Interact Club de Bauru-Aeroporto
Endereço
BAURU
SP
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Bauru Aeroporto
Objetivos
O principal objetivo do projeto foi realizar um Drive-Thru para arrecadação das tampas plásticas e contatar lojas para colaborarem nas arrecadações.
Metas
Realizar duas doações até o fim do ano rotário.
Razão do Projeto
Existem muitos animais passando por necessidades nas ruas e em organizações caridosas de Bauru, estas foram prejudicadas devido à situação pandêmica nacional. Por conta disso, para evitar o aumento da superpopulação dos animais, a arrecadação de tampas plásticas assiste os protetores a continuarem os mantendo e possibilita a ajuda e resgate de mais animais. Além de contribuir para a diminuição do lixo ao reciclar os materiais arrecadados.
Beneficiários
Os beneficiários diretos são os animais resgatados, que são castrados ou possuem outros tratamentos com o dinheiro arrecadado. Os beneficiários indiretos são os tutores dos animais, dos quais frequentemente possuem suas vidas pessoais prejudicadas pelo esforço necessário com o trabalho comunitário.
Resumo do Projeto
O projeto Tampatinhas é voltado à arrecadação contínua de tampas plásticas em apoio ao grupo EcoPatinhas de Bauru, que vende as doações, assim destinadas à castração de animais resgatados por cuidadores independentes de Bauru.
Resultados
As tampas arrecadadas não foram contabilizadas pela demasiada quantidade e tempo necessário, porém estima-se mais de duzentas em seis pacotes como caixas e sacolas.
Descrição
O projeto iniciou-se com os associados arrecadando tampas plásticas por conta própria, após conhecerem o grupo Ecopatinhas numa ação realizada anteriormente. Desse modo, o organizamento começou durante uma reunião ordinária, em que os associados conversaram sobre possíveis lugares comerciais para pedir colaboração com a arrecadação, por meio de caixas e potes para armazenar as tampas.
Em sequência, o clube decidiu contatar o Bar Skina, Açaí Mania, Rodrigos Espetinhos e o Colégio Esquema Único, cujo último seria onde ocorreria a realização final da arrecadação, por meio de um Drive-Thru, no dia dez de abril pela manhã. Após definir quais associados fariam contato com os lugares, a Imagem Pública fez uma imagem de divulgação para postagem no Instagram e outra para colagem nas caixas de arrecadação, possuindo informações sobre as tampas arrecadadas e o clube realizador. Os mesmos associados que contataram as lojas, encarregaram-se de imprimir as imagens para as caixas e encaminhá-las para determinado local. Assim, no dia marcado do Drive-Thru, deveriam buscar as caixas e encaminhar para a escola.
A realização ocorreu como planejado, com a presença de três associados e a conselheira Joyce Cano, e posteriormente as arrecadações foram levadas para a casa de Joyce, na mesma tarde transportadas para a casa de uma organizadora do Ecopatinhas.
Desafios
Uma das lojas convidadas a participar do projeto não obteve arrecadações por conta da pouca clientela presencial durante a pandemia.
Impactos
As doações ajudaram diretamente animais carentes e aumentaram o alcance da visibilidade dos grupos realizadores na comunidade.