some image

Semana de Conscientização - Saúde Mental

23/06/2021

Clube
Interact Club de Manhuaçu

Objetivos

Colaborar para que as pessoas que convivem com transtornos psicológicos possam viver em um ambiente mais acolhedor e amigável. Se um única pessoa se inspirar pelas postagens, ela poderá transformar o mundo de alguem que lida com transtornos psicológicos todos os dias.             



Metas

Durante uma semana realizar as postagens realizadas ao assunto. Criar postagens educativas para colaborar com a conscientização sobre a saúde mental adequada



Razão do Projeto

Nos dias de hoje ainda existe um grande tabu quando se trata de saúde mental. Muitos imaginam que tratamento psicológico serve apenas para aqueles já são diagnosticados com transtornos mentais mas, da mesma forma que existem médicos especializados em ouvidos, pés e mãos existem aqueles que cuidam da nossa mente. O projeto foi desenvolvido para ajudar a acabar com esse tabu, além de mostrar as formas corretas de se lidar com alguem que apresenta sinais de transtornos psicológicos. 



Beneficiários

Diretos: a audiência das redes do Interact, que puderam se orientar mais sobre o assunto, podendo melhorar seus pensamentos e atitudes. Além de poderem compartilhar seus conhecimentos à novas pessoas.          Indiretos: as pessoas que vivem com transtornos mentais e podem conviver em um ambiente cada vez mais acolhedor.



Resumo do Projeto

O Interact Club de Manhuaçu realizou a Semana de Conscientização - Saúde Mental. Com 4 dias de publicações no total.  Com as temáticas: definição de saúde mental, sinais dos transtornos mais conhecidos, definição de alguns transtornos e frases para não reproduzir à pessoas que tem depressão.



Resultados

O projeto foi feito com cuidado e empatia, sempre tomando cuidado para que as informações fossem passadas de forma delicada, deixando sempre a vista um aviso de gatilho. 



Descrição

Na reunião do dia 17 de abril, após notarem o sucesso da primeira Semana de Conscientização (Doenças oftalmológicas) o clube iniciou o planejamento e idealização das próximas 3 edições da semana de conscientização: Autismo, Racismo e Saúde Mental. Durante a semana dos dias 9 a 14 de junho as publicações foram realizadas, as artes foram feitas pela diretoria de imagem pública do clube após a realização de pesquisas constantes sobre o assunto, que necessitava de uma maior delicadeza e cuidado para ser tratado, já que pode envolver traumas de diversas pessoas.

Descrição de cada dia:

Primeiro dia – Definição de saúde mental de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde): "A saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de dar uma contribuição para sua comunidade." “A saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais.”  “A saúde mental é parte integrante da saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental.”  “A saúde mental também é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais.”

Segundo dia – foram apresentados (após um aviso de gatilho) os sinais de transtornos psicológicos conhecidos, sendo eles: ansiedade, TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), TOC (transtorno obsessivo compulsivo) e depressão. Ao final das explicações, uma mensagem foi inserida, ela dizia: “apesar de certos sinais serem de fácil identificação, os casos podem variar, por isso é importante que o diagnóstico seja feito por um profissional, ele também ajudará a lidar com os transtornos da forma adequada.

Terceiro dia – foram mostradas (após um aviso de gatilho) as definições de alguns transtornos psicológicos, sendo eles: esquizofrenia, bipolaridade e estresse pós traumático.

Quarto dia – foram recomendados(após um aviso de gatilho)  atos a serem evitados ao conversar com uma pessoa com depressão, são eles: comparar a situação dela com a de outras pessoas; pedir pra olhar pelo lado positivo; perguntar à pessoa o que tem de errado com ela; pedir para "simplesmente seguir em frete" ou " sair dessa; dizer que não pode fazer nada por aquela pessoa; dizer que irá se sentir melhor amanhã; estigmatizar a terapia ou qualquer outro tratamento; culpar o depressivo pela sua condição; perguntar por que a pessoa não pode simplesmente ser feliz.



Desafios

Encontrar fontes confiáveis para realizar um projeto de qualidade e explicativa.



Metas Alcançadas

As postagens foram feitas em bons números e com boa qualidade. 



Impactos

Esse projeto, apesar de aparentemente silencioso, tem impactos internos na vida de diversas pessoas.



Outros Projetos