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Olimpíadas do Interact

06/09/2021

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Clube
Interact Club de Campo Grande-Universidade

Endereço
Campo Grande
MS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Campo Grande Universidade

Objetivos

O projeto objetivou a união e conexão entre diferentes membros da família rotária, aprimorando seus contatos e provendo maior companherismo entre estes, além de melhor estabilizar o quadro interno do clube.



Metas
  • Ter a maior parte do clube participante;
  • Ter ao menos 1 pessoa fora do clube;
  • Realizar o projeto com ao menos 3 equipes.


Razão do Projeto

A origem e motivação do projeto centrou-se não somente na necessidade de uma melhor integração interna do clube, mas também no estabelecimento de um melhor contato com pessoas fora deste, tais como outros interactianos, rotaractianos ou rotarianos, de forma a aprimorar a visibilidade do clube e propor um momento de companheirismo entre os participantes.



Beneficiários

Os principais beneficiários do projeto foram os associados do clube, que puderam vivenciar um período de maior conexão entre si e, assim, aprimorar o quadro interno do clube tanto nos quesitos de integração quanto de contato com outros membros da família rotária.

Em uma perspectiva mais ampla, ressalta-se o projeto como um meio para um maior desempenho do clube para a realização de projetos futuros, beneficiando, dessa forma, a comunidade.



Resumo do Projeto

Visando não somente melhor integrar os associados do clube, mas também aprimorar sua imagem pública, atraindo atenção para ele e para o Interact, o projeto consistiu em uma competição de jogos online em equipes voltada e aberta para todos os interactianos. Nesse sentido, foi realizado durante o período vespertino do dia e contou com a presença de 17 pessoas, 10 destas pertencentes ao clube, enquanto o restante pertencente a outros clubes e mesmo outros programas, como Rotaract e Rotary, além de 1 pessoa que demonstrou interesse pela família rotária, superando as expectativas iniciais.



Resultados

O projeto encerrou-se com resultados positivos no sentido em que concretizou efetivamente as metas e objetivos estabelecidos, conseguindo criar laços e conexões mais aprimoradas e, em muitos sentidos, além do que se tinha como expectativa, viabilizando novas oportunidades de desenvolvimento do quadro interno do clube.



Descrição

O projeto caracterizou uma olimpíada/competição de jogos online em equipes. E o edital com todas as informações completas encontra-se disponível em: https://drive.google.com/file/d/1TkD-_BRj8jDLyD9w5o00InQz5YLdo7KQ/view?usp=sharing

O evento, realizado no dia 21 de agosto de 2021, fora divulgado previamente nas mídias sociais do clube com 5 dias de antecedência (a citar Instagram e Twitter) tendo como mensagem o caráter de competição e integração entre os participantes, além de disponibilzar acesso ao edital oficial das olimpíadas. Ao final de tal período, obteve-se 17 inscritos, dos quais:

  • 10 pertenciam ao clube (58.8%)
  • 4 pertenciam a outros clubes de Interact (23.5%)
  • 2 pertenciam a outros programas (11.7%)
  • 1 não fazia parte da família rotária (5.9%)

Sobre as equipes, cada uma compunha 3 pessoas, e os inscritos tiveram a possibilidade de escolher suas equipes ou inscrever-se individualmente, para ser posteriormente pareado com outras 2 aleatoriamente pela comissão organizadora. Ao fim de tal processo, cada equipe caracterizou simbolicamente um dos seguintes países, simulando uma olimpíada: Brasil, Japão, Suíça, Austrália e Alemanha.

No que se refere aos jogos, 3 foram escolhidos, e selecionados tendo em vista a possibilidade de serem jogáveis tanto por computador quanto por aparelho celular. Nesse contexto, os jogos, junto de suas descrições, foram:

I. Gartic: Gartic é um jogo on-line multijogador de desenho e ilustração. A cada  rodada, um dos jogadores (o desenhista), exclusivamente, recebe uma palavra  com o objetivo de ilustrar seu significado e fazer os outros jogadores adivinharem  a palavra original. A pontuação do desenhista é dada pela quantidade de acertos  dos outros jogadores; enquanto esses, possuem sua pontuação baseada em sua  ordem de acerto. Detalhes aprofundados e oficiais das regras encontram-se na  plataforma, disponível em: https://gartic.com.br/regras/ 

II. Stop: Stop é um jogo on-line multijogador baseado no uso do vocabulário (língua  portuguesa), em que uma das letras do alfabeto é aleatoriamente escolhida. Nesse  contexto, os jogadores possuem campos fixos a serem preenchidos, nomeados  com uma determinada categoria, onde deverão ser escritas palavras iniciadas com  a letra escolhida e que pertençam à categoria de cada campo. Detalhes  aprofundados e oficiais das regras encontram-se na plataforma, disponível em: https://stopots.com/pt/ 

III. Geotastic: Geotastic é um jogo online multijogador baseado no uso da geografia.  Os jogadores são posicionados em um mesmo local, aleatório, do planeta,  apresentados com uma tela em panorama de tal localidade, com o objetivo de que  os jogadores marquem no mapa (disponível no jogo) qual local pensam se tratar.  A pontuação é determinada com base na proximidade com o local  verdadeiro/original. Detalhes aprofundados e oficiais das regras encontram-se na plataforma, disponível em: https://geotastic.de/home

Com os jogos e equipes definidas, estas últimas foram separadas em duas salas, tanto nos jogos, quanto em breakout rooms, na plataforma Zoom Meetings, a fim de prover uma dinâmica mais aprimorada entre os jogadores. As pontuações de cada participante foram contabilizadas ao final dos jogos e por fim convertidas em uma escala de 0 a 1000 que viria a compor a nota final da equipe, que é a média aritmética simples das pontuações dos participantes. Vale ressaltar que alguns participantes não puderam participar na interidade do evento e, dessa forma, as notas ausentes não foram consideradas na nota final, e não zeradas, dessa forma não afetando o desempenho da equipe.

Ao final do evento, a comissão organizadora anunciou a premiação surpresa da equipe vencedora, que consistiu em giftcards de pedidos no aplicativo iFood, de forma que cada membro da equipe teve a oportunidade de escolher entre produtos como açaí e sorvetes.

Nesse contexto, possibilitou-se uma grande extenção de conversa e companheirismo com o encerramento do evento, concretizando na integridade as propostas e objetivos do projeto.



Desafios

O projeto teve grandes dificuldades em sua divulgação e organização, no quesito de contabilização das equipes e suas notas, mas que, felizmente, foram superados com eficácia pela comissão organizadora.



Metas Alcançadas

Todas as metas supracitadas foram alcançadas.



Impactos

Ressalta-se como impacto principal a maior estabilidade e união do clube, além de um maior contato com pessoas fora dele, possibilitando conhecer novos distritos e, portanto, realidades.



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