Interact Club de Santa Maria-Dores
Endereço
Santa Maria
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Santa Maria Dores
Objetivos
O projeto tem por finalidade promover a integração entre o Interact Club de Santa Maria Dores, Rotaract Club de Santa Maria Liberdade e o Rotaract Club de Santa Maria. Para isso, almeja-se que os associados troquem experiências dentro dos seus programas e dos projetos realizados e, consequentemente, incentivem a busca por conhecimento a respeito das diferentes oportunidades que o Rotary oferece para cada caminho dentro da família rotária não apenas santa-mariense, mas em todo o globo.
Metas
- Definir data e horário que atendam a disponibilidade dos 3 clubes;
- Procurar e organizar dinâmicas online para o encontro;
- Escolher projetos para a realização de uma exposição;
- Criar um grupo no WhatsApp com todos os participantes;
- Divulgar o projeto através das redes sociais, principalmente Instagram;
Razão do Projeto
Ao final da gestão 2020-2021, aproximadamente 10 associados do Interact Club de Santa Maria Dores sairão do programa devido à chegada da maioridade. À vista disso, o II Conectando Gerações: Próxima Fase teve por finalidade reunir o Interact e os 2 clubes de Rotaract da cidade para que os associados pudessem se conhecer, entender o trabalho de cada clube e conversar sobre suas experiências. Dessa forma, a intenção é que os interactianos, principalmente aqueles que completaram 18 anos, possam pensar a respeito do seu futuro dentro da família rotária, incluindo adentrar um clube de Rotaract.
Beneficiários
Pode-se elencar como beneficiários diretos e indiretos do projeto tanto os associados do Interact Club de Santa Maria Dores quanto dos associados de ambos os clubes de Rotaract que participaram. O fortalecimento da relação é imprescindível, pois facilita a cooperação em projetos em conjunto e a transição de associados de um clube para o outro.
Resumo do Projeto
O projeto consistiu em um encontro virtual entre interactianos e rotaractianos, a fim de promover a troca de conhecimentos rotários e a integração entre os clubes da cidade de Santa Maria. Para isso, realizou-se uma exposição de projetos e dinâmicas.
Descrição
No dia 5 de abril, o Interact Club de Santa Maria Dores recebeu o convite para a realização do projeto por parte da associada Anahy Machado, do Rotaract Club de Santa Maria Liberdade. A partir do aceite, foi montado um grupo no WhatsApp para fins de planejamento, o qual teve como integrantes 2 associados de cada clube participante: Interact Club de Santa Maria Dores, Rotaract Club de Santa Maria Liberdade, Rotaract Club de Santa Maria e Rotaract Club de Santa Maria Legio Invicta. No dia 14 de abril, foi realizada a primeira reunião de desenvolvimento do “Próxima Fase”, onde decisões como as datas disponíveis e o protocolo do projeto foram debatidas. Então, no dia 2 de maio o cronograma de atividades foi finalizado, sendo tal trabalho feito pelo grupo organizador. Para que o encontro virtual também contasse com momentos de descontração e companheirismo, algumas dinâmicas foram escolhidas e apresentações de slide foram montadas, sendo adicionadas à programação no dia 20 de maio. Por fim, no dia 23 de maio, às 14:30, deu-se início ao projeto, o qual ocorreu por meio da plataforma Zoom Meetings e contou com a presença de 32 participantes. Devido ao encerramento de suas atividades, o Rotaract Club de Santa Maria Legio Invicta não compareceu ao projeto. Dado o início, foi realizado um breve protocolo de abertura e, após isso, os associados foram separados em grupos de 5, os quais foram realocados para salas separadas (Breakout Rooms). Durante 20 minutos, a proposta foi que os grupos se apresentassem uns aos outros e compartilhassem suas histórias e lembranças marcantes dentro dos seus clubes. Posteriormente, todos retornaram à sala principal e, por 30 minutos, cada clube teve a oportunidade de expor seus projetos relacionados a cada área de enfoque do Rotary International. Por fim, aconteceu a seguinte dinâmica: o grupo organizador colocava uma música por 10 segundos e o associado que completasse a letra primeiro, angariava um ponto para o seu clube. Após a conclusão do encontro, os participantes elogiaram o projeto no grupo do WhatsApp e disponibilizaram-se para que mais edições fossem promovidas.
Desafios
No geral, o maior desafio encontrado foi a incompatibilidade de horário entre os clubes para a realização do projeto. Além disso, a organização contou com a infelicidade do encerramento de atividades do Rotaract Club de Santa Maria Legio Invicta.
Impactos
Com esse projeto, pretende-se gerar bons impactos a curto e a longo prazo, tais como a melhora da comunicação entre os 3 clubes e a facilitação/acolhimento dos interactianos para entrar nos clubes de rotaract.