some image

Piquenique Literário

05/10/2021

Clube
Interact Club de Santa Maria-Dores

Endereço
Santa Maria
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Santa Maria Dores

Objetivos

 

O projeto tem por objetivo promover e incentivar a leitura nas crianças da comunidade, por meio de atividades lúdicas, realizadas de maneira semelhante a piqueniques.

 

 



Metas
  1. Encontrar, contatar e firmar parceria com escolas municipais para a realização do projeto;
  2. Definir uma temática diferente para cada encontro;
  3. Elaborar dinâmicas e atividades para serem realizadas com as crianças a partir do tema pré definido;
  4. Garantir que os protocolos profiláticos contra a Covid-19 sejam seguidos, tanto pelas crianças como pelos companheiros presentes;
  5. Realizar uma escala de 2 associados por edição.
  6. Doar 3 obras literárias ao acervo do projeto.
  7. Preparar lanches para o piquenique.
  8. Combinar meios de locomoção até as localidades do projeto;
  9. Dividir igualmente entre os clubes participantes os custos totais;


Razão do Projeto

 

Minimizar a dificuldade de leitura, de comunicação e a falta de acesso a livros, além de exercitar a criatividade e a imaginação dos alunos participantes;

 

 



Beneficiários

Crianças na faixa etária entre 8 e 10 anos, alunas das escolas EMEF Chácara das Flores e EMEF Nossa Senhora da Conceição, sendo que em cada edição serão 12 alunos.



Descrição

No dia 11 de agosto, o companheiro Reinaldo Guidolin, associado ao Rotary Club de Santa Maria Dores, entrou em contato com a companheira Júlia Garcia, Presidente do Interact Club de Santa Maria Dores, a fim de convidá-la para uma reunião de apresentação da ideia do projeto. Tal reunião se deu no dia 13 de agosto, às 16 horas, na casa da companheira Zoely, associada do Rotary Club de Santa Maria. Na reunião estavam representantes dos clubes de Rotary supracitados e, ainda, representantes do Rotaract Club de Santa Maria Liberdade e Rotaract Club de Santa Maria. Assim, os seguintes detalhes foram acertados:

Duração: 3 horas;

Como: Atividades que despertem e desenvolvam nas crianças o hábito de leitura; seleção de livros clássicos e contemporâneos através de doações e aquisições dos clubes participantes; contação de histórias por meio da caracterização dos participantes do projeto que representarão algum personagem da literatura infantil; Desenho + Lanche + Leitura de Livros;

Quanto: As despesas do projeto serão custeadas por meio de patrocínios, doações através das redes sociais do clube e algumas obras serão adquiridas com recursos do caixa do clube;

Participantes: Crianças na faixa etária entre 8 e 10 anos, sendo que em cada edição serão 12 alunos.

Livros: Todos os livros que forem arrecadados no projeto terão um papel importante, os selecionados pela comissão organizadora do projeto irão integrar o acervo permanente, já os demais serão disponibilizados aos participantes para que no fim de cada edição eles possam levar um exemplar para casa. 

Lanche: Os alimentos que serão servidos tem como objetivo agradar as crianças, serem nutritivos e fáceis de servir. EX: Uma fruta (banana, maçã, pêssego, bergamota, goiaba,...), sanduíche, bolo fatiado, mini cachorro-quente, pipoca, ...bebidas, como: achocolatado, suco, refrigerante,  ...

Escolas Participantes:EMEF Chácara das Flores e EMEF Nossa Senhora da Conceição;

Calendário:

Dia

Edição

01 de outubro

Primeira

08 de outubro

Segunda

22 de outubro

Terceira

05 de novembro

Quarta

19 de novembro

Quinta

03 de dezembro

Sexta

17 de dezembro

Sétima

17 de dezembro

Oitava

Transporte:Sob a responsabilidade do Rotary.

