Interact Club de Independência
Objetivos
- O objetivo geral do projeto foi realizar um projeto que abrangesse o tema do bimestre comemorativo de Julho e Agosto: Paz e Resolução de Conflitos. Também, o intuito do projeto foi promover uma troca de culturas entre países de diferentes realidades e trazer uma maior compreensão internacional entre as distinções dos dois países e de suas movimentações sociais.
Metas
-Englobar o tema comemorativo: Paz e Resolução de Conflitos
-Mostrar aos interactianos do clube a grandiosidade que é o programa do Interact
-Trazer compreensão internacional acerca dos conflitos que Portugal e Brasil estabelecem
-Compreender as singularidades de cada país e seu lado da história, bem como analisar as nossas semelhanças.
-Conhecer um clube de outro país com fácil comunicação.
Razão do Projeto
- Visando colocar em prática a proposta distrital do mês comemorativo do tema de Paz e Resolução de Conflitos, o Interact Club de Independência refletiu acerca dos antigos conflitos entre os países de Brasil e Portugal, e da necessidade de discutir sobre esses e dos atuais problemas das respectivas nações.
Beneficiários
- O público alvo foram os integrantes do Interact Club de Independência e do Interact Club de Oeiras, de Portugal.
Resumo do Projeto
Reunião com um clube de Portugal para integração e tratar de resolução de conflitos internacionais.
Resultados
Conseguimos nos divertir bastante conhecendo um clube de outro país, além de que pudemos discutir acerca de assuntos internacionais que ligam os dois países.
Descrição
A ideia do projeto surgiu na primeira reunião da gestão 21-22, visando elaborar um projeto que colocasse em prática a proposta do mês comemorativo de paz e resolução de conflitos. Assim, a companheira e diretora de Internacionais, Bruna Pires, sugeriu a realização de uma reunião integrativa com um clube de Portugal, em que seria abordado as questões antepassadas entre os dois países, falando sobre os impactos da colonização no nosso país e como o país deles lida com tal situação. Com isso, a companheira que sugeriu a ideia, juntamente com a comissão, entrou em contato com o Interact Club de Oeiras, combinando um dia para a realização dessa reunião. O dia decidido foi no domingo, 11/07, às 15h de Brasília, Distrito Federal. Então, nesse dia, realizamos a reunião entre os dois clubes, participando entre 13 a 16 associados do clube de Independência e 8 do clube de Oeiras. Na oportunidade, tivemos um momento para cada clube apresentar sua história e seus projetos, e nesse momento, descobrimos que os dois clubes foram fundados no mesmo ano. Também, falamos acerca da colonização portuguesa nas Américas e as complicações do Brasil Colônia, bem como os conflitos ingleses que Portugal mantinha. Além disso, foi discutido acerca dos problemas sociais existentes em cada país. Apesar de se tratar de um tema polêmico, a reunião durou aproximadamente 3 horas e foi muito divertida, pois, além de proporcionar a observação de um diferente olhar sobre o papel de Portugal na colonização, nos fez refletir acerca das nossas similaridades e singularidades, promovendo uma conversa respeitosa e amigável. Por fim, é possível destacar que todos do clube se sentiram felizes em participar, afirmando que se divertiram muito, e também, continuamos a manter contato com os interactianos de Oeiras, formando fortes vínculos internacionais para futuros projetos.
Desafios
- Nesse projeto, não houveram complicações na organização e realização, a comunicação foi fácil e a reunião muito proveitosa.