Interact Club de Araçuaí
Endereço
Araçuaí
MG
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Araçuaí
Objetivos
O clube objetivou alcançar o maior lucro possível, de forma a impulsionar o impacto através da doação do valor arrecadado ao combate à Poliomielite, salvando um maior número de vidas e entregando cada vez mais esperança e condições saudáveis a crianças de todo o mundo.
Metas
Grande participação dos associados.
Grande número de patrocinadores, para não termos tantas despesas.
Venda de 100 ingressos.
Razão do Projeto
Tendo em vista o perigo constante do vírus causador da Poliomielite, o clube decidiu realizar o projeto com a finalidade de doar o lucro para o Fundo Pólio Plus da Fundação Rotária, que por sua vez, financia a vacinação contra a doença em todo o mundo, buscando atingir a erradicação do vírus transmissor.
Beneficiários
As crianças que receberão as vacinas financiadas pela Fundação Rotária serão diretamente beneficiadas pelo projeto, possuindo uma garantia de crescimento saudável e do aproveitamento pleno de sua infância. Ademais, suas famílias se beneficiarão indiretamente a partir da saúde de seus entes e do direito de aproveitar a vida ao seu lado. Os interactianos que trabalharam com responsabilidade e disciplina no projeto também foram agraciados, aprendendo a valorizar a saúde e a importância das vacinas, além de desenvolverem suas habilidades dentro do clube, podendo aplicá-las também em suas vidas profissionais e estudantis. Por fim, o Interact Club de Araçuaí contou com a disseminação dos ideais rotários na cidade e na divulgação em grande escala do Programa, feita através de panfletos entregues juntos com os kits de café da tarde.
Resumo do Projeto
O "Tardezinha Mineira" foi um projeto desenvolvido com muito cuidado e atenção. Com o objetivo de alcançar o maior lucro possível, os associados do Interact Club de Araçuaí venderam kits de café da tarde no valor de quinze reais. O dinheiro arrecadado será doado para a erradicação da Poliomielite, ou seja, para o Fundo Pólio Plus.
Resultados
Ao fim do Tardezinha Mineira, o principal resultado foi o valor arrecadado de R$ 1290,00. Além disso, a interação proporcionada aos associados impactou muito em suas trajetórias rotárias.
Descrição
No dia quatro de julho, domingo, em uma reunião do Conselho Diretor, surgiram as primeiras ideias para o projeto apelidado de "Cafezinho". Nessa reunião, foi decidido a venda de comidas típicas de Minas Gerais, porém, ainda ficou em desenvolvimento: o que seria realmente vendido, o local para a sua realização e a forma em que venderíamos os produtos. Na primeira reunião do mês, dia seis, apresentou-se ao clube as ideias para o projeto. Ao serem questionados sobre a realização da venda, todos os associados concordaram e se dispuseram em colaborar. A partir daí, foram dias de muito planejamento e organização. Foi extremamente importante a ajuda dos patrocinadores da cidade, no dia 12 de agosto, as interactianas Laura Passos, líder da Comissão de Patrocínios, e Letícia Mota, Presidente do clube, foram às ruas para receber o dinheiro, que que totalizou seiscentos e setenta reais. Esse alto quantitativo permitiu que as despesas com a produção fossem quitadas. Com o aproximar da data de realização, dividiu-se turnos de pessoas que iriam se alternando para organizar e produzir os alimentos. Foram vendidos kits com: bolo, biscoito de polvilho, suco, rosquinha, pão de queijo e doce de leite. No dia treze de agosto, o primeiro turno se encontrou na casa da interactiana Laura para fazer os pães de queijo. No sábado, dia quatorze, foram embalados os doces de leite e os biscoitos. No dia oficial do projeto, quinze de agosto, o clube organizou as tarefas e fez um "checklist" com os turnos divididos. O turno da manhã responsabilizou-se por assar os bolos e os pães de queijo, fazer o suco e montar os kits. O da tarde ficou encarregado de organizar o local de distribuição e realizá-la. Com todo o preparo já feito, o projeto iniciou-se às 14:30 e terminou às 18:30, em um formato de Drive-Thru, na garagem da rotariana e Conselheira, Maliha Ezzat. Foi um projeto que teve um envolvimento muito grande dos interactianos e de suas famílias, que estavam dispostas a ajudarem. Todos unidos pelo propósito de servir, a fim de conseguir arrecadar dinheiro para ser enviado para o programa End Pólio Now e prevenir que crianças sejam acometidas pelo vírus mortal da Poliomielite. Ao final das vendas, haviam sidos distribuídos 86 kits, totalizando um lucro de 1290,00 reais. Ao ser convertido em quantidade de vacinas, o valor será suficiente para a imunização completa de mais de quatrocentas e dez crianças em todo o mundo. Por fim, muitos elogios foram recebidos pelo clube.
Desafios
A realização do projeto financeiro em meio a pandemia de covid-19 esbarrou em problemas relacionados principalmente com a disposição dos comerciantes da cidade em apoiar financeiramente a venda. Receosos com a diminuição do fluxo de vendas, muitos não patrocinaram o clube. Contudo, com a persistência da Comissão de Patrocínios, foi alcançado um elevado nível de arrecadações que foram suficientes para cobrir todo o custo de produção dos kits vendidos.
Metas Alcançadas
O clube conseguiu com que todos os associados se envolvessem no projeto, além da venda de 86 dos 100 ingressos e da arrecadação de patrocínios, que foi suficiente para cobrir todas as despesas de produção.
Impactos
Os impactos desse projeto foram os melhores possíveis. Com o lucro de R$ 1290,00 o clube foi capaz de salvar quatrocentas vidas de crianças que serão imunizadas contra a Poliomielite. O principal impacto deixado pelo Tardezinha Mineira é a garantia de um desenvolvimento saudável à centenas de crianças, além do direito de seus familiares aproveitarem a vida ao seu lado. Por fim, o legado deixado aos colaboradores, externos e internos, com certeza impactou suas vidas, o sentimento de integração e do ideal de servir despertou dentro de cada associado no decorrer do projeto, e a vontade de ajudar a fazer a diferença foi acesa na comunidade de Araçuaí.