Interact Club de Iturama
Endereço
Iturama
MG
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Iturama
Objetivos
Ajudar os associados a lidarem com as perdas durante a pandemia e trabalhar o setembro amarelo com um tema recente, perdas e isolamento social.
Metas
- Convidar palestrante
- Instigar empatia nos associados
- Ajudar aqueles que tiveram perdas recentes durante a pandemia
- Trabalhar o setembro amarelo com um tema recente que é a pandemia e seus impactos
Razão do Projeto
O projeto surgiu devido a grande quantidade de mortes na pandemia, principalmente dentro da família rotária de Iturama e associados ao Interact. Muitas vezes ficamos desolados com a partida de pessoas importantes, ou não sabemos lidar com a perda do outro e tudo isso ligado com o fato de ainda estarmos em isolamento; sendo assim, o projeto surgiu com o intuito de nos ajudar a lidar com o misto de sentimentos durante esse momento.
Beneficiários
Como beneficiários diretos tivemos nossos associados que puderam ter um auxílio de como lidar com suas próprias perdas e como ter empatia com o próximo. Como beneficiários indiretos temos todas as pessoas que terão contato com os nossos associados e que sentiram essa empatia diante de suas perdas.
Resumo do Projeto
O projeto contou com a companheira rotaractiana e psicóloga, Nayme Malta, que usou da palestra “Como lidar com as perdas durante a pandemia?” relacionada ao Setembro Amarelo para dar dicas de como lidar com a perda de tantas pessoas queridas durante a pandemia e como ser empático com o próximo.
Resultados
- Presença de 15 companheiros da família rotária de Iturama.
- A palestra foi gravada para companheiros que não puderam assistir.
- Ajuda mútua entre o palestrante e o clube. Além de nos ajudar com esse tema delicado, a psicóloga também pode divulgar seu trabalho entre os companheiros e em nossas redes sociais.
Descrição
Ao observar o impacto da pandemia e as perdas recentes de familiares de alguns companheiros do clube devido a COVID-19 decidimos usar o momento do setembro amarelo para falar um pouco sobre esses sentimentos em maio a pandemia e isolamento social. O convite à palestrante, rotariana, rotaractiana e psicóloga, Nayme Malta, foi feito no dia 6 de novembro e aceito no mesmo dia. No dia seguinte, 07/09, a presidente comunicou sobre o projeto e que a palestra seria realizada no dia 14/09 às 19:00 por meio da plataforma Google Meet. A palestrante teve o prazo de 7 dias para a construção de sua palestra e tudo correu bem. Estavam presentes um total de 15 pessoas, foi visível a interação dos associados; no momento da palestra foi possível perceber por meio de comentários no chat que alguns companheiros se sentiram à vontade para falar de suas perdas e demonstrar empatia ao próximo.
Desafios
Encontrar o palestrante foi o maior desafio, porem foi solucionado dentro do prazo esperado.
Metas Alcançadas
- Convidar palestrante
- Instigar empatia nos associados
- Ajudar aqueles que tiveram perdas recentes durante a pandemia
- Trabalhar o setembro amarelo com um tema recente que é a pandemia e seus impactos
Impactos
Gerou empatia e ajudou os companheiros a lidarem com sentimentos angustiantes da perda. Assim pudemos consolar uns aos outros e criar mais intimidade, mostrar o real sentimento de família que está ao lado para dar suporte durante os problemas. Além de divulgar o trabalho da psicóloga e companheira Nayme Malta.