some image

Associados que muda(m)

23/06/2021

Clube
Interact Club de Ouro Preto

Endereço
Ouro Preto
MG
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Ouro Preto

Objetivos

O Projeto teve como principal objetivo a realização de um projeto na categoria ambiental (que não é comumente realizado pelo clube) e como objetivo secundário, a conscientização dos associados do clube sobre o meio ambiente e a importância de preservá-lo.



Metas

A meta era o plantio de uma árvore para cada associado novo que entrasse no clube.



Razão do Projeto

 A principal razão da realização do projeto é a atual situação ambiental no mundo e a importância da conscientização dos jovens sobre a preservação ambiental.



Beneficiários

Os beneficiários indiretos desse projeto foram todos os membros da comunidade ouro-pretana, que um dia poderão desfrutar dos bens plantados por esse projeto.



Resumo do Projeto

O Projeto constituiu em diversas atividades relacionadas ao “Apoio ao meio ambiente'', a nova área de enfoque do Rotary que entrará em vigor na próxima gestão. Do plantio de árvores à debates sobre o tema, o projeto permeou várias temáticas muito relevantes.



Resultados

 Foram plantadas mais de 20 mudas de árvores. A família rotária pode se integrar e ajudar a mudar o mundo Todas as ações foram realizadas respeitando as medidas de prevenção à COVID-19.



Descrição

Descrição: Na reunião ordinária do dia 31 de julho de 2020, a diretora de projetos, Eduarda Dutra, propôs a realização de um projeto ambiental chamado “Associados que muda(m)”. Inicialmente, o projeto consistiria em plantar uma árvore para cada novo associado que entrasse no clube, com o objetivo de contribuir no reflorestamento local e marcaria a entrada do associado no clube com uma placa que teria o nome e a data da votação, que acompanharia a árvore. No entanto, o projeto foi muito além. Durante as reuniões ordinárias, a diretora de projeto indagava os associados sobre a temática ambiental e a importância da realização desse projeto. Na primeira reunião ordinária de 2021 do Rotary Club de Ouro Preto, o Tesoureiro Rafael explicou sobre o projeto para os rotarianos e um deles se prontificou a doar 20 mudas de araucárias para a realização dessa etapa do projeto. No dia 19 de fevereiro, a presidente do Rotary Club de Ouro Preto entregou as mudas na casa da companheira Eduarda Dutra. Na semana seguinte, os pais da associada Eduarda levaram as mudas de árvores até o sítio da família, onde elas seriam plantadas. Na reunião ordinária que sucedeu esse acontecimento, a diretora de projetos comunicou ao clube que não seriam plantadas árvores somente para os novos associados e sim para todos os integrantes do clube, porque todos os companheiros podem muda(r) o mundo. No dia 14 de março, todas as 20 mudas foram plantadas e foram fotografadas com um aplicativo Geo-localizador, para que posteriormente sejam devidamente apresentadas aos seus donos. Na reunião do dia 19 de março, a associada Eduarda dividiu o clube em duas equipes e pediu para que eles fizessem uma arte sobre uma “Curiosidade ambiental”. Os grupos tinham 15 min para exercer a tarefa e a cumpriram com êxito. No dia 28 de março, a Eduarda, juntamente de sua família, produziu as primeiras plaquinhas para as mudas. As placas foram feitas utilizando plásticos reciclados e as inscrições foram gravadas com um pirógrafo. As plaquinhas ainda não foram afixadas nas plantas, estão aguardando ansiosamente pelo fim da pandemia para que os associados ao Interact Club de Ouro Preto possam conhecer as árvores que os pertencem. 



Desafios

As maiores dificuldades enfrentadas na realização desse projeto foi o contexto pandêmico no qual o Brasil encontra-se. A realização do plantio de 20 mudas sem a participação de todo o clube não é uma tarefa simples.



Impactos

O maior legado deixado por esse projeto é o plantio das 20 árvores que não só contribuíram para com o futuro da sociedade, mas também contribuíram para a diminuição da pegada ambiental humana. É uma forma de apagarmos as marcas ruins e marcamos a natureza com o que ela merece, amor e respeito. Cada interactiano tem uma árvore para chamar de “sua” e o Interact Club de Ouro Preto, tem um bosque para chamar de “seu”.



Outros Projetos