Espaços: APUSM e Praça CEU

Espelho da Programação do Projeto:

13h30 – Saída da Escola até o destino

14h – Quebra Gelo com os personagens literários

14h15 – Contação de Histórias

15h – Hora do Desenho

15h30 – Leitura ao ar livre

16h15 – Lanche

 17h – Retorno para a escola

Equipe de Apoio:

- 2 Rotarianos (RC Santa Maria ou RC Santa Maria Dores)

- 3 Rotaractianos (RTC Santa Maria ou RTC Santa Maria Liberdade)

- 2 Interactianos (IC Santa Maria Dores)



Após a definição dos aspectos básicos, a companheira Júlia repassou a ideia do projeto em reunião ordinária do clube, a fim de que os associados ficassem cientes e demonstrassem seu apoio ou não. Tendo agradado o clube, foi definido que os 2 interactianos presentes na primeira edição seriam as associadas Andressa Juliani e Amanda Baccin. No dia 26 de agosto, realizou-se uma segunda reunião para rever as pendências do projeto, no qual o clube foi representado pelo Vice-Diretor de Protocolo Gabriel Murillo. Na ocasião, decidiu-se que a temática da 1° edição seria lendas e contos gaúchos, uma vez que a data seria próxima à celebração do 20 de setembro. Além disso, o Interact ficou responsável dentro do projeto pela organização de “quebra-gelos” com as crianças, como brincadeiras e dinâmicas de integração e pela doação de 3 obras literárias, as quais se deram por doações dos próprios associados do clube . A última reunião de planejamento ocorreu no dia 19 de setembro, na qual foram catalogados os livros que seriam disponibilizados às crianças e pendências finais resolvidas. Finalmente, no dia 1 de outubro se deu a 1° edição do Piquenique Literário. 

As próximas edições do projeto e os associados representantes foram: 

22/10 - Halloween: Andressa Juliani 

05/11 - Animais: Thayná Weissbach e Isabela Germani 

03/12 - Inclusão: Júlia Garcia e Ana Guerra

 

17/12 - Natal: Dandara Ceretta, Thayná Weissbach, Isabela Germani

Para a última edição do ano, optou-se pela temática natalina. Como é um tema de maior complexidade, no dia 26 de novembro o rotariano Reinaldo Guidolin convocou os representantes do clube para uma reunião de organização, a qual se deu no dia 27 de novembro às 16 horas. Na ocasião decidiu-se os seguintes aspectos: 

-Estimamos em 80 crianças, considerando as 2 turmas da N.S Conceição e da Chácara das Flores

- Horário: 13:30 até 17:30 (será conversado com as diretorias para que elas nos cedam mais tempo com as crianças nesse dia)

- Serão 5 ilhas ( Anfiteatro com a contação de histórias, Quadra com atividades físicas e brinquedos, Oficina do Papai Noel, Lanche e uma ilha da parte artística com desenhos e construção de artefatos de Natal)

- Cada ilha terá um líder de algum clube para coordenar de maneira geral, mas a ideia é que no fim seja tudo integrado. 

- Time de Imagem Pública com 3 companheiros que irão circular pelas ilhas 

- Pipocas e Algodão doce tentaremos desconto caso a gente adquira os insumos e terá suco de uva/laranja em bombonas. Além disso, tem lanche com bolo, cachorro quente e água. 



- Tivemos a ideia de ter um Papai Noel tradicional e um “praieiro” que chegaria de bug

- Todos com touquinhas de Natal e camisetas dos clubes no dia

- De lembrancinha do projeto serão dadas bolas personalizadas com a logo, que serão de responsabilidade da companheira Roberta pesquisar e orçar. 

 

O clube ficou responsável por organizar a ilha da quadra com atividades físicas. Devido a imprevistos com prazos e valores muito altos, algumas ideias foram descartadas e substituídas. Ao invés de bolas personalizadas, foram dados mini panetones para cada criança. Além disso, os equipamentos para pipoca e algodão doce foram emprestados pela rotariana Dóris de Moraes, tivemos apenas um Papai Noel tradicional e apenas conseguiu-se uma cama elástica, sendo de responsabilidade do Interact planejar mais atividades. 

Portanto, para o melhor funcionamento, as associadas que se voluntariaram para a edição criaram um grupo no WhatsApp no dia 16 de dezembro. Entre as brincadeiras pensadas estavam: pular corda, pega bandeira, amarelinha, elefante colorido e estátua. As demais ilhas foram divididas entre os demais clubes participantes. Sendo assim, a última edição do ano ocorreu na Praça CEU, encerrando com sucesso o projeto no primeiro semestre. 



Desafios

 

O maior desafio foi a comunicação com as escolas. Além disso, a garantia do cumprimento das medidas sanitárias por parte de todos os envolvidos e, principalmente, das crianças também foi um desafio.

 

 



Outros Projetos