Interact Club de Santa Maria-Dores
Endereço
Santa Maria
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Santa Maria Dores
Objetivos
O principal objetivo do projeto é despertar o sentimento de gratidão e crescimento pessoal, não exclusivamente pelo cumprimento de metas, mas pelo processo que cada um enfrentou para buscar ser melhor. Assim, objetivou-se, acima de tudo, que os associados pudessem se identificar uns com os outros e também gerar apoio mútuo.
Metas
As metas do projeto são as seguintes:
- Realizar uma atividade de encerramento do semestre;
- Promover a identificação coletiva;
- Incentivar o desenvolvimento pessoal e emocional;
- Fortalecer as relações interpessoais dentro do clube;
- Gerar o sentimento de gratidão nos associados;
- Estimular a determinação para o próximo semestre de atividades;
- Oportunizar um espaço de fala para cada associado;
Razão do Projeto
Com a chegada do fim do ano, muitas pessoas sentem-se pressionadas por não terem obtido determinadas conquistas que almejavam ou cumprido metas que traçaram. Isso leva a um sentimento de ano desperdiçado ou fraqueza pessoal, desmotivando que o indivíduo continue firme e volte a focar para o ano que se aproxima. Sendo assim, o projeto foi uma ótima oportunidade para que os associados pudessem evitar a sensação de impotência e compartilhassem suas emoções e pelo que foram gratos no ano que se concluía. Desse modo, gerou-se uma reflexão sobre o crescimento pessoal de cada um e a importância de cada experiência que se vive, independente do resultado.
Descrição
No dia 13 de dezembro de 2021, a Comissão de Internos do clube discutiu sobre a elaboração de um projeto, visando o encerramento do ano e, consequentemente, do primeiro semestre da gestão 2021-22. Sendo assim, a associada Nathalie sugeriu que cada associado compartilhasse uma meta pessoal e uma relacionada ao Interact que havia traçado para o ano de 2021. Logo após, deveria contar como foi o processo de realização - ou não - de tais metas e expressar suas expectativas ou desejos para o ano de 2022. Assim, daqui a 6 meses, final da gestão, os associados poderão realizar o mesmo exercício novamente.
Então, na reunião virtual do dia 15 de dezembro, os associados e convidados do clube realizaram o projeto após o término das pautas gerais. Para que o fluxo de falas fosse melhor, um associado da Comissão de Internos deu início e, após isso, cada um deveria indicar um outro associado para dar continuidade. Concluídas as falas, o projeto recebeu um feedback muito positivo. A maioria relatou que foi muito importante desabafar quanto as suas inseguranças e, também, perceber que não era o único na mesma situação, contribuindo para a integração e o fortalecimento de laços dentro do clube.
Desafios
Sim. A única dificuldade do projeto foi que por ter sido realizado na última reunião do semestre, muitos associados já não estavam presentes devido a compromissos pessoais e escolares de fim de ano. Sendo assim, o baixo efetivo foi um empecilho, mas não impediu que o projeto alcançasse o seu objetivo com sucesso.