Interact Club de Leopoldina
Endereço
Leopoldina
MG
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club
Orçamento Necessário
R$ 151,20
Objetivos
Fazer jus a campanha desse mês em Leopoldina, conscientizando e tentando acolher as pessoas o máximo que nos é possível.
Metas
As metas sobre a campanha foram as que seguem:
- Pregar cartazes em algumas escolas que estão funcionando presencialmente em Leopoldina;
- Pendurar papéis amarelos como enfeites em árvores das praças;
- Pregar placas acolhedoras no morro do Cruzeiro.
Razão do Projeto
O mês de campanha nacional de Prevenção ao Suicídio.
Beneficiários
Os beneficiários diretos foram as pessoas da comunidade que precisavam dessas mensagens e as leram.
Resumo do Projeto
Os interactianos se esforçaram para cumprir todas as etapas do projeto, confeccionando as placas e mensagens de conscientização e motivacionais que foram postas nas escolas, nas praças e no morro do Cruzeiro de Leopoldina, juntamente com a ajuda de familiares. Além disso, o Presidente e o Primeiro Secretário do clube participaram de um bate papo na radio do Colpegio Equipe de Leopoldina.
Resultados
As metas foram cumpridas e os interactianos foram muito felizes em fazer parte do projeto, inclusive envolvendo familiares na realização do último tópico, a etapa das placas.
Descrição
Primeiramente, como tradição do clube Interact de Leopoldina, foi organizada a distribuição de papéis amarelos, na escola Apogeu e no Colégio Imaculada de Leopoldina, com frases motivacionais e de conscientização sobre a campanha de prevenção ao suicídio. A autorização para este trabalho foi facilitada pela própria tradição do clube, tendo o Colégio Imaculada já acostumado a nos receber, somente sendo preciso o pedido pela mãe do Presidente do clube, Rafael Rocha, que trabalha lá como professora, e pela mãe de um dos associados ser a diretora do Apogeu. Para segunda meta, esse ano, foi muito feliz a autorização por parte da prefeitura, por meio da Secretária de Meio Ambiente, para a realização desse mesmo trabalho, mas com papéis do tamanho post-it pendurados nas árvores das praças Félix Martins e Professor Botelho Reis. Um dia depois da realização desta etapa, infelizmente, vandalizaram o trabalho na Félix Martins. Como última etapa do projeto, com madeira doada, que iria ser descartada, de uma amiga do Projeto Crias, Milena, com tinta esmalte amarela e pregos, comprados pelo clube, martelos e pincéis levados pelos associados, foram feitas placas com frases motivacionais sensíveis. No dia 02 de outubro foi a caminhada até lá com os associados, pais e familiares para pregar as placas, inclusive, após o trabalho, aproveitando o dia bonito, houve um momento de conversa entre os participantes em um bar por lá, respeitando as normas indicadas para a covid-19. Para todas as confecções do projeto, cartazes, placas e mensagens, membros do clube se juntaram em vários fins de semana na sede do clube. Tudo feito a mão. Além de todas as metas cumpridas, o Presidente Rafael Rocha juntamente com o Primeiro Secretário Bernardo Brandão foram na rádio Equipe em uma conversa frutífera sobre a prevenção ao suicídio e o Interact, com Adriana Medeiros do Colégio Equipe de Leopoldina, com a psicóloga Sofia e a aluna do 7º ano do Equipe Luiza, em convite da própria Adriana.
Desafios
O único infortúnio foi a vandalização do trabalho feito na praça Félix Martins, isso após a finalização do mesmo.
Metas Alcançadas
Todas as metas citadas foram alcançadas, apesar do disturbio do trabalho da praça.
Impactos
Envolvimento das escolas em uma campanha social importante; possivelmente, de certa forma, oferecemos algum acalento para alguém que precisasse; a própria conscientização da campanha para a comunidade; por fim, o envolvimento favorável dos interactinos e familiares no projeto.