Interact Club de Manhuaçu
Objetivos
Poder ajudar a manter uma das principais cuidadoras de animais de Manhuaçu.
Metas
Conseguir bater a meta de 2000 curtidas, e como uma meta maior ainda, bater as 4316 curtidas conquistadas na primeira edição do projeto. Conseguir realizar as doações com o preço inteiramente custeado por patrocínios.
Razão do Projeto
O Interact já havia realizado uma doação à ONG Mads Defesa animal, até que, quando uma associada foi adotar sua gata de estimação, esteve em contato com Elaine, uma das participantes da ONG, que relatou a necessidade extrema de ração. O interact então decidiu repetir a campanha já realizada anteriormente dos "50 Likes = 1kg de ração" para ajuda-la.
Beneficiários
Diretos: a dona da organização, que pode ser ajudada a manter seu projeto de resgate e cuidado aos animais. Indiretos: os interactianos que sentiram enorme satisfação ao realizar a doação. Além dos associados, a presidente sentiu uma especial gratidão, já que pode ajudar o local que cuidou de sua gata nos primeiros estágios da vida.
Resumo do Projeto
O Interact Club de Manhuaçu realizou o projeto 50 likes = 1kg de ração em duas partes: a publicação da campanha e a doação da ração para Elaine, protetora de animais em Manhuaçu.
Resultados
O projeto foi feito com grande êxito, 90 kg de ração puderam ser doados. Essa doação do Interact colaborou para que um projeto com mais de 40 gatos e 70 cachorros fosse mantido.
Descrição
Ao ir até a casa da protetora de animais Elaine para adotar sua gata de estimação, a presidente Maria Clara recebeu um pedido de ajuda da cuidadora, Elaine relatou a dificuldade para manter o projeto de tratamento e adoção de animais, já que durante a pandemia o número de doações diminuiu. Pensando no pedido de Elaine, no dia 2 de março o Interact reproduziu em suas redes sociais o projeto 50 likes = 1 Quilo de Ração, o processo de divulgação se iniciou imediatamente, sendo compartilhado em grupos de mensagem, stories e diversos outros meios. O projeto recebeu grande apoio não apenas do clube e do distrito, mas também de muitas pessoas que não conheciam o Interact. Essa iniciativa pôde ajudar Elaine a receber a doação de ração e também ajudou no alcance e imagem pública do Interact, levando o nome do clube a pessoas que possivelmente não sabiam nada sobre o Interact. 6 dias depois da abertura da publicação a contagem de curtidas foi parada, a postagem se encerrou com 4460 likes (o equivalente a 89,2 kg de ração). Outras informações sobre a publicação: ela teve mais de 1200 compartilhamentos e alcançou 6065 contas, das quais 95% não seguiam o instagram do clube. Após o encerramento da postagem a busca por patrocinadores para o projeto se iniciou. Devido ao período de quarentena, as empresas tem maior dificuldade em aceitar pedidos de patrocínio para doações, apesar da dificuldade e demora para encontrar patrocinadores, o Interact conseguiu o patrocínio de 200 reais da faculdade Unifacig, 150 doados do Rotary Club de Manhuaçu e 95 reais doados de pais de interactianos. Esse dinheiro foi usado para a compra de 50 quilos de ração para cachorro e 25 quilos de ração para gato. Além dessa doação, um dos rotarianos doou 15 quilos de ração para cachorro, sua doação foi feita após uma reunião do Rotary em que o Interact estava presente e explicou sobre o projeto de doação de ração. No dia 23 de junho, foi solicitado para que o Shopping Rural (loja de produtos animais) fizesse a entrega dos 75 quilos de ração equivalentes ao valor arrecadado em dinheiro. Elaine demonstrou enorme satisfação para com todos os membros do Interact, agradecendo pela realização do projeto.
Desafios
Um grande desafio encontrado e enfrentado nesse projeto foi a dificuldade para conseguir patrocinadores, já que as empresas tem evitado gastos "desnecessários" durante o período da pandemia.
Metas Alcançadas
Não apenas a meta de 2000 curtidas foi batida, como também a de 4316. Com incríveis 4460 curtidas, a contagem de likes foi pausada na quantidade equivalente à 89,2kg de ração.
Impactos
Após a doação, Elaine relatou imensa satisfação, narrando sua situação, quase sem emprego, ela contou como está cada vez mais difícil conseguir doações de ração e adoção para os animais.