Interact Club de Campo Grande-Universidade
Endereço
Campo Grande
MS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Campo Grande Universidade
Objetivos
O principal objetivo do projeto foi divulgar a imagem do programa Interact e do Interact Club de Campo Grande Universidade para a comunidade.
Os objetivos específicos do projeto eram conseguir manter uma movimentação em diferentes plataformas digitais, conseguir postar conteúdos diferentes para cada plataforma e aumentar o engajamento nas redes sociais do clube.
Metas
- Conseguir manter, no mínimo, um post por semana por plataforma;
- Alcançar 1000 pessoas, somando todas as plataformas;
- Conseguir 500 curtidas, somando todas as plataformas.
Razão do Projeto
Após o mês de janeiro, a conta do Interact Club de Campo Grande Universidade na plataforma Instagram sofreu uma grande perda de engajamento, nesse sentido, o projeto foi de suma importância para recuperar o engajamento perdido e trazer notoriedade para os projetos realizados pelo clube, além disso, tal projeto foi importante para a divulgação da imagem do programa Interact.
Beneficiários
O Interact Club de Campo Grande foi o principal beneficiado com o projeto, uma vez que a sua imagem foi divulgada veementemente nas plataformas digitais, entretanto, todo o programa Interact recebeu uma divulgação positiva que alcançou cidades além de Campo Grande. Além disso, teve-se a comunidade, uma vez que com uma maior disseminação da imagem do Interact Club de Campo Grande Universidade o clube tem a possibilidade de fazer mais parcerias e receber mais convidados, o que possibilita uma ajuda maior à comunidade
Resumo do Projeto
O projeto consistiu em uma movimentação em diversas plataformas digitais para disseminar a imagem do Interact. O projeto durou do dia 3 de maio de 2021 até o dia 20 de junho de 2021, com postagens no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify.
Resultados
Com o fim do projeto, pode-se fazer um levantamento de toda a movimentação realizada em todas as plataformas usufruindo dos próprios dados de feedback que as plataformas disponibilizam. Assim, na plataforma Instagram, foram alcançados 413 likes somando todo o rendimento das publicações e 695 interações, que são a soma de likes, comentários e compartilhamentos. Na plataforma Facebook, alcançou-se 1343 pessoas, com 51 novas pessoas seguindo a página do clube, além disso, somando as interações individuais de cada publicação, conseguiu-se 123 curtidas. No Spotify, somando todos os plays de todos os episódios disponibilizados, alcançou-se um total de 66. Já no Youtube, somando o rendimento de todos os vídeos, conseguiu-se um total de 125 visualizações e 20 likes. Por fim, somando o desempenho obtido em todas as plataformas, o projeto conseguiu 556 likes e 1947 pessoas alcançadas.
Descrição
Durante o mês de janeiro de 2020 o engajamento no instagram do Interact Club de Campo Grande Universidade teve uma queda, baseados nisso, os companheiros Adailton Miguel Oliveira de Alencar e Júlia Umada Barbosa idealizaram um projeto de Imagem Pública que pudesse recuperar e aumentar o engajamento na conta do clube na plataforma Instagram, entretanto, os companheiros optaram por expandir o projeto para outras plataformas, sendo escolhidas o Facebook, o Youtube e o Spotify. Com isso em mente, a ideia era fazer uma verdadeira movimentação em todas essas redes, tendo algum conteúdo sendo postado em alguma plataforma todo dia.
O planejamento do projeto começou no dia 3 de fevereiro de 2020, nele foi decidido que toda segunda e quarta feira seriam postado uma publicação no Instagram, toda terça e quinta feira sairia algo novo no Facebook, na sexta-feira haveria conteúdo novo no canal do Youtube e nos sábados e domingos algo no Spotify. Para tanto, juntamente com a Comissão de Imagem Pública do clube, foram decididas quais atrações seriam feitas em cada plataforma como consequência do projeto, nesse sentido, o planejamento final ficou assim:
- Facebook (terças e quintas feiras) - De olho na 21-22 e replay na 20-21;
- Instagram (segundas e quartas feiras) - Conhecendo o Associado;
- Youtube (sextas-feiras) - Informações Rotárias;
- Spotify (sábados e domingos) - Podcast.
