some image

Setembro Amarelo: Campanha pela valorização da vida

10/10/2021

  • some image
Clube
Interact Club de Astorga

Endereço
Astorga
PR
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Astorga

Orçamento Necessário
R$ 108,09

Objetivos

O maior objetivo foi informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Além disso, também foi considerado a união entre os jovens de diferentes organizações da cidade.



Metas

Realizar uma parceria com outras organizações fora da família rotária.



Razão do Projeto

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. Dado isso, o Interact Club de Astorga promoveu uma palestra, em conjunto com o Rotaract, DeMolay e Arco Íris da cidade, abordados temas como depressão e ansieade durante a pandemia, como ajudar alguém que sofre de depressão, e técnicas para amenizar a ansieade, cumprindo, assim, com o propósito da campanha. 



Beneficiários

Os beneficiários diretos foram os jovens presentes na palestra. Além desses, a psicóloga que ministrou a palestra também pode divulgar seu trabalho.



Resumo do Projeto

Durante o mês de Setembro, o Interact Club de Astorga realizou uma palestra envolvendo o Setembro Amarelo, com o Rotaract, Arco íris e DeMolay, ministratada por uma psicóloga da cidade, na Casa da Amizade. 



Resultados

A palestra contou com a presença de, aproximandamente, 45 jovens, os quais aprovaram muito o projeto proposto pelo Interact.



Descrição

No dia 04 de setembro, durante a reunião do clube, os associados decidiram realizar uma palestra presencial, envolvendo os jovens do Interact, Rotaract, Arco Íris e DeMolay, sobre o Setembro Amarelo. Com isso, entraram em contato com uma psicóloga, para que ministrasse a palestra no dia 25 de setembra, a qual confirmou sua presença. Com isso, a presidente do clube, Lívia Apolônio, convidou os líderes dos clube supracitados. Após, foi combinado que os clubes ajudariam financeiramente na compra de salgadinhos e o Interact investiu sozinho na compra de sementes de girassol, saquinhos de embrulho e bilhetinhos, como uma "lembrancinha" para os visitantes. A palestra ocorreu na Casa da Amizade, cumprindo as regras contra a proliferação do coronavírus. Foi comprado, por fim, uma flor e chocolates para presentear a psicóloga palestrante.



Desafios

O maior desafio encontrado foi definir uma data em que todos os clubes e a psicóloga pudessem estar presentes.



Metas Alcançadas

Realizar uma parceria com outras organizações fora da família rotária.



Impactos

Durante a palestra, foi possível compreender mais sobre os impactos da pandemia na saúde mental de jovens e como auxiliar uma pessoa que sofre de depressão e pensamentos suicidas. Apesar de ser um tema complicado, a pscicóloga conseguiu repassar sua mensagem de forma muito profissional e acolhedora.



Outros Projetos