Interact Club de Manhuaçu
Objetivos
Homenagear esses locais que fazem tanto pela população e não são reconhecidos por isso. Além de mostrar que o Interact apesar da situação continua se preocupando e lembrando deles.
Metas
Montar os arranjos personalizados para a homenagem; Conseguir realizar o projeto de forma a não gastar muito do dinheiro disponível no caixa do clube; fazer uma carta para cada local, agradecendo pelos serviços e lembrando de momentos vividos com o Interact.
Razão do Projeto
Durante a pandemia diversos locais tem enfrentado grandes problemas, mas nem todos são reconhecidos e homenageados. O Hemominas, que ajuda a salvar milhares de vida, viu seu trabalho intensificado durante a pandemia e com os riscos cada dia maiores para a vida de todos os funcionários. O Asilo recebia visitas do Interact de Manhuaçu regularmente, com a pandemia do novo Coronavirus as visitas tiveram que ser paradas, então o clube que sempre ajudou a alegrar e iluminar o local decidiu enviar o presente para animar o lugar em que tantos idosos especiais para os associados estão passando o resto de suas vidas.
Beneficiários
Diretos: os funcionários e moradores do hemominas e asilo, que puderam se sentir homenageados e tem um espaço mais alegre e divertido. Indiretos: os frequentadores do hemominas e asilo, que podem se sentir mais acolhidos e aconchegados no local, aliviando inclusive a tensão.
Resumo do Projeto
O Interact Club de Manhuaçu realizou uma homenagem ao Asilo São Vicente de Paulo e ao Hemominas (núcleo Manhuaçu), dando para os locais um arranjo de flores artesanal feitos especialmente para eles.
Resultados
Os funcionários de ambos os locais receberam a homenagem com muita felicidade, demonstrando gratidão ao Interact.
Descrição
No período pré pandêmico, um dos principais e mais frequentes projetos do Interact era a visita ao asilo São Vicente de Paulo, infelizmente, durante o período de quarentena esses projetos tiveram que ser interrompidos, mas isso não diminuiu os esforços dos funcionários do asilo, na verdade, isso os aumentou. Os idosos que lá moram são muito estimados e amados pelos interactianos, que os conhecem pelo nome, eles confiavam aos interactianos suas histórias, histórias que permaneceriam ocultas e se iriam com eles se não tivessem sido transmitidas aos jovens. O clube tem uma grande relação de carinho com o Asilo e seus moradores, por isso, o projeto Flores foi idealizado, para levar um pouco da felicidade e juventude que os membros transmitiam aos moradores do asilo, além de lembra-los de que quando tudo isso acabar, o Interact se lembrará deles e continuará fazendo visitas, rodas de música, maquiagem, manicure, roda de histórias e muito mais. Da mesma maneira, o clube viu a necessidade de uma homenagem ao Hemominas, órgão que é muito pouco reconhecido pela população, sem ele nenhum hospital funcionaria, pessoas em acidentes graves não teriam a menor chance de sobrevivência, pacientes em tratamento de doenças graves poderiam perder sua esperança ao receber a notícia do diagnóstico. O trabalho do Hemominas durante a pandemia se intensificou e se torna cada vez mais necessário. Em uma das reuniões do clube, foi escolhido o presente que homenagearia esses locais: um vaso de flores. A avó da presidente Maria Clara, Marlene Dutra (que deu seu depoimento sobre o câncer de mama no projeto outubro rosa) é florista e se ofereceu para criar os arranjos de forma gratuita para o Interact. Durante a escolha das flores, Marlene se atentou para a exclusão da cor vermelha no arranjo que seria destinado ao Hemominas, já que a cor remete ao sangue e poderia causar estresse e ansiedade a alguns doadores de sangue que fossem até o local. Os arranjos ficaram prontos no dia primeiro de junho e foram entregues no dia seguinte. Juntamente com as flores, os associados montaram uma carta a ambos os locais*, a carta escrita a mão foi colocada no envelope do Interact. Juntamente com a carta do asilo, foram entregues fotos de momentos do Interact com os idosos, as fotos foram impressas na copiadora Grafite em Manhuaçu, no total 10 fotos foram entregues. No Hemominas a presidente Maria Clara foi recebida por Dr Cristiane, que recebeu as flores com enorme satisfação, convidando diversos funcionários para a realização de uma foto, ela informou que o arranjo ficaria na área pública, onde todos os doadores e funcionários pudessem ver. No asilo, o arranjo foi entregue a uma funcionária (já que a entrega e o contato com os moradores seria irresponsável) que o recebeu e informou que ele seria colocado na área da cozinha, onde os idosos fazem lanches e os funcionários se preparam.
*conteúdo das cartas:
Asilo- queridos funcionários e moradores do asilo, mandamos esse pequeno presente para alegrar mais ainda o ambiente de vocês, estamos sentindo muita saudade de nos encontrar com vocês para conversar, fazer brincadeiras e cantar. Continuem cuidando de si, para que quando tudo isso acabar possamos nos encontrar de novo. Sentimos falta de cada um, nos juntaremos em breve, com muito carinho e saudade, associados do Interact Club de Manhuaçu.
Hemominas- queridos funcionários do Hemominas, gostaríamos de agradecer a todos pelo maravilhoso trabalho que tem realizado nessa pandemia. A vocês foi confiado o importante trabalho de ajudar a salvar vidas, vocês acordam todos os dias para ir ao Hemominas e escolhem ajudar a quem precisa tanto. O Interact Club de Manhuaçu manda este pequeno presente para agradecer por tudo o que tem feito nesse período difícil. Com muito carinho e gratidão.
Desafios
Conseguir arranjos bonitos e especiais para cada local.
Metas Alcançadas
Os arranjos foram feitos; O projeto pôde ser feito de graça; cartas especiais foram feitas para cada local.
Impactos
Os funcionários e moradores dos dois locais puderam ver seu local de trabalho/moradia mais decorado e alegre, algo que é essencial para os dias dificeis que estão sendo enfrentados, dando ânimo e animação para aquelas pessoas