Polio Now” do Rotary International.
- Objetivos específicos: compra dos produtos para a produção das pizzas, divulgação do projeto nas mídias do clube a fim de conseguir clientes, produção e venda das pizzas caseiras e doação do lucro para o fundo Pólio Plus.
Metas
- Vender 120 pizzas (com estimativa de 4 por associado);
- Integrar os companheiros do clube a partir da produção de pizzas em conjunto;
- Arrecadar um lucro de no mínimo R$840,00 (visto que, a ideia era vender 120 pizzas recebendo 7 reais de lucro por cada uma).
Razão do Projeto
O projeto, que aconteceu pela primeira vez durante a gestão 2018-19, já contribui com a doação de mais de 2 mil reais para o fundo do Rotary de distribuição no projeto Pólio Plus. Tendo isso em mente, o Interact Club de Santa Maria Dores decidiu realizar o projeto com o intuito de continuar contribuindo com a causa, tendo em vista que todo o valor do caixa do clube até então já havia uma destinação planejada, impossibilitando, assim, de efetuar a doação.
Beneficiários
- Beneficiários diretos: indivíduos que terão suas vacinas da poliomielite financiadas pelo dinheiro arrecadado no projeto.
- Beneficiários indiretos: consumidores das pizzas.
Resumo do Projeto
O projeto Pizzaract trata-se da comercialização de pizzas caseiras preparadas por interactianos a preço popular. Foi criado para aumentar o caixa do clube e a fim de contribuir, posteriormente, com a campanha da erradicação
da poliomielite do Rotary. Todo o processo se deu respeitando as limitações impostas pela pandemia, desde a elaboração até à entrega, com o distanciamento e a higiene.
Resultados
o projeto obteve ótimos resultados gerais devido, principalmente, ao empenho de 22 associados e convidados que se disponibilizaram a auxiliar na produção das pizzas.
- Resultados quantitativos: venda de 187 pizzas no valor de 25 reais cada, arrecadando um valor total de R$4.675,00, sendo o lucro total de R$2.904,88.
- Resultados qualitativos: doação do lucro adquirido para o fundo do Rotary International. Além disso, o estímulo aos associados do clube por terem a oportunidade de realizar um projeto presencialmente e conhecerem melhor seus companheiros, mesmo cumprindo com o distanciamento e métodos de cuidados levados.
Descrição
08/02/2021 – Foi realizada uma reunião da Comissão de Finanças, por meio da plataforma Google Meet, e foi dada a ideia de retornar com o projeto “Pizzaract”, visto que o projeto de venda de pizzas congeladas já havia sido um sucesso na gestão 2018-19, e com a finalidade de arrecadar fundos para doar à campanha da poliomielite do Rotary International. Ademais, foi decidido que os membros da comissão eram os responsáveis pela pesquisa dos valores dos componentes de diversos sabores de pizza em diferentes supermercados, os quais envolvem: molho de tomate, queijo muçarela, calabresa, catupiry, peito de frango, orégano, massa de pizza, brócolis, milho, cebola, entre outros. Por fim, foi criada uma tabela para comparação dos preços de cada um dos ingredientes nos mercados Maxxi Atacado, Atacadão e Stok Center, para os associados completarem e analisarem após irem nos estabelecimentos.
13/02/2021- Uma videoconferência foi realizada, por intermédio do aplicativo Google Meet, entre os membros da Comissão de Finanças e com a participação da rotariana Isabella Rubin, em que a companheira demonstra como criar uma tabela com as quantidades e valores de cada ingrediente por pizza, assim, sendo possível calcular o custo de produção de cada pizza. No mesmo dia, após a reunião, foi posto em prática o que foi aprendido e uma planilha é montada.
19/02/2021- Foi feita a arte da enquete para postar nos stories do clube, com o intuito de descobrir quais sabores de pizza os seguidores - e possíveis consumidores - gostam mais. Além disso, é realizada uma pesquisa de preço dos elementos no Supermercado Atacadão.
20/02/2021- Foram postadas as enquetes no story do Instagram do Interact Club de Santa Maria Dores. Outrossim, foi efetuada uma pesquisa de preço dos ingredientes no Supermercado Stok Center.
22/02/2021- Foi feita uma estimativa de vendas, a qual consiste em 105 pizzas. Como os telejornais já haviam anunciado que no dia 27/02/2021 a medida adotada pelo governo do estado entraria em vigor, isto é, o Rio Grande do Sul, em sua totalidade, entraria em bandeira preta, foi decidido adiar o projeto, em detrimento do agravamento da pandemia e visando a segurança de todos os envolvidos.
17/04/2021- Em reunião ordinária, foi decidido utilizar a ocasião para explicar aos associados e convidados sobre diversos projetos, seja os que estão em andamento, seja os que o clube pretende realizar até o fim da gestão 2020-21, sendo um deles o “Pizzaract”, a fim de gerar interesse e esclarecer seu objetivo.
19/05/2021- Foi realizada uma pesquisa de preço dos ingredientes no Supermercado Maxxi e no Stok Center.
22/05/2021- Em reunião ordinária, foi comentado sobre o projeto “Pizzaract”, a fim de atualizar os associados e convidados sobre o preço dos ingredientes, e pedir suas opiniões sobre qual a melhor embalagem para as pizzas congeladas.
