some image

GartIC Sem Fronteiras

01/06/2021

  • some image
Clube
Interact Club de Penápolis

Endereço
Penápolis
SP
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Penápolis e Rotary Club de Penápolis São Francisco

Objetivos

Aumentar a interatividade dos associados por meio de uma partida de Gartic, e realizar trocas culturais com o Interact Club de Venâncio Aires por meio de slides.



Metas

As metas para o projeto foram: elaborar a estrutura de funcionamento do projeto, convidar um clube de outra região rotária para participar, divulgar o projeto aos associados do Interact Club de Penápolis, criar slides com fatos culturais de cada região, realizar a montagem de uma sala personalizada no Gartic e divulgação nas redes sociais.



Razão do Projeto

A Comissão de Projetos Internacionais, com o intuito de promover a compreensão cultural de nosso país, desenvolveu o projeto para que pudessem desbravar diferentes culturas e conviver com um círculo social novo dentro do Interact, convidando, assim, um clube de uma diferente região rotária (23-A).



Beneficiários

O projeto possui diferentes beneficiários, diretamente, o Interact Club de Penápolis e o Interact Club de Venâncio Aires, por terem estreitado laços para novas parcerias e ter trocado experiências, assim como fatos de suas culturas locais. Indiretamente, o clube pode compreender as diferenças culturais provindas de outro estado e regiãoi brasileira, promovendo, assim, uma compreensão cultural por parte de ambos os clubes.



Resumo do Projeto

O projeto GartIC Sem Fronteiras consistiu em uma ação vinda do Interact Club de Penápolis em ter um momento de interatividade entre seus associados e companheiros do Interact Club de Venâncio Aires, Distrito 4680, com a intenção de realizar trocas culturais e estreitar laços entre ambos. O projeto foi realizado no dia 21/05, contando com a presença de 15 associados do Interact Club de Penápolis e 13 associados ao Interact Club de Venâncio.



Resultados

O projeto alcançou seu principal objetivo, sendo assim, o clube conseguiu compreender a cultura gaucha: seus costumes, hábitos, culinária e pontos turísticos. Na mesma intensidade em que o clube da região rotária 23-A entendeu a realidade penapolense. Considerando, dessa maneira, o projeto como ponte de futuras compreensões do território nacional. 



Descrição

A Comissão de Projetos Internacionais teve a iniciativa de realizar um projeto que, em meio a uma pandemia, trouxesse interação entre os associados e um momento de troca cultural. Portanto, trouxe à reunião a sugestão de realizar essa troca de maneira lúdica com um jogo popular entre os jovens, o Gartic. O clube todo aceitou a ideia, dando o impulso para que a comissão de Projetos Internacionais, junto de sua presidente, Ana Paula, da presidente do clube, Maria Fernanda, e da vice-presidente do clube, Rafaela, começassem a se organizar. Ocorreram três reuniões entre essa equipe para que a estrutura do projeto tivesse sido construída. Após a segunda reunião, a presidente da Comissão de Projetos Internacionais contatou a presidente do Interact Club de Venâncio Aires - Rio Grande do Sul, Distrito 4680 e região rotária 23-A, convidando o clube a participar do projeto. O clube acolheu o convite. Sendo assim, a presidente da Comissão de Projetos Internacionais a deixou ciente de data e horário. O projeto ocorreu no dia 21/05, às 18:00, e contou com a participação de 15 associados do Interact Club de Penápolis e 13 associados do Interact Club de Venâncio Aires. Nos dias seguintes, a Comissão de Imagem Pública realizou a postagem do projeto no Instagram do clube, divulgando a ação.



Desafios

A princípio, o projeto ocorreria no dia 22/05, porém, ele fora antecipado para o dia 21/05 devido à compromissos pessoais da presidente do projeto, tendo a aprovação dos associados e do clube convidado. No dia do projeto, as redes de internet de Penápolis estavam instáveis, resultando na oscilação dos associados no mesmo.



Metas Alcançadas

Todas as metas foram alcançadas.



Impactos

O GartIC sem fronteiras teve muitos impactos, sendo um deles, a curto prazo, de estreitar laços rotários entre os companheiros de Venâncio Aires e dos próprios associados do clube de Penápolis. Além disso, a longo prazo, o projeto passará a englobar outras culturas oriundas do Brasil e de outros países. 



Outros Projetos