Interact Club de Santa Maria-Dores
Endereço
Santa Maria
RS
Brasil
Objetivos
O objetivo geral do projeto é mostrar à sociedade a importância do Interact mediante histórias dos antigos associados sobre como o clube mudou a sua trajetória nas diversas esferas da vida desde a sua fundação, em 2017, até a atual gestão (2020-21).
Metas
- Reunir o máximo de mídias de diferentes épocas do clube;
- Incentivar a entrada de novos associados;
- Proporcionar um momento de integração e troca de experiências entre as novas e antigas gerações do Interact;
- Fortalecer as relações internas entre os associados;
- Divulgar o que é o Interact e como ele impacta a vida daqueles que fazem parte;
- Esclarecer a atuação do clube dentro da comunidade;
- Motivar e engajar os atuais associados do clube;
Razão do Projeto
Tendo em vista que na próxima gestão, por já terem completado 18 anos, muitos jovens estarão completando o seu tempo no Interact, encontramos nesta ideia um meio de divulgar o que é o clube, atraindo, desta forma, novos associados.
Beneficiários
Quanto aos beneficiários diretos, pode-se destacar os ex-Interactianos que foram convidados a relatarem suas histórias no documentário. Além da integração entre as diferentes gerações do clube, o projeto possibilitou que aqueles que já haviam saído do clube pudessem se aproximar novamente do Interact. Além disso, os “IGTV” do projeto foram reproduzidos em escolas as quais o clube visitou para realizar o convite aos alunos para o II Dia do Convidado da gestão 20-21, fazendo com que o evento contasse com a presença de mais de 50 convidados provenientes das instituições que foram visitadas. No que tange aos beneficiários indiretos, é possível apontar o próprio clube, uma vez que foi uma oportunidade única de aprendizado e, também, de fortalecer as relações internas. Por fim, ressalta-se a atração de muitos convidados para o clube, os quais foram incentivados através do consumo de uma parcela do projeto.
Resumo do Projeto
O projeto é um documentário que visa registrar a história do Interact Club de Santa Maria Dores, a fim de proporcionar uma forma de lembrança a todos os interactianos e ex-interactianos que passaram pelo clube. Além disso, espera-se incentivar os membros atuais e futuros a engajarem-se nas atividades, de modo que também desenvolvam as suas recordações.
Resultados
De forma quantitativa, foi possível mobilizar 11 ex-Interactianos, os quais não possuem mais vínculo de obrigatoriedade com o clube, para a participação no documentário. No que tange à Imagem Pública, ao apresentar de maneira carismática a história do clube, foi possível cativar o telespectador e, assim, facilmente fazê-lo compreender os ideais e motivações que guiam e fazem do Interact Club de Santa Maria Dores ser o que ele é hoje.
Descrição
Inicialmente, os associados que fazem parte da organização fizeram uma reunião para começar o roteiro técnico e separar as mídias a serem utilizadas em uma pasta, visando criar um documentário com a intenção de divulgar o clube. Por demandar um período maior de tempo, foi criado um IGTV, contendo as fotos e vídeos separados, para usá-lo na divulgação do Interact Club de Santa Maria Dores. Com o vídeo pronto, o ICSMD contactou o Colégio Politécnico, Nossa Senhora de Fátima e a Escola Municipal de Ensino Vicente Farencena, a fim de fazer a divulgação do clube, sendo todas elas visitadas durante a última semana de abril. No Colégio Nossa Senhora de Fátima foram visitadas 9 turmas, 3 de cada ano do Ensino Médio; no Colégio Politécnico foram visitadas 3 turmas, uma de cada ano do Ensino Médio e por fim no Colégio Vicente Farencena foram visitadas turmas de sexto, sétimo, oitavo e nono ano, cerca de 8 turmas.
Após, foi criado um grupo com todos os interactianos e ex-interactianos que aceitaram dar o seu depoimento para a terceira etapa do “Nossa História”, sendo que esses indivíduos foram guiados sobre os assuntos a serem tratados nas gravações pelos associados responsáveis. Na reunião do dia 08 de maio, foi feito o pedido de um local para a realização das filmagens, tendo a associada Amanda Schaurich se disponibilizado para receber as gravações em sua residência.
Posteriormente, organizou-se uma tabela de horários, na qual cada convidado determinou um período de 30 minutos para permanecer gravando. Dessa forma, evitou-se qualquer forma de aglomeração, dado que ficaram no ambiente apenas os membros da produção e o convidado do momento. Os dias de filmagem foram 14 (sexta-feira), 15 (sábado) e 16 de maio (domingo). Após os três dias de produção, todas as mídias e áudios foram encaminhados no grupo do WhatsApp da organização do projeto para que os responsáveis pela edição do documentário pudessem começar a tarefa. No presente momento, o vídeo do documentário ainda encontra-se não finalizado, tendo as edições já iniciadas.
Desafios
A primeira dificuldade para a realização do projeto foi encontrar um local adequado para as gravações. Tendo em vista que nenhum ambiente fora capaz de comportar as necessidades sanitárias exigidas pela pandemia, a solução foi escolher a residência de algum associado. Entretanto, tal decisão acarretou em um conflito de datas e horários, pois a disponibilidade de tempo tornou-se muito reduzida em virtude dos protocolos de não aglomeração. Logo, a segunda dificuldade foi encontrar datas e horários viáveis para todos os convidados da gravação participarem.
Impactos
A curto prazo, o projeto trouxe para o clube aproximadamente 7 novos associados. Já a longo prazo, espera-se que o projeto consiga sensibilizar tanto os associados atuais quanto os que virão a permanecerem no clube e também deixarem os seus próprios legados na história do clube.