Interact Club de Araçuaí
Endereço
Araçuaí
MG
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Araçuaí
Objetivos
Os objetivos principais foram de comover a população. Tanto por meio do Instagram, com a finalidade de alertar e informar, quanto por meio da distribuição das flores, com o propósito de levar uma mensagem de apoio e carinho. E através da roda de conversa com os associados, para poder demonstrar preocupação e proporcionar um momento de confraternização.
Metas
As metas para o projeto foram grande interação e participação dos associados.
Engajamento no Instagram.
Deixar a população bem-informada sobre o assunto.
Abordar o tema, de forma correta, dentro do clube.
Razão do Projeto
Unindo o propósito do clube que é servir e com a necessidade de abordar o tema (Saúde Mental), foram propostas atividades que levassem informações e ao mesmo tempo uma mensagem que o Interact gostaria de transmitir para as pessoas, sobre valorização da vida, apoio e compreensão.
Beneficiários
O projeto envolveu pessoas de fora e de dentro do clube. Portanto, com a distribuição de flores e com a propagação de conhecimento sobre a temática, os envolvidos obtiveram noção e foram alertados sobre os cuidados que devem ter em relação a essa questão. E com o bate-papo entre os integrantes, ao cada um compartilhar seus pensamentos e experiências.
Resumo do Projeto
Tendo em vista a importância de se discutir e debater o tema sobre Setembro Amarelo, o Interact Club de Araçuaí elaborou um projeto que pudesse envolver os associados e levar a campanha à população da cidade. Foram desenvolvidos posts no Instagram, que tinham o objetivo de informar sobre as doenças crônicas psicológicas. Com o intuito de levar uma dose de amor e carinho, foi feita a distribuição de flores de papel. E também foi realizada uma roda de conversa entre os interactianos, para debater e entender o assunto, além de criar uma abertura para o relato de situações vividas e proporcionar uma interação entre os presentes.
Resultados
O projeto foi muito bem elaborado. Ele foi dividido em três partes: a divulgação de informações pelo Instagram, distribuição de flores nas ruas da cidade e uma roda de conversa entre os interactianos. Em cada uma dessas atividades foram distribuídas tarefas cujo grupos de associados ficaram responsáveis por sua execução. Durante o desenvolvimento do projeto pôde ser notada uma disposição e disciplina entre aqueles que se comprometeram com o sucesso do projeto.
Descrição
Na reunião do dia 17 de agosto de 2021, surgiram as primeiras discussões para o projeto cujo tema seria a Campanha do Setembro Amarelo. Surgiram muitas ideias para a realização, e depois de muito ser pensado, foi concluído que o projeto seria dividido em ramificações. Com o objetivo principal de propagar informações, envolver a comunidade e promover uma interação entre os interactianos, foram propostas as seguintes atividades: a divulgação de posts no Instagram, distribuição de flores de papel e uma roda de conversa como um projeto interno. Ao final da reunião, foi estabelecida a programação e a divisão de tarefas para a obtenção de um efeito satisfatório. Ainda na terça-feira, foi criado um grupo de comissão através do aplicativo WhatsApp, onde foram estabelecidos horários e dias para a execução de cada etapa.
Na segunda-feira, dia 06 de setembro, a Vice-Diretora de Protocolo, Giulia Maioline, comprou os materiais necessários para a confecção das flores de papel. E logo no dia seguinte, na casa da Presidente do clube, Letícia Mota, os interactianos Lucas Carmona e Giulia Maioline, iniciaram a produção.
No dia 08, quarta-feira, os Diretores de Imagem Pública, Lucas Gonçalves e Maria Clara Otoni, elaboraram e postaram a primeira publicação do tema na qual é explicada a origem do termo Setembro Amarelo. E na quinta foi finalizada a fabricação das flores.
Nos dias 17 e 21 foram realizados os dois últimos posts da programação, cujo temas eram depressão e transtornos alimentares.
Na semana seguinte, dia 18 de setembro, sábado, ocorreu a distribuição das flores produzidas. Foram divididos grupos entre os associados presentes, para oferecê-las e espalhar palavras de carinho e, ao mesmo tempo, transmitir a mensagem do Interact.
No próximo sábado foi concluída a última etapa do projeto. A roda de conversa aconteceu na casa da Rotariana e Conselheira Maliha Ezzat. O propósito dessa confraternização foi oferecer a cada um, uma oportunidade de reflexão e desabafos, e para contribuir com a leveza e o momento de interação entre os associados e aspirantes, cada um levou uma comida ou bebida de sua preferência para serem compartilhados, proporcionando um momento único e especial.
Desafios
Por ter sido um projeto bem elaborado, não foram encontrados obstáculos ao longo da preparação e execução do projeto, em razão do comprometimento dos associados para que houvesse um resultado satisfatório.
Metas Alcançadas
As metas alcançadas foram: Grande envolvimento dos Interactianos, demonstrando disposição e exaltação para o cumprimento do projeto.
Engajamento no Instagram.
As pessoas que receberam as flores transmitirem gratidão e felicidade.
Durante a roda de conversa, houve interação e muito diálogo entre os que ali estavam presentes.
Impactos
Prevenir significa “impedir que aconteça”, “evitar”. No mês de Prevenção ao suicídio e da conscientização em relação às doenças crónicas psicológicas a atitude do clube afetou diretamente as pessoas que receberam as flores e puderam sentir um acolhimento, mesmo que de longe (devido à pandemia). O habitual, seria o “Free Hugs”, porém, no período de novas adaptações, o meio de informar e ao mesmo tempo cuidar encontrado pelos associados foi através da distribuição de flores de papel em uma rua movimentada da cidade.
Outro grande feito, foi a roda de conversa entre os integrantes do Interact de Araçuaí. Não faz sentido cuidar e servir apenas os de fora, para a mudança ocorrer, é preciso amparar a todos. Por isso, o bate-papo foi imprescindível e extremamente necessário, para se conhecer melhor os limites dos outros, trocar experiências e, claro, sempre estar em alerta aos sinais.