Interact Club de Manhuaçu
Objetivos
Desestigmatizar pensamentos errados que são difundidos sobre o autismo, além de apresentar meios de pesquisa para se conhecer mais sobre o TEA (transtorno de espectro autista), levando também definições e recomendações a respeito do autismo.
Metas
-Realizar as 5 postagens ao longo da semana;
-Entregar boas informações sobre o assunto, além de confirmar os dados com uma mãe de uma criança autista pesquisadora do assunto.
Razão do Projeto
Foi percebida a necessidade de uma campanha que educasse e conscientizasse sobre o Espectro Autista, já que existe um grande tabu e ideias erradas sobre o assunto.
Beneficiários
-Diretos: as pessoas que entraram em contato com as publicações do clube, que puderam aprender mais sobre o autismo.
-Indiretos: pessoas de dentro do espectro autista, que poderão no futuro receber o tratamento adequado vindo das pessoas que entraram em contato com as publicações.
Resumo do Projeto
O Interact Club de Manhuaçu realizou entre os dias 26 de abril e 2 de maio 5 postagens em homenagem ao Abril Azul: mês especial para a conscientização do Transtorno do Espectro Autista.
Resultados
As informações foram ajustadas e confirmadas pela mãe e pesquisadora Natânia Gama, que fez com que as publicações pudessem ser mais corretas e informativas. A campanha foi bem aceita pelos seguidores do instagram, sendo compartilhada para pessoas que ainda não seguiam a página do Interact.
Descrição
Na reunião do dia 17 de abril, após notarem o sucesso da primeira Semana de Conscientização (Doenças oftalmológicas) o clube iniciou o planejamento e idealização das próximas 3 edições da semana de conscientização: Autismo, Racismo e Saúde Mental. A semana de conscientização sobre o autismo teve suas 5 fases definidas como: definição do transtorno do espectro autista; sinais do autismo; ideias erradas sobre o autismo; recomendações de filmes, séries e livros sobre o assunto e a história da primeira pessoa diagnosticada com autismo. Durante a semana dos dias 26 de abril a 2 de maio as publicações foram realizadas, as artes foram feitas pela diretoria de imagem pública do clube. Além de longas pesquisas feitas pela comissão do projeto, a presidente entrou em contato com sua tia, Natânia Gama, mãe de um menino autista e pesquisadora do TEA (transtorno de espectro autista), que revisou o texto de todas as publicações, conferindo as fontes e verificando se as informações apresentadas eram corretas e explicativas, para que o Interact não transmitisse falsos estereótipos na tentativa de ajudar a comunidade autista.
Descrição de cada dia:
Primeiro dia – a postagem continha dados sobre a contagem de autistas no Brasil, mostrando como há diferenças nas contagens de cada órgão, não havendo uma definitiva oficial e concreta. Foram também apresentados os 3 oficiais níveis de autismo e suas características. Muitas pessoas não tem consciência de que o transtorno do espectro autista abrange diversas outras condições e apresentam diferentes níveis em diferentes pessoas.
Segundo dia – foram apresentados os sinais mais comuns do autismo: déficits na comunicação e interações sociais, expressões corporais e faciais diferenciadas, atraso na fala, dificuldade em iniciar e manter a conversa de forma natural e déficits no estabelecimento e compreensão de relações sociais, interesses restritos, comportamentos repetitivos, adoção inflexível a rotinas e dificuldade na adaptação de pequenas mudanças, além de reações incomuns a estímulos sensoriais ou do ambiente.
Terceiro dia – foram refutadas ideias erradas sobre o autismo, como: o autismo é doença, autistas não tem empatia, autista não aprende, autista não se relaciona, autismo é culpa da mãe, autista vive no mundo dele. Além de relembrar que devemos tratar o indivíduo como uma pessoa, e não como uma condição, pois são pessoas como nós e merecem nosso respeito.
Quarto dia – os filmes, séries e livros recomendados juntamente com sua sinopse foram: The Good Doctor, Arthur e o infinito, Em um Mundo Interior, Delicadeza é Azul, Mundo Singular e O Cérebro Autista (os livros foram sugeridos por Natânia Gama).
Quinto dia – a quinta e última publicação contou a história da primeira pessoa a ser diagnosticada com autismo, Donald Triplett.
Desafios
Ter boas e confiáveis fontes de pesquisa para a criação das publicações (que no fim puderam ser encontradas).
Metas Alcançadas
-Foram realizadas as 5 postagens ao longo da semana;
-Foram entregues bons e informativos fatos e recomendações.
Impactos
O Interact ajudou a criar pessoas mais informadas no assunto, o que pode impactar na vida de diversos autistas que entrarem em contato com essas pessoas, inclusive ajudando a diminuir o bulliyng contra os autistas.