23/05/2021- Foi decidido, por intermédio de uma conversa no grupo de WhatsApp da Comissão de Finanças, o preço unitário para comercialização de cada pizza, o qual consiste em 25 reais, e é imposta a meta de venda de 120 pizzas. Além disso, é criada uma nova planilha com a quantidade, em gramas, de cada ingrediente por sabor de pizza, e com o custo de produção de cada pizza.
29/05/2021- Em reunião ordinária, foi comentado sobre o projeto “Pizzaract”, foi explicado ao clube as decisões tomadas pela Comissão de Finanças;
30/05/2021- Foi determinado, em uma conversa no grupo de WhatsApp da Comissão de Finanças, que a entrega ou busca da pizza é combinada diretamente entre o associado que vendeu e seu cliente, além de que não há custo de entrega. Ademais, a arte da publicação de divulgação do “Pizzaract” no Instagram foi feita e postada, abrindo, assim, a venda ao público em geral, sendo a data final de encomendas o dia 03/06/2021.
01/06/2021- Foi criada uma planilha de vendas das pizzas, em que cada interactiano que vendesse uma pizza deveria completar com: a data de venda, a data de entrega, o local de entrega/busca, vendedor, consumidor, telefone do consumidor, quantidade de pizzas vendidas e seus respectivos sabores, valor a pagar, se a pizza já foi paga pelo consumidor e se a pizza já foi entregue. Outrossim, foi estabelecido um grupo de WhatsApp com a presidente, a vice-presidente, o tesoureiro, a vice-tesoureira e a presidente da comissão de finanças para controle dos comprovantes dos pagamentos já efetuados pelos consumidores. Por fim, foi elaborado um Doodle para os companheiros do Interact Club de Santa Maria Dores responderem quais dias e horários tinham disponibilidade para auxiliar na montagem das pizzas.
04/06/2021- A partir do resultado do Doodle, foi organizada uma escala com a data (04/06, 05/06 e/ou 06/06) e o turno que cada associado ou convidado deveria ir, e foi enviada no grupo de WhatsApp do clube. Foram comprados os componentes e massas das pizzas, por duas associadas do clube, juntamente com dois rotaractianos. Ademais, no mesmo dia, após a aquisição dos itens, foram feitas 3 pizzas para teste, com o intuito de avaliar a quantidade exata de recheio de cada pizza.
05/06/2021- No período da manhã, deu-se início à montagem das pizzas na casa cedida por uma associada e, além disso, mais dois ingredientes foram adquiridos e foi elaborada a última pizza para teste. Durante a tarde, foram feitas mais pizzas e as primeiras entregas.
06/06/2021- A produção prosseguiu no decorrer do dia, além de mais entregas.
08/06/2021- Com o sucesso do projeto, as vendas foram reabertas até o dia 17/06/2021 e foi criado um Doodle com as novas datas para os associados e convidados responderem para seguir com a preparação das pizzas, ou seja, terminar a montagem das últimas da primeira remessa e começar a fazer os pedidos da segunda.
09/06/2021- A partir do resultado do Doodle a escala, que incluía os dias 11/06/2021, 12/06/2021 e 18/06/2021, foi montada.
10/06/2021- Foram adquiridas mais massas de pizzas e ingredientes.
11/06/2021- Foram comprados mais alguns componentes que faltavam para as pizzas. A produção prosseguiu, no decorrer do dia, na casa cedida por duas associadas, além de mais entregas. Com a eficiência e agilidade dos associados e convidados, todas as pizzas encomendadas até o dia em questão foram preparadas, não sendo necessário seguir com a produção no dia 12/06/2021.
16/06/2021- A partir do resultado do Doodle a escala, que incluía o dia 18/06/2021, foi montada.
18/06/2021- Foram compradas as massas e componentes dos pedidos feitos entre os dias 12/06 e 17/06. Ademais, foram montadas as últimas pizzas, totalizando 187 pizzas vendidas e feitas.
Desafios
- Levantamento de preços entre os estabelecimentos comerciais, visando o maior lucro disponível, de modo a colaborar com o programa Pólio Plus.
- Armazenar todas as pizzas no congelador ao mesmo tempo, devido a expressiva quantidade produzida, o que acarretou a leva de diversas pizzas por interactianos para suas casas até que parte fosse entregue ou o consumidor fosse buscar, como não havia espaço suficiente nos freezers das duas casa em que foram produzidas.
- Alguns consumidores não especificarem a data de quando iriam buscar ou quando gostariam que as pizzas fossem entregues.
Metas Alcançadas
sim, a meta de vender 120 pizzas foi ultrapassada, sendo o número final 187 pizzas vendidas, e a meta de obter R$840,00 de lucro foi mais do que triplicada, tendo como lucro total R$2.904,88. Ademais, foi uma excelente oportunidade para integrar os associados e convidados, uma vez que 22 companheiros participaram da montagem das pizzas.
Impactos
- A curto prazo, os principais impactos se referem aos compradores que irão saborear as pizzas que o clube produziu, trazendo uma boa experiência gastronômica aos consumidores, além da sensação de ajudar alguém por intermédio do simples ato de comprar uma pizza. Além disso, outro impacto a curto prazo foi o engrandecimento do espírito de união do clube.
- A longo prazo, espera-se poder contemplar com a vacinação e combate da poliomielite nos países até então com a doença em atividade, impactando diretamente na erradicação da mesma.