Interact Club de Mirandópolis
Endereço
Mirandópolis
SP
Brasil
Orçamento Necessário
R$ 14,00
Objetivos
Os objetivos do projeto eram divulgar informações reais e ressaltar para a comunidade, a importância da valorização do aleitamento materno.
Metas
- Firmar parceria com as estudantes Letícia Colli e Clara Fortini do curso de Nutrição da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD);
- Criar imagens para serem divulgadas nas redes sociais do clube;
- Criar panfletos com as mesmas informações para que fossem expostas na cidade;
- Realizar um Quiz nos stories do Instagram para interagir com os seguidores sobre as informações postadas.
Razão do Projeto
Estabelecido pelo Ministério da Saúde, o Agosto Dourado tem por intenção a intensificação de ações de valorização do aleitamento materno. Entretanto, muitas vezes há muitas informações equivocadas na internet e em outros meios, por isso viu-se a necessidade de buscar informações com pessoas da área - estudantes de Nutrição que disponibilizaram o conteúdo - para que fosse abordado o mais correto possível.
Beneficiários
Os beneficiários direto da ação, foram as mães e mulheres que amamentam crianças que tiveram contato com essas informações e também a comunidade que pôde conhecer um pouco mais o Agosto Dourado. Já os beneficiários indiretos, foram as estudantes que puderam divulgar o trabalho da gradução e o clube que pôde beneficiar a comunidade ao apresentar dados sobre um tema relevante em todos os momentos.
Resumo do Projeto
O mês de Agosto é representado pela cor dourada, em virtude do destaque a ações de valorização e conscientização à importância do aleitamento materno. Assim, levando em consideração a relevância do assunto e do tabu muitas vezes envolto, o clube criou imagenspara serem divulgadas nas redes sociais e panfletos que foram colados em muros e postes da cidade, a fim de levar informações concretas a população a respeito do assunto.
Resultados
Foi possível a colagem dos panfletos na cidade através da presença de 5 associadas, os posts nas redes sociais obtiveram considerável número de curtidas e foram divulgados através dos perfis pessoais dos associados também e o Quiz recebeu uma média de 50 respostas por pergunta, assim evidenciando a participação dos seguidores do Instagram do clube.
Descrição
Com a chegada do mês de agosto, em todas as Unidade Básicas de Saúde, Postos e Hospitais, muito se fala sobre o Agosto Dourado. Essa cor definida pelo Ministério da Saúde refere-se ao padrão ouro de qualidade do leite materno, assim, o mês é dedicado à conscientização e valorização do aleitamento materno.
Dada a relevância do assunto, a Companheira Presidente Lívia Colli, propôs a realização de uma ação em apoio ao mês, pois sua irmã - Letícia Colli, estudante de Nutrição da UFGD, recentemente havia realizado um trabalho junto a Clara Fortini que falava sobre a importância do leite materno. A ideia inicial foi de criar imagens para que fossem postadas nas redes sociais do clube e se possível, panfletos para serem expostos no centro da cidade. A ação foi aprovada com unanimidade pelos associados do clube.
Assim, a Comissão de Imagem Pública ficou responsável por receber o vídeo realizado pelas estudantes e filtrar as informações, para que fosse colocado as mais importantes. Com isso, foram criadas imagens contendo as seguintes informações: 1. O que é o Agosto Dourado 2. O que é aleitamento materno exclusivo. 3. Quais as técnicas corretas para a amamentação 3. Observações para que as mães fiquem atentas caso ocorra 4. O porquê da cor dourada 5. Quando o bebê deve mamar. Criada as imagens, durante a reunião a Presidente apresentou a possibilidade da realização da panflategem no centro da cidade, porém seria necessário a autorização da Presidente do Rotary Club de Mirandópolis, a qual seria solicitada pela companheira Lívia, porém a mesma já pediu para que apenas 5 associados(as) que quisessem ir se manifestassem, as companheiras Mirella Mendes, Mariana Carvalho, Maria Fernanda e Mariana Eduarda Anhani se dispobilizaram para ir junto com a Presidente.
Conseguida a autorização, a Presidente do clube padrinho apenas solicitou aos interactianos que fossem em um número reduzido, usassem máscara e tomassem todos os cuidados, em decorrência da pandemia do COVID-19. A data escolhida para a panfletagem foi o dia 14/08 um sábado às 9h - horário de fluxo reduzido no centro da cidade.
No dia da realização, a Presidente ficou responsável por imprimir os panfletos na loja CentralTec, o qual foi o orçamento total do projeto. Os cartazes foram colados em postes e muros de cidade onde geralmente há maior fluxo de pessoas. Durante a ação, a companheira Mariana, imagem pública ficou responsável por fazer os registros fotográficos nas redes sociais do clube.
Após a realização, para finalizar o projeto, surgiu a ideia da realização de um Quiz nos stories do Instagram, do tipo advinha, em que foram feitas perguntas a respeito do conteúdo postado, e colocadas alternativas para que as pessoas pudessem interagir.
Ademais, o clube recebeu bons feedbacks sobre o projeto, com elogios à iniciativa.
Desafios
Os desafios encontrados foram referente a maneira com que as informações poderiam ser mais expostas, para além das redes sociais. Entretanto, com a baixa incidência de casos de COVID-19 na cidade e a autorização da Presidente do clube padrinho, foi possível a expansão da ação para o centro da cidade.
Metas Alcançadas
Foi possível firmar a parceira, criar os panfletos e imagens para divulgar nas redes sociais e centro da cidade, o Quiz obteve participação dos seguidores e foi possível trazer o Agosto Dourado para mais perto da sociedade.
Impactos
Os impactos do projeto a curto prazo referem-se a importância de reconhecer o mês como sendo o "Agosto Dourado" e não apenas um mês comum, o Quiz também colaborou para que as informações fossem guardadas pelas pessoas. A divulgação das informações sobre o aleitamento materno, pretente impactar a longo prazo, pois com os cartazes expostos na cidade, as pessoas estarão atentas às informações.