Interact Club de Santa Maria-Dores
Endereço
Santa Maria
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Santa Maria Dores
Orçamento Necessário
R$ 200,00
Objetivos
Produzir uma revista de educação ambiental para os alunos do sexto ano da rede municipal de ensino de Santa Maria que visa conscientizar a comunidade sobre a importância de criar-se hábitos sustentáveis.
Metas
- Informar a comunidade sobre os riscos de doenças que existe ao deixar o lixo em local indevido;
- Promover o conhecimento através de jogos didáticos e experiências científicas;
- Promover a Educação Ambiental e a marca do Rotary International na comunidade;
- Incentivar a leitura para as criança e adolescentes;
- Conscientizar a comunidade local sobre o descarte correto do lixo.
Razão do Projeto
Em virtude de Santa Maria ser a quinta maior cidade do estado do Rio Grande do Sul, sendo reconhecida pelas suas riquezas culturais, arquitetônicas e religiosas. Porém, é a natureza quem mais chama a atenção de seus visitantes, pois as suas paisagens apresentam biomas como o Pampa e a Mata Atlântica. Localizada no centro do estado, Santa Maria possui no seu solo - e subsolo - uma imensa riqueza, pela qual passam-se aquíferos, arroios, rios e cursos d'água. Muitos desses cursos cortam o nosso município, passando em diversas áreas urbanas.
Observou-se o aumento do número de moradores em áreas próximas a rios, constatou-se um aumento na poluição, e no impacto ambiental provocado pela comunidade. A fim de contribuir com a solução deste problema, o Interact Club de Santa Maria Dores - em parceria com o Rotary Club de Santa Maria Dores, e com o Rotaract Santa Maria Liberdade - criou o livreto “Copinho: Uma Jornada Sustentável”, que tem como objetivo conscientizar as comunidades locais sobre a importância do descarte correto do lixo, da preservação e do cuidado que devem ter com o meio ambiente, para que assim consigam entender como a sustentabilidade contribui com o planeta.
Beneficiários
Os beneficiarios diretos foram as crianças que irão receber os livretos e os membros que participaram da criação dele.
Resumo do Projeto
Acreditando na importância de cuidar da nossa cidade e contribuir para a sustentabilidade do Planeta, o Interact em parceria com o Rotary e Rotaract desenvolveu a produção de uma revista de educação ambiental para alunos da rede municipal de ensino de Santa Maria. Em suas páginas, de maneira interativa e lúdica, são abordados conteúdos que versam sobre sustentabilidade, com ênfase no descarte correto do lixo, na preservação e no cuidado que devemos ter com o meio ambiente, buscando desenvolver hábitos sustentáveis que causem impactos positivos em nossa comunidade.
Resultados
Como resultados quantitativos, o projeto produziu 2000 exemplares da revista, que serão entregues para os alunos do sexto ano da rede municipal de ensino, impactando, pelo menos, 8000 pessoas, considerando que a criança repassou as informações em seu ambiente familiar que é, em média, composto por quatro pessoas. Além disso, foram totalizadas sessenta e sete horas de trabalho pelos companheiros, os quais ajudaram a produzir a revista. Já como resultado qualitativo, podemos ressaltar a grande abrangência do projeto, visto que as revistas foram distribuídas em diversas escolas, localizadas em diferentes localidades da cidade, incluindo áreas do interior.
Descrição
Na terceira semana do mês de fevereiro, o companheiro Reinaldo Guidolin, associado ao Rotaract Club de Santa Maria Liberdade e ao Rotary Club de Santa Maria Dores (nosso Rotary padrinho), contatou a equipe de Comunicação (Imagem Pública) do Rotaract para tornarem-se parceiros de um projeto com o objetivo de produzir uma revista de educação ambiental para crianças da rede municipal. Na mesma semana foi criado um grupo na rede social (WhatsApp) para melhor idealizar, e melhor organizar as ideias que vinham surgindo ao longo das conversas.
Após ser marcada uma primeira reunião presencial, foi definido que a revista giraria em torno de um personagem principal: o Copinho, e ao longo da revistinha é contada a história dele, que mesmo nasceu em épocas de carnaval, e foi deixado em local impróprio, resgatado e ao final da revista é reciclado, recebendo assim outra função. Colocar todas essas ideias no papel foi uma tarefa muito difícil.
A revistinha foi planejada com o intuito de conscientizar as comunidades onde passa o rio Vacacaí-mirim e o arroio Cadena, sobre a importância da preservação ambiental, e do descarte correto do lixo. O projeto “Copinho, Uma Jornada Sustentável”, teve duração de três meses e contou com o auxílio de Rotarianos e Rotaractianos para desenvolvê-lo.
Ao iniciar o desenvolvimento da revista, fez-se necessária a busca de informações em fontes de pesquisa confiáveis e instituições oficiais, como: jornal da cidade “Diário de Santa Maria”; Projeto de Educação Ambiental Infantil - “ensinar a criança no presente, cidadão consciente no futuro”, do Rotary Club de Santa Maria Dores; Plano Municipal de Saneamento Ambiental de Santa Maria - Volume III; Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Santa Maria; Ecycle - sua pegada mais leve. Após as informações serem compiladas, as ideias foram organizadas, buscando apresentá-las de maneira lúdica e objetiva, para que todo e qualquer leitor(a) consiga entender o que é retratado no livreto.
A revista foi montada de forma assíncrona, facilitando a edição, a criação dos conteúdos e o design da mesma. Fazendo, assim, com que todo o material pudesse ser editado a qualquer momento, por qualquer pessoa da Equipe da Imagem Pública dos clubes participantes do projeto; as ilustrações dos jogos, foram de autoria dos envolvidos no projeto, explorando a criatividade de nossa equipe.
A associada Maria Eduarda, foi escolhida como a responsável pelas ilustrações do personagem principal, ela esboçou e deu vida ao “Copinho”, com múltiplos formatos para que a equipe pudesse escolher o que melhor retratasse as ideias a serem transmitidas. A criação e o desenvolvimento do protagonista requereu técnicas de pintura e desenho para o formato digital e durou cerca de três semanas. A decisão da versão final deu-se com a intenção de passar aos leitores uma atmosfera simples, meiga e infantil.
Ademais, o clube também produziu uma matéria para o livreto sobre o que são “Ecobarreiras”, uma vez que está sendo desenvolvido um projeto a respeito do tópico em um arroio da cidade, pelo Interact.
A revista foi apresentada aos membros da família Rotária dos clubes participantes, e logo após foi confeccionada e será distribuída para as crianças e adolescentes, que moram nas proximidades do rio Vacacaí-Mirim e do arroio Cadena, além de contemplar as escolas municipais, precisamente as turmas de Sexto Ano. O Interact contribuirá com o valor de 200.00 reais para a confecção das revistas, sendo impressas 2.000 exemplares.
Desafios
Dentre os desafios encontrados pelos companheiros podemos ressaltar a construção da revista, visto que foi necessário encontrar um meio termo entre conseguir transmitir as informações da maneira mais completa possível com a necessidade de utilizar uma linguagem simples e didática, para a fácil compreensão pelas crianças.
Impactos
Impacto ambiental positivo que deixará, conscientizando a população sobre os abusos advindos de condutas consumistas, e suas repercussões danosas ao meio e à sociedade como um todo.