Interact Club de Guararapes
Endereço
Guararapes
SP
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Guararapes
Orçamento Necessário
R$ 700,00
Objetivos
O objetivo do projeto é influenciar as pessoas a doarem sangue e aumentarem a quantidade deste no banco de sangue do Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba. Ademais, também objetiva-se à conscientização da população acerca do funcionamento e importância das doações de sangue na atualidade.
Metas
As metas para o projeto são:
1. Envio de ofício ao Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba;
2. Realização da campanha de doação de sangue durante um período de duas (2) semanas no hemocentro;
3. Confecção de adesivos para entrega aos doadores de sangue que efetivarem a doação em qualquer dia desse período de duas (2) semanas;
4. Montagem de brindes para os doadores que realizarem a doação em um dia específico desse prazo de duas (2) semanas;
5. Entrega dos brindes e adesivos no hemocentro;
6. Realizar o projeto com orçamento de, ao menos, setecentos reais ($700), a fim de cumprir às determinações do evento RYLA, na qual este mesmo projeto ficou em terceira (3º) colocação, sendo necessário portanto, um custeio igual ou superior ao dobro do prêmio recebido, que foi no valor de trezentos e cinquenta reais ($350).
6. Confecção de artes com informações importantes sobre as doações de sangue para publicação nas redes sociais do clube (como os requisitos mínimos para se realizar a doação, entretanto o assunto está melhor especificado na descrição, logo abaixo);
7. Engajamento dos associados na efetivação do projeto;
8. Intensa divulgação do projeto nas mídias sociais e digitais, a fim de engajar e informar a comunidade sobre a ação;
9. Divulgação dos resultados gerais do projeto nas redes sociais Facebook e Instagram do clube.
Razão do Projeto
O projeto teve início devido à necessidade de doação de sangue para colaboração com o Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba.
Beneficiários
Os beneficiários diretos são o próprio Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba, por receberem as doações de sangue que tanto precisam, nesse momento. Ademais, também são favorecidos os próprios doadores, com o sentimento de empatia, amor ao próximo e compaixão pelos que mais precisam, que fica após a doação e a própria comunidade que, com o projeto, agora pode contar com mais bolsas de sangue no Hemocentro.
Como beneficiários indiretos, há os próprios associados que puderam desenvolver sua liderança (no desenvolvimento do projeto), oratória (na busca de parcerias) e discernimento (já que conheceram a importância da doação de sangue para aqueles que mais necessitam).
Resumo do Projeto
O projeto consiste no engajamento da comunidade para efetivação de doações de sangue no Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba, estabelecimento que firmou parceria com o Interact Club de Guararapes. Assim, durante um período de duas (2) semanas, espera-se a mobilização da comunidade para aumento do número de bolsas de sangue no hemocentro.
Resultados
Como resultado geral do que já foi feito, tem se a conscientização da comunidade acerca da importância da doação de sangue e seus requisitos mínimos.
Espera-se como resultado geral ainda, o aumento do número de bolsas de sangue no Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba.
Descrição
Após aprovação do clube, o projeto "Doando Amor" teve início. Os companheiros responsáveis pela sua estruturação iniciaram o planejamento e, assim, os brindes para entrega aos doadores começaram a ser pensados. O ofício ao Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba foi devidamente escrito pela secretaria e enviado ao estabelecimento, que prontamente aceitou firmar parceria para realização do projeto.
Então, foram publicadas artes, confeccionadas pelos Diretores de Imagem Pública do clube, relacionadas aos requisitos mínimos para doação de sangue e outras informações necessárias. As informações compartilhadas foram:
1. Requisitos mínimos para doação: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo cinquenta (50) kg, estar descansado, alimentado e apresentar documentos de identificação;
2. Fatores que impedem a doação de sangue por um período: realização de tatuagens, que impedem por doze (12) meses; resfriados, na qual indivíduos devem esperar sete (dias) até total desaparecimentos dos sintomas; parto normal (noventa dias) ou cesárea (cento e oitenta dias); entre outros.
3. Relação com COVID-19: informações sobre espera de trinta (30) dias para doação de sangue daqueles que sofreram a contaminação pelo novo coronavírus e de quatorze (14) dias para aqueles que tiveram contato com suspeitos ou confirmados.
4. Relação com as vacinas do COVID-19: tempo de espera necessário após ser vacinado por cada um dos tipos de vacina disponíveis.
5. Intervalo entre doações: mulheres podem doar a cada noventa (90) dias e homens a cada sessenta (60) dias;
6. Disponibilização de links úteis para melhor conhecimento do assunto: foi compartilhado o site "prosangue.sp.gov.br"
Assim, após toda essa conscientização da comunidade nas redes sociais que já ocorreu, o projeto continuará com a confecção dos pequenos brindes, os quais conterão:
- um doce, possivelmente um pão de mel ou bolo de pote comprados (devidamente autorizados pela vigilância sanitária);
- um recipiente de álcool em gel unitário, possivelmente.
Esses brindes serão entregues somente em um dia específico do período de duas (2) semanas, data ainda a ser confirmada (que ocorrerá entre o final de julho e início de agosto). Além desse pequenos brindes, também serão entregues gratuitamente, adesivos, mas esses ofertados durante todo o período das duas (2) semanas.
Em relação ao orçamento, houve gastos de duzentos e setenta e cinco reais ($275) para confecção dos adesivos, que já foram impressos e contém a frase "Eu doei sangue" e o restante, valor de quatrocento e vinte e cinco reais ($425) será destinado à montagem dos pequenos brindes, citados anteriormente.
Desse modo, esclarece-se que a conscientização da comunidade acerca da doação de sangue nas redes sociais do clube, impressão dos adesivos e cotação dos preços para os itens que farão parte do brinde, já foram feitos. O que falta para o projeto e lhe confere o título "em andamento" é o início do período de doações, confecção do brinde (com a compra dos itens, de fato) e entrega dos adesivos e brindes no hemocentro.
O que se espera do que ainda não foi realizado, é a doação satisfatória de sangue nesse período de quatorze (14) dias.
Desafios
Houve desafios trazidos pela pandemia do novocoronavírus, como a dificuldade de se cotar preços em estabelecimentos, já que o comércio encontra-se instável nesse período.
Metas Alcançadas
As metas sobre envio de ofício, confecção de adesivos, elaboração de artes, engajamento dos associados e divulgação do projeto foram cumpridas. Já as metas sobre orçamento, confeção de brindes e entrega destes somada aos adesivos estão sendo prontamente desenvolvidas. A meta específica sobre divulgação da ação após seu término, ainda será realizada.