Interact Club de Santa Maria-Dores
Endereço
Santa Maria
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Santa Maria Dores
Objetivos
Desenvolver o companheirismo e formar uma boa relação entre os associados e convidados, tendo em vista que pessoas em harmonia trabalham com mais fluidez e tranquilidade. Além disso, de certa forma, desafiar todos os membros do clube a falar em reunião, assim desenvolvendo a oratória, sabendo que existem companheiros com mais dificuldade e timidez ao falar para outras pessoas.
Metas
- Aumentar o companheirismo dos associados e convidados;
- Aumentar a comunicação do clube;
- Melhorar os Internos do clube.
Razão do Projeto
O Interact Club de Santa Maria Dores criou o projeto após perceber que estava havendo uma falta de companheirismo e integração entre os companheiros para realizar e participar de outras ações. Por isso, foi criado o “Amigo estou aqui”, para que fosse melhorada essa lacuna e, aumentar a comunicação do clube.
Beneficiários
Clube, associados e convidados.
Resumo do Projeto
O Amigo estou aqui, é um projeto para melhorar a integração interna do clube. Cada semana fica designada uma dupla para conversar e trocar experiências e depois compartilhá-las durante as reuniões.
Resultados
O projeto obteve excelentes resultados gerais. O mais visível foi que às duplas continuaram a amizade após conversarem e todos tiveram a sensação de acolhimento durante o projeto, o que facilitou para desenvolver outros durante a gestão.
Descrição
6/2021- foi feito um formulário, pela companheira Amanda, contendo o nome de todos os companheiros ativos do clube. Esse formulário iria servir para cada companheiro dizer, entre 1 a 10, sendo que 1 era de não ser nada próximo e 10 super próximo;
Depois que todos os companheiros responderam o formulário, foi criado um documento com as duplas do projeto, baseado nas respostas desse formulário de ser próximo ou não de outro companheiro do clube. Além disso, a cada semana que o amigo estou aqui era realizado, um membro da comissão de internos ficava responsável de chamar as duplas no privado e avisar, com a seguinte mensagem, que elas deveriam tentar se conhecer mais durante a semana, seja a partir de jogos ou até conversas com curiosidades descobertas: “Olá companheiro! Estamos com o projeto "Amigo estou aqui" em andamento para integrar nosso clube ao juntar pessoas que não possuem tanta intimidade, então convidamos vocês, fulano e fulano, para se conhecerem melhor, seja a partir de conversa descontraída , seja a partir de jogo online, como "gartic", "stop", uno ou outra atividade de ambas preferências. Sabemos que é difícil se abrir para novas experiências, sair da zona de conforto e fazer novas amizades, mas ao superarmos esse bloqueio evoluímos como indivíduos e formamos laços.
Por fim, para avaliar o decorrer do projeto, no dia da reunião (dia tal) vocês irão falar um pouco sobre o que acharam da experiência e sugestões para melhorá-lo.
Outrossim as duplas contavam durante as reuniões como foi a experiência, bem como gostos parecidos, etc. Por fim, foi criado pela comissão de internos um documento contendo a divisão com as seguintes duplas:
Eduardo Dalla e Amanda Beltrame(08/08/2020)
Izabele Beltrami e Stella(30/10/2020)
Júlia e Lara(12/12/2020)
Andressa e Ayana(21/03/2021)
Nicolas e Manoela(13/06/2021)
Layla e Nathalie(06/03/2021)
Virgínia e Marianna(06/02/201)
Júlia Fracesquett e Eduardo Dalla(05/05/2021)
Vitória e Maria Eduarda(30/05/2021)
Vitória e Anna Luisa(22/05/2021
Desafios
De maneira geral, o desafio encontrado durante o projeto foi que muitas das duplas acabavam não conversando muito e esquecendo o projeto.
Impactos
O Projeto tornou-se um momento importante de nossas reuniões, onde a curiosidade sobre a história de cada um motiva os sócios na busca por entender e ajudar o próximo. De histórias emocionantes à engraçadas, descobrimos pouco a pouco sobre cada um, e assim, criamos laços maiores de amizade. O fato de cada um poder falar o que sentir vontade tornou-se um momento de desabafo, e muitas vezes, de lições para os próximos.