some image

Sinais da Inclusão

20/06/2021

Clube
Interact Club de Santa Maria-Dores

Endereço
Santa Maria
RS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Santa Maria Dores

Objetivos

 Através do projeto “Sinais da Inclusão”, espera-se que os associados possam debater sobre os desafios que a comunidade surda enfrenta na sociedade brasileira e, consequentemente, tornem-se mais conscientes sobre o seu papel para mudar essa realidade. Além disso, as aulas de LIBRAS terão como finalidade oportunizar uma introdução à língua aos interactianos, a fim de que eles tenham um espaço para praticar e, também, aprender conceitos básicos de comunicação.

 



Metas
  • Convidar professores dispostos a lecionar LIBRAS, voluntariamente.
  • Contar com a participação de indivíduos surdos.
  • Ter, no mínimo, 3 encontros.
  • Incentivar a inclusão dentro do Interact.
  • Despertar ideias de atividades conscientizadoras.
  • Oportunizar o aprendizado de LIBRAS para os associados do clube.
  • Promover debates sobre a inclusão da comunidade surda no país.


Razão do Projeto

Ao observar o quadro associativo tanto do Interact Club de Santa Maria Dores quanto do Distrito 4660, o qual o clube está inserido, nota-se a falta de projetos e ações sociais que incentivem a participação de indivíduos com deficiência auditiva. Dessa forma, é inviável que o Interact seja acessível e atenda as necessidades da comunidade como um todo. Por isso, mostrou-se imprescindível a realização de atividades promotoras de inclusão social, mais especificamente no projeto, de indivíduos surdos.



Beneficiários

Os beneficiários diretos do projeto são os associados e convidados do Interact Club de Santa Maria Dores, os quais poderão ampliar seu conhecimento sobre a comunidade surda e a LIBRAS. De forma indireta, o benefício é da sociedade brasileira, uma vez que os futuros líderes do país estão se conscientizando e tendo acesso à discussão sobre os desafios da inclusão de indivíduos surdos, capacitando-se para transformar essa realidade.

 



Resumo do Projeto

O projeto “Sinais da Inclusão” consistiu na promoção de encontros semanais com professores de LIBRAS e indivíduos surdos. Assim, discutiu-se a importância da inclusão de pessoas com deficiência auditiva na sociedade e os interactianos tiveram uma introdução à LIBRAS.



Resultados

 O projeto “Sinais da Inclusão” foi extremamente enriquecedor para o clube, uma vez que poucos projetos sobre a temática da inclusão são feitos na cidade. Além da conscientização dos associados e do aprendizado da LIBRAS, outro resultado importantíssimo foi o surgimento de uma etapa futura para o projeto. Tal ideia foi apoiada pela Vanise Lorensi, professora convidada, e consiste em uma visita dos associados à  Escola Especial Reinaldo Cóser, a fim de que o Interact possa realizar atividades com as crianças que frequentam a instituição e, consequentemente, possam exercitar ainda mais a LIBRAS e estreitar o contato com a comunidade surda. 

 



Descrição

A ideia inicial do projeto foi dada no dia 5 de setembro de 2020, durante reunião ordinária do clube, como projeto de empossamento da associada Elim Pansard. Então, a fim de organizar o calendário de atividades do clube, o projeto ficou agendado para ser realizado no 2° semestre da gestão 2020-2021, isto é, após o recesso. No dia 22 de janeiro, as comissões foram reformulados, sendo a avenida de serviços de Comunidades a cargo da associada Júlia Garcia. Após tal período de reformas, no dia 2 de fevereiro os membros da avenida marcaram uma reunião para discutir os projetos a serem executados, a qual foi realizada em 4 de fevereiro. Entre uma das conclusões, ficou decidido que o “Sinais da Inclusão” seria colocado em prática no mês de abril. Visando dar início aos preparativos, a avenida entrou em contato com a associada Elim para discutir o andamento e os detalhes do projeto, sendo tal comunicação feita no dia 19 de fevereiro. A partir desse momento, a avenida estabeleceu como meta definir os seguintes aspectos até o dia 12 de março: quantidade de aulas, datas e horários das aulas e restrições quanto ao público. Para isso, no dia 10 de março enviou-se uma mensagem, via WhatsApp, para todos os associados, a fim de encontrar as melhores condições para a realização das aulas, sendo às sextas-feiras às 19 horas escolhidas. Já até o dia 19 de março, a tarefa foi encontrar possíveis palestrantes e professores e convidá-los a participarem. Como profissionais participantes do projeto estavam o professor de LIBRAS Willian da Motta Brum e seu intérprete Victor Eduardo e a professora de LIBRAS Vanise Mello Lorensi. Desse modo, a última semana do mês de março ficou como “bônus” para que qualquer imprevisto pudesse ser resolvido. Em virtude alguns conflitos de datas com os convidados do projeto, os encontros semanais tiveram início apenas no final do mês de abril. No dia 23 de abril ocorreu a primeira reunião, na qual os associados puderam fazer perguntas ao convidado Willian, que é  um indivíduo surdo, sobre as dificuldades que ele enfrentou durante a vida profissional e acadêmica e como é fazer parte da comunidade surda na sociedade brasileira atual. A segunda reunião se deu no dia 30 de abril, onde a professora Vanise lecionou uma aula introdutória sobre a Língua Brasileira de Sinais, trazendo a origem e o contexto histórico da LIBRAS e alguns conceitos iniciais. Já na terceira e última reunião no dia 14 de maio, a professora Vanise realizou alguns exercícios para praticar aquilo que fora abordado na reunião anterior, contou sua experiência como profissional dentro da Escola Especial Reinaldo Cóser, a qual atende alunos surdos na cidade de Santa Maria, e recomendou materiais para que os associados continuassem a aprender a LIBRAS. 



Desafios

 De modo geral, não houve dificuldades para a realização do projeto. O maior empecilho foi a definição de datas e horários para que os encontros semanais fossem realizados, respeitando a disponibilidade da maioria dos associados e, também, dos profissionais convidados.



Impactos

A curto prazo os associados puderam desenvolver novas capacidades, como a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais, e compreenderam os obstáculos que os indivíduos surdos enfrentam na sociedade atual. A longo prazo, tais conhecimentos serão fundamentais para que os futuros líderes do país atuem para promover oportunidades iguais para todos dentro do corpo social. Além disso, vale ressaltar que o projeto incentivou que a temática seja discutida amplamente e que mais iniciativas sejam tomadas, como é o caso da própria ideia que foi sugerida ao final da última reunião do Sinais da Inclusão.



Outros Projetos