Interact Club de Granja Viana
Endereço
Cotia - Granja Vianna
SP
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Cotia Granja Viana
Orçamento Necessário
R$ 910,00
Objetivos
O principal objetivo dessa ação foi de oportunizar a ida de crianças em situação de vulnerabilidade social para o teatro, de modo que elas participem de uma ótima atividade cultural. Para isso, também há o objetivo de fazer essa tarefa com responsabilidade, garantindo o retorno das crianças para o lar em segurança. Ademais, espera-se que os associados do clube também se beneficiem dessa ação.
Metas
A primeira e mais importante meta é fazer a ponte entre o lar e o teatro, garantindo os ingressos, autorizações dos pais e segurança do local. Além disso, é preciso garantir um transporte seguro de ida e volta para as crianças, proporcionar alimentação que atenda a todas as necessidades, auxiliar as monitoras do lar e, principalmente, assegurar o divertimento das crianças.
Razão do Projeto
As crianças acolhidas pelo Lar Fraternidade Emmanuel se encontram em níveis distintos de vulnerabilidade social e econômica. Apesar de o lar oferecer diversas opções de lazer, cultura e entretenimento, a maioria deles nunca havia assistido a uma peça de teatro ou ido ao cinema. Considerando essa situação e a importância da cultura na formação do indivíduo, o clube julgou importante e pertinente a realização de uma ação em prol do Dia das Crianças (12 de outubro) que propiciasse essa oportunidade a essas crianças.
Beneficiários
Os principais beneficiários dessa ação são as crianças do Lar Fraternidade Emmanuel (5 a 14 anos), visto que puderam assistir a uma peça de muita qualidade em uma ação totalmente viabilizada pelo clube. Esse tipo de atividade significa um momento importante na vida de jovens com pouco acesso a cultura. Além delas, os associados do clube também se beneficiaram na medida em que trata-se de uma ação nova que desafiou todos devido à complexidade de transportar crianças, mas que alegrou todos por ter dado certo e ter proporcionada tanta felicidade para as crianças.
Resumo do Projeto
O clube levou crianças do Lar Fraternidade Emmanuel (Cotia/SP) para assistir a uma peça sobre a história do "rock" no Teatro UMC (São Paulo/SP), disponibilizando transporte, alimentação e os ingressos para a peça. Além dos interactianos do clube, monitoras do lar foram acompanhando as crianças.
Resultados
Deu tudo certo na ação, do início ao fim. Todas as crianças se divertiram e agradeceram muito, não houve problemas com as vans ou com os motoristas, nem com o teatro. As monitoras do lar ficaram admiradas com a ação e demonstraram interesse em realizar mais projetos com o clube. Como a maior parte dos custos foi coberta por um patrocinador de fora do interact, não houve grandes impactos no caixa do clube.
Descrição
A ideia para a ação surgiu de uma associada que possui acesso a ingressos do teatro, já que seu pai é dono de um. Por isso, o clube não precisou arcar com os custos dos ingressos. Na sequência, foi feito o contato com uma instituição para saber se eles estavam interessados na atividade e quantas crianças eles atendiam. Uma vez decidida a instituição que seria beneficiada pela ação, iniciou-se a busca por transporte. Foi preciso encontrar um serviço que pudessem levar 40 pessoas (35 crianças mais 5 monitores). Quando contatamos o transporte (3 vans escolares com capacidade de 15 lugares cada) e definimos o preço, foi preciso encontrar um patrocinador. No final, um patrocinador que não quis se identificar pagou os 900 reais (300 para cada van) do transporte. Foi formulado um contrato para o transporte que foi assinado pela contratante (assistente social do lar) e contratado (uma das motoristas representando os três). As autorizações para o passeio foram formuladas pelo lar e devidamente assinadas pelos pais das crianças. Às vésperas da ação, foram organizados kits de alimentação para as crianças, monitoras e os motoristas das vans, também pagos pelo patrocinador. No dia da ação (12/10), a presidente do clube foi até o lar fazer a organização do transporte, enquanto três associadas esperavam no teatro para receber as crianças e organizar a entrada na peça. Os contratos foram assinados na hora, embora já houvessem sido analisados por quem iria assinar, e as autorizações foram conferidas e recolhidas. Após as crianças e as monitoras do lar serem instaladas nas vans, foi feita uma lista para controle de quem estava em cada van. A presidente do clube foi em um carro acompanhando as vans. Quando as vans chegaram no teatro, foi feita nova contagem das crianças. Não demorou para que elas se instalassem nos lugares para assistirem à peça. Sempre havia interactianos e monitores do lar de olho nas crianças. Já na volta, somente as monitoras foram acompanhando as vans. Todos chegaram são e salvos. Foi prestado apoio para todos os envolvidos - crianças, monitoras, motoristas, teatro e interactianos.
Desafios
O principal desafio foi o orçamento da ação, que não poderia ser coberto pelo caixa do clube. Além disso, o fato de lidar com a vida de crianças também foi um enorme desafio. Havia a preocupação com o envolvimento do interact em uma ação tão complexa, especialmente com o transporte. Durante a ação, houve apenas o receio de acontecer algo com as vans e com as crianças durante a peça.
Metas Alcançadas
Todas as mencionadas anteriormente.
Impactos
Muito aprendizado para o clube, uma vez que foi a primeira ação desse porte realizada. Os associados entenderam a complexidade e certamente estão preparados para fazer um novo projeto parecido. As crianças se deram muito bem com as associadas que estavam presentes e, portanto, houve divulgação dos trabalhos do Interact na região. No entanto, o melhor impacto foi a felicidade das crianças ao assistirem à peça. Todos, sem exceção, levantaram-se para dançar e nenhum saiu sem um sorriso no rosto. Esse projeto melhorou a organização do clube e provou a capacidade de realizar ações cada vez maiores e de maior impacto.