some image

Como estudar nos EUA

03/01/2022

Clube
Interact Club de Santa Rosa

Endereço
Santa Rosa
RS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Santa Rosa

Objetivos

Ao oportunizar uma conversa com uma estudante brasileira nos Estados Unidos, visamos explanar para os jovens brasileiros do Interact Club de Santa Rosa e da comunidade em geral, como se candidatar a uma universidade estrangeira.



Metas

As metas do projeto são: Incentivar a graduação fora do país e instruir de uma forma acessível a aplicação a universidade sendo brasileiro, além de descrever como é a vida de um estudante estrangeiro.



Razão do Projeto

 Em período de ENEM e vestibulares, foi abordado em reunião um interesse em outras opções de futuro acadêmico, não sendo o vestibular brasileiro. Assim, criamos um projeto onde uma estudante universitária dos Estados Unidos mostrasse essa outra alternativa.



Beneficiários

O público alvo do projeto são os interactianos de Santa Rosa e os jovens estudantes da comunidade em geral.



Resumo do Projeto

Marina Cortez, estudante de Business na Hult International Business School, aceitou compartilhar suas experiências em uma roda de conversa virtual com os interactianos do Interact Club de Santa Rosa em torno do assunto "estudar fora do país".



Descrição

Após o assunto “vestibular” ser discutido em reunião, os associados apresentaram o desejo de conhecer mais sobre a temática “estudar fora”. Assim a interactiana Vanessa Keppel, responsável pelo projeto, entrou em contato com Marina Cortez, estudante de Business na Hult International Business School, que aceitou compartilhar suas experiências em uma roda de conversa virtual. Após a confirmação do projeto, foi feita a divulgação no instagram do clube, uma vez que o mesmo seria aberto à comunidade. No dia 03 de outubro de 2021 às 19 horas, iniciou-se a chamada na plataforma Google Meet com Marina Cortez. Primeiramente, a convidada se apresentou e discorreu sobre sua jornada como moradora de Boston nos Estados Unidos, como lidou com as complicações da mudança, e da dificuldade que enfrentou com o choque de culturas. A estudante apresentou em seguida, como se preparou para realizar a chamada “application”, que é o método de ingresso utilizado pelas universidades estadunidenses. Para fazer a “application” não é necessário prestar vestibular como no Brasil, é preciso realizar o SAT um Teste de Aptidão Escolar, e deve-se enviar uma redação chamada "essay" juntamente com cartas de recomendação de professores que o candidato tenha aula, além de extracurriculares prestados, pois as universidades de fora validam às atividades adicionais como clube de teatro, clube do livro, trabalho voluntário, entre outros. Após terminar de discorrer sobre sua jornada para ingressar em uma universidade estrangeira e de explicar como isso deve ser feito, Marina abriu para perguntas e respondeu alguns questionamentos feitos pelos participantes, encerrando assim a chamada.



Desafios

A única dificuldade encontrada foi ao marcar um horário para a chamada, por conta do fuso horário. Entretanto a dificuldade foi superada e conseguimos marcar às 19:00 horário de Brasília.



Metas Alcançadas

As metas foram alcançadas pois o incentivo ao estudo fora do Brasil foi colocado em prática durante a reunião do Google Meet juntamente com a instrução de uma forma viavel de realizar tal mudança (relacionada ao vestibular internacional), assim como a descrição da vida da pessoa que mora fora do Brasil por motivos educacionais.



Impactos

Os impactos foram baseados na grande quantia de conhecimento adquirido pelos próprios companheiros interactianos em torno do assunto discutido.



Outros Projetos