Interact Club de Manhuaçu
Objetivos
Instruir os associados para que sejam mais aptos a atender alguem em estado de emergencia médica (engasgo, queimadura, afogamento, fogo...).
Metas
Fazer o treinamento de forma presencial no quartel de bombeiros, tendo etapas do treinamento de forma teórica e prática. Ter no mínimo 5 associados presentes.
Razão do Projeto
Dentro da nossa sociedade pode ser percebida uma grande lacuna, entre muitas outras: a falta de instrução correta para situações de emergência médica. Para ajudar a preencher essa lacuna o conselho diretor do clube propôs esse projeto à associados e convidados, ajudando a salvar vidas.
Beneficiários
Diretos: os associados que puderam se instruir para saberem agir em situações de risco para eles e outras pessoas, aprendendo não apenas a realizar o salvamento como a fazer os primeiros socorros após o salvamento. Indiretos: as pessoas que possivelmente podem passar por uma situação de risco no mesmo ambiente em que um dos interactianos treinados.
Resumo do Projeto
O Interact Club de Manhuaçu realizou a segunda edição do projeto de primeiros socorros com os Bombeiros de Manhuaçu, onde os associados puderam aprender coisas essenciais para a boa conviência e atendimento urgente de primeiros socorros. Os associados puderam entre as experiências vestir a roupa de bombeiros e apagar um botijão de gás pegando fogo.
Resultados
O projeto foi feito com grande êxito se tornando, inclusive, o "projeto preferido" de alguns associados do clube. Todos tiveram a oportunidade de usar as roupas de bombeiro e apagar o pequeno incendio, procedimento que não é comum.
Descrição
Durante a realização da primeira edição do treinamento foi transmitida ao Interact a necessidade da realização de uma segunda edição do projeto, já que todas as informações. não poderiam ser passadas em um só dia, então, a presidente Maria Clara entrou em contato com o representante dos bombeiros, marcando a segunda edição do treinamento para o dia 30 de abril após confirmar a data com os associados. Chegada a data do treinamento os associados se encontraram na porta do quartel, onde foram recepcionados pelos bombeiros. Na sala de palestras 4 bombeiros ficaram responsáveis por demonstrar a parte teórica aos interactianos por meio de slides e demonstrações, os tópicos neles abordados foram: o que fazer em caso de afogamento, vazamento de gás, queimaduras, acidentes automobilísticos (fraturas, desmaio, diferença entre sangramento e hemorragia, identificação de hemorragias internas, estancamento do sangue, entre outros protocolos de estabilização da vítima) e incêndios (foram explicados os diferentes tipos de incêndio, o protocolo correto a se seguir com cada um, como agir caso não exista nenhum extintor próprio para aquele incêndio por perto...). Além disso, contaram histórias, experiências e curiosidades sobre bombeiros, mostrando também um vídeo de reportagem sobre o Edifício Joelma, história que ficou conhecida no Brasil e marca a história do país até hoje como um dos piores desastres urbanos. Ao final da explicação teórica, os associados, bombeiros e convidados realizaram uma pausa. Ao voltar da pausa, os interatianos foram levados à área externa do quartel, onde a parte prática do treinamento foi iniciada. Os profissionais mostraram os diferentes tipos de extintores de incêndio, demonstrando sua utilização. Depois disso os presentes no treinamento puderam utilizar e experimentar a roupa de combate a incêndio, utilizando-as, os bombeiros acenderam um “botijão” de gás, o que criou uma alta labareda, os profissionais instruíram os interactianos (usando o equipamento de proteção) a chegar perto do fogo e apagar a chama com o próprio dedo. Todos os presentes puderam experimentar a técnica, isso causou grande animação entre os associados. O projeto foi encerrado e foi muito bem recebido pelos associados.
Desafios
Nenhum grande desafio foi encontrado, além de conseguir um número grande de associados para o projeto.
Metas Alcançadas
O treinamento foi feito de forma presencial contando com as fases teóricas e práticas. Mais de 5 associados e convidados estiveram presentes no treinamento.
Impactos
Esse projeto pode causar que vidas sejam salvas no futuro, sendo esse o maior impacto que podemos atingir: o salvamento de uma vida.