As publicações começaram no dia 3 de maio de 2020 perdurando até o dia 20 de junho de 2020. No Facebook, tiveram-se dois quadros de publicações, um deles foi o “Replay na 20-21”, que teve uma publicação para cada um dos 7 melhores projetos feitos pelo clube na gestão 20-21. Os projetos que ficaram assim classificados:
- 7º lugar - Chá da família Rotária
- 6º lugar - Pilares do Interact
- 5º lugar - SMI: Troca de culturas
- 4º lugar - Interação
- 3º lugar - Olimpíadas do IC
- 2º lugar - Workshop Desvendando a Oratória
- 1º lugar - Campanha e arrecadação de Livros
Além do “Replay na 20-21”, teve-se o “De olho na 21-22”, no qual tiveram posts com informações de novidades que aconteceriam na gestão 21-22, a relação das publicações com o assunto ficou assim:
- Fato 1 - Presidente eleito do clube;
- Fato 2 - Vice-presidente;
- Fato 3 - Associados que estarão na representação distrital;
- Fato 4 - Noite de Jogos mensais;
- Fato 5 - Associada que estará na MDIO.
Já no Instagram, o quadro utilizado foi o “Conhecendo o Associado”, no qual duas vezes por semana era feita uma publicação contendo nome, idade, data de aniversário, data de posse no clube, tempo de interact, cargo, um momento marcante na vida rotária, primeira impressão do Interact, comida preferida e fato engraçado. Com isso, os seguintes associados apareceram nas publicações: Maria Eduarda Daniel Coelho, Júlia Umada Barbosa, Bruna Ovando da Silva, Maria Eduarda Aranda e Souza, Heloisa Mell Gonzales Biselli, Vitória Aparecida Rodrigues de Castro, Pedro Kleinschmitt Krause, Adailton Miguel Oliveira de Alencar, Maria Eduarda Franco Rocha, Fábio Niemeyer Torres Nunes, Allan David Moreira D’avila Bruna Menezes de Oliveira e Yasmin Ovando da Silva.
No Youtube, tiveram-se vídeos explicativos sobre assuntos da família rotária, a relação de temas e associados do clube, além da participação especial das companheiras Isabelly da Silva Barros de Melo do Rotaract Club de Campo Grande e Mari Franci da Silva Diaz ficou da seguinte maneira:
- O que é Interact? - Maria Eduarda Daniel Coelho;
- O que é Rotaract? - Isabelly da Silva Barros de Melo;
- O que é Rotary? - Mari Franci da Silva Diaz;
- O que é a Presidência, Secretaria e Tesouraria? - Maria Eduarda Daniel Coelho, Bruna Ovando da Silva e Maria Eduarda Aranda e Souza;
- O que é Protocolo, Imagem pública, projetos e DQA? - Heloisa Mell Gonzales Biselli, Adailton Miguel Oliveira de Alencar, Pedro Kleinschmitt Krause e Vitória Aparecida Rodrigues de Castro;
- O que é Oratória? - Júlia Umada Barbosa.
Por fim, no Spotify, foram postados Podcasts, nos quais no sábado era um episódio “informal” e no domingo “formal”, nesse sentido, o podcast informal era uma roda de conversa com alguns associados do clube conversando sobre experiências. Já no formal, o episódio era uma história rotária contada por apenas um narrador. Assim, esses foram os títulos dos episódios:
- Bate-Papo Renascimento do Clube;
- A História do Interact;
- Bate-Papo Histórias Interactianas;
- A História do Rotaract;
- Bate-Papo Conhecendo os associados;
- A História das mulheres no Rotary;
- Bate-Papo Respondendo perguntas frequentes sobre Interact;
- A História do End Polio Now;
- 2° Bate-Papo Conhecendo os associados;
- Áreas de enfoque do Rotary;
- Paul Harris e a sua História com o Rotary;
- A História do Brasil no Rotary.
Desafios
Uma vez que o projeto teve a duração de sete semanas, o principal desafio encontrado foi manter uma rotina de trabalhos com a Comissão de Imagem Pública do Clube e uma de divulgação com os associados.
Metas Alcançadas
- Conseguir manter, no mínimo, um post por semana por plataforma;
- Alcançar 1000 pessoas, somando todas as plataformas;
- Conseguir 500 curtidas, somando todas as plataformas.
Impactos
Com a grande movimentação feita, pode-se divulgar fortemente a imagem do Interact e do Interact Club de Campo Grande Universidade para, principalmente, as pessoas da cidade. Além disso, por causa do projeto, dois novos convidados entraram em contato com o clube com interesse de se tornarem associados. Em uma visão a longo prazo, com o clube tendo a confiança da comunidade os seus trabalhos para ajudá-la se facilitam e potencializam, e tal confiança demanda tempo.