Interact Club de Leopoldina
Endereço
Leopoldina
MG
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club
Orçamento Necessário
R$ 48,40
Objetivos
Foi esperado conseguir abertura para informar e/ou relembrar as pessoas da importância do exame de prevenção do câncer de próstata.
Metas
- Marcar uma data no mês de novembro para a realização do projeto;
- Fazer e imprimir os bilhetes informativos;
- Comprar bombons para entregar junto com os bilhetes;
- Ir à rua com um grupo organizado de interactianos para a relaização da campanha em si.
Razão do Projeto
Fazer jus à campanha nacional da prevenção do câncer de próstata, Novembro Azul.
Beneficiários
As pessoas que se informaram ou se lembraram sobre o câncer de próstata através dos interactianos.
Resumo do Projeto
O projeto, inicialmente, seria feito juntamente ao dia 2 da SMI, na feira de adoção de cachorros, mas, por motivos de disponibilidade da responsável pela ONG da feira, a Campanha do Novembro Azul foi remarcada para o dia 27 de novembro e o desenrolar deixou os interactianos do clube satisfeitos, que foram capazes de informar e relembrar da importância desse movimento.
Resultados
O projeto foi remarcado e feito com sucesso, mesmo com a apatia de alguns na abordagem, os que engajaram e e se mostraram interessados valeram a pena e os membros participantes do clube voltaram para casa satisfeitos.
Descrição
O projeto, inicialmente, seria feito durante o projeto “Feira de Adoção”, do segundo dia da Semana Mundial do Interact, com o intuito de aproveitar o movimento da feira e a presença dos associados. Porém, como foi necessário reagendar a feira por conta da agenda da Dilane, responsável pela ONG Amigos da Bicharada, e a nova data ultrapassava o mês de novembro, foi decidido na reunião ordinária do dia 26 de novembro, não por unanimidade, mas por voto da maioria, que o projeto seria realizado no dia seguinte, sábado. De início, quatro interactianos disponibilizaram a presença na campanha, Thiago Campos, Maria Luiza Oliveira, Rafael Rocha e Bianca Martins, mas durante a realização dela outros membros, Caio Rangel e Gustavo Oliveira, encontraram e juntaram-se com o grupo. Foram comprados 50 bombons, distribuídos com um bilhete sucinto informativo. O projeto começou por volta das 9:30 da manhã em uma lotérica no centro de Leopoldina, lá as pessoas não deram muita atenção, ignoravam, conversavam com outras pessoas, não ouviam. Então, o grupo foi para rua e encontraram com um homem que tinha feito o exame recentemente, que contou a história toda para o grupo, disse que tinha dado algumas confusões mas que estava muito bem, nas palavras do Presidente Rafael Rocha "o episódio motivou novamente os interactianos, ficaram mais animados e continuaram". Uma situação curiosa que ocorreu repetidamente foi de os abordados não acreditarem que era uma campanha gratuita, perguntavam quanto que precisavam colaborar. Um outro caso específico, que, aliás, emocionou os integrantes foi quando abordaram um senhor que estava fazendo 90 anos, conversou um pouco com eles, até disse, nas palavras dele, que não acreditava que estavam fazendo de graça porque fazer projeto social hoje em dia é muito difícil.Por fim, mesmo o grupo insistindo que não precisava contribuir, ele entregou uma nota de vinte reais para o clube, todos se emocionaram e ficaram muito felizes. Houve também um momento de encontro com o presidente da câmara municipal de Leopoldina, que por um acaso era rotariano, e dispôs ajuda, como órgão do governo, com projetos do Rotary e com os do Interact. Os interactianos ficaram muito contentes com o desenrolar do projeto e voltaram para casa satisfeitíssimos.
Desafios
O projeto precisou ser remarcado, correu o risco de não acontecer por conta disso e algumas pessoas nçao reagiram muito bem com a bordagem dos interactianos.
Metas Alcançadas
Todas as metas foram alcançadas com sucesso.
Impactos
As pessoas que interagiram bem com o grupo informaram-se e/ou lembraram-se da importância do exame preventivo de câncer de próstata e os interactianos ficaram satisfeitos com o desfecho do projeto.