Interact Club de Santa Maria-Dores
Endereço
Santa Maria
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Santa Maria Dores
Objetivos
Mostrar as diferenças culturais e conscientizar uma parte da população sobre os hábitos alimentares que os diferentes países do globo possuem.
Metas
- Entrar em contato com o maior número possível de clubes de Interact;
- Receber vídeos de, pelo menos um nação, de cada continente;
- Divulgar o vídeo final nas redes sociais do clube e atingir, pelo menos, 250 visualizações;
Razão do Projeto
Tendo em vista o cenário mundial atual, de pandemia, o Interact Club de Santa Maria decidiu realizar um projeto para que os companheiros do clube e o público geral de nossas redes sociais pudessem conhecer um pouco mais sobre diferentes culturas. Além disso, o clube observou que um tópico pouco discutido era o de hábitos alimentares, sendo assim, além de mostrar as diferenças culturais, o projeto visa conscientizar acerca de tal temática.
Beneficiários
Pessoas que gravaram os vídeos, e os telespectadores que o assistiram.
Resumo do Projeto
O Food Habits Around the World foi um projeto de Serviços Internacionais do Interact Club de Santa Maria Dores que teve como principal objetivo divulgar e explicar as diferenças entre os hábitos alimentares de diferentes culturas ao redor do mundo.
Resultados
O projeto obteve excelentes resultados gerais desde quando os companheiros de outros clubes aceitaram gravar os vídeos até na hora de legendá-los e postar.
Descrição
05/02/2021- Início do projeto. Durante a reunião foi discutido como seria o planejamento, também foi montado uma equipe que ficaria responsável por chamar as pessoas que fizeram intercâmbio pelo Rotary, montar um texto com as perguntas e legendar o vídeo, que teria até 5 minutos.
06/02/2021- Foi criado um e-mail e um doc para organizar o envio dos vídeos.
10/02/2021- Divisão das funções, dentre elas:
Requisitos: Cecilia, Eduardo Dalla e Virgínia ;
Perguntas: Virgínia, Cecília e Layla;
Listagem de Clubes e pessoas para chamar: Anna Luiza, Layla e Virgínia; Legendar os vídeos: Madu e Eduardo Dalla.
13/02/2021- Atualização do projeto durante a reunião do clube e criação de uma lista com pessoas conhecidas dos associados que poderiam fazer o vídeo.
22/02/2021- Reunião com o grupo responsável pela organização do projeto. Ficou decidido que seria chamado um número x de clubes por continentes, para o vídeo não ficar muito grande sendo separado da seguinte forma:
América: Argentina, México, Peru, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Estados Unidos, Canadá e Honduras.
Europa: Alemanha, Itália, Portugal, França, Rep. Tcheca, Dinamarca, Romênia, Áustria, Eslováquia e Rússia;
Ásia: Macau, Taiwan, Índia, Líbano e China;
África: Tunísia, África do Sul e Egito;
Oceania: Austrália
Brasil:
23/02/2021- Criação das perguntas e texto que será enviado para os clubes:
“Olá, entramos em contato com NOME e ele nos passou seu contato!
Estou entrando em contato com você pois o Interact Club Santa Maria Dores está realizando um projeto sobre hábitos alimentares pelo mundo, e para isso, gostaríamos de sua colaboração!
Precisamos que você grave um vídeo respondendo as seguintes perguntas:
- Qual seu nome?
- Da onde você vem?
- No estado em que você mora existe alguma comida típica? E no seu país? (essa pergunta depende se a pessoa é brasileira ou não)
- Você considera os hábitos alimentares do lugar que você mora saudáveis?
- Você acha que a história repercutiu de forma significativa na alimentação dos dias atuais do seu país/estado?
- Você considera a culinária do seu país/estado como um patrimônio cultural imaterial?
- No seu país/estado existe alguma festa/festival relacionada(o) a alguma culinária específica?
Há algumas regras a serem seguidas, para facilitar a edição e divulgação dos vídeos:
- Ele deve ser gravado na VERTICAL;
- Deve ter duração entre 3 e 7 minutos;
- Deve ser gravado, preferencialmente, em INGLÊS, porém, caso grave em sua língua nativa, pedimos para que envie o que foi dito no texto por escrito também, para que possamos legendar de maneira correta!
Pedimos para que envie o vídeo, até dia 20 de Março para o email: [email protected]
Coloque, no assunto do email, seu nome e país de origem!
Acesse o drive abaixo para ter acesso ao documento explicando os passos de maneira mais detalhada. Caso tenha alguma dúvida, colocamo-nos à disposição para sanar elas!
https://drive.google.com/file/d/1T3uZH2n7azeYbC6n6SouCvVprbFWOKEP/view?usp=sharing
Desde já agradecemos sua atenção!
25/02/2021- A equipe do projeto começou a chamar os clubes e pessoas que poderiam participar do vídeo e ficou decidido que também poderia ser chamado pessoas que não participassem do Rotary ;
03/03/2021- Foi chamado mais companheiros de outros clubes, após conhecidos repassarem o contato de alguém que havia feito intercâmbio;
11/03/2021- Foi recebido o primeiro vídeo contando os hábitos alimentares no Rio grande do Sul;
17/03/2021- Foi feita a arte do projeto;
30/03/2021- O clube já havia recebido os vídeos de quem havia sido solicitado, dentre eles:
VIDEOS MUNDO
- Índia
- Portugal
- Eslováquia
- México
- México
- Canadá
- Africa do Sul
VIDEOS BRASIL:
- São Paulo
- Rio Grande do Sul
- Minas Gerais
28/04/2021- Começou a ser legendado os vídeos recebidos;
19/05/2021- Novos companheiros disponibilizaram-se a ajudar na legendação dos vídeos, sendo que:
- Peru: vídeo deu errado;
- África do Sul: Luizi
- Portugal: Layla
- India: Luísa
- Canadá: Arthur
- Eslováquia: Luísa
- México 01: Dandara
- México 02: Guilherme
- São Paulo: Luizi
- RS: Dandara
- Minas: Arthur
25/05/2021- Foi feita uma reunião com esses companheiros para explicar como o projeto estava sendo desenvolvido e separar quem iria legendar o que;
14/06/2021- Data final para entregar os vídeos legendados;
30/06/2021- Postagem do primeiro vídeo no instagram do clube.
Desafios
De maneira geral, a maior parte dos desafios encontrados foi na hora de encontrar pessoas que pudessem compartilhar às suas histórias, devido a timidez, e na hora de receber os vídeos, pois muitos não enviavam conforme o solicitado. Além disso, foi encontrado dificuldade na hora de legendar os vídeos, pois muitos companheiros não estavam achando tempo para fazer isso ou acabavam perdendo a legenda que havia sido feita.
Impactos
Com o projeto, é esperado que tanto a curto como a longo prazo que várias pessoas conheçam mais os hábitos culturais de outros países e continentes.