Interact Club de Santa Maria-Dores
Endereço
Santa Maria
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Santa Maria Dores
Orçamento Necessário
R$ 45,00
Objetivos
Os principais objetivos do projeto são incentivar os associados e convidados do clube a se desafiarem a falar em público, ao passo que desenvolvem a habilidade da oratória e estudam um tema relevante, a comunicação não violenta.
Metas
As metas do projeto são as seguintes:
- Definir o tema do concurso;
- Estabelecer data, local e horário para o evento;
- Incentivar a participação do clube;
- Criar uma identidade visual para o concurso;
- Elaborar premiações, como troféu e certificados;
- Convidar jurados para compor a Banca Avaliadora;
- Divulgar o Edital do concurso e o formulário de inscrições;
- Despertar o interesse pela oratória e argumentação;
- Ressaltar a importância da comunicação não violenta na formação de líderes e cidadãos;
- Definir um representante do clube para o Concurso de Oratória de Área.
Beneficiários
Participantes do Concurso e o proprio clube.
Resultados
A Vencedora ganhou um trofeu, e todos participantes gostaram da experiencia
Descrição
No dia 30 de setembro, o Conselho Diretor do clube realizou uma reunião para estabelecer prazos para determinadas atividades, incluindo o Concurso de Oratória. Na ocasião, concordou-se em realizar o evento no início de dezembro e elencou-se possíveis jurados a serem convidados. Então, aproximando-se do período estipulado, foi realizada uma reunião no dia 30 de novembro entre a Presidência e o Protocolo do clube para definir mais detalhes. No encontro, decidiu-se o eixo temático do concurso, data, local, horário, modo de inscrição e o convite dos jurados. O tema foi o seguinte:
"O que eu quero em minha vida é compaixão, um fluxo entre mim e os outros baseado em uma doação mútua de coração." - Marshall B. Rosenberg.
A comunicação é uma das habilidades mais requisitadas na atualidade, seja no âmbito profissional ou em outras quaisquer relações interpessoais. No entanto, mais importante do que simplesmente comunicar, é saber como realizar a comunicação de forma não violenta (CNV). Tal processo se dá por uma troca consciente e de empatia entre os interlocutores. Sendo assim, como um líder se destaca ao utilizar a CNV?
No mesmo dia, elaborou-se o edital do concurso e foram convidados os seguintes para compor a Banca Avaliadora: Caroline Dalcin, Patrick Milano, Carla Viegas, Cirano Belardony e Pedro Toniasso. Já no dia 2 de dezembro, contatou-se a comissão de Imagem Pública para que fosse produzida uma identidade visual para o concurso. Então, em 4 de dezembro divulgou-se o edital, o tema e o formulário de inscrições do concurso aos associados e convidados do clube. O prazo das inscrições que havia sido determinado era 11 de dezembro, contudo, devido ao baixo efetivo (apenas 1 inscrição) o período se estendeu até o dia 15 de dezembro.
Para incentivar a participação interna, a associada Júlia Garcia convidou a conselheira do clube, Carol Dalcin, para dar um depoimento sobre a sua experiência em concursos de oratória na reunião do dia 14 de dezembro. Tal ação mostrou-se efetiva, uma vez que o número de inscrições aumentou para 4 candidatas (Ana Clara Guerra Silveira, Isabela Goularte Germani, Thayná da Silveira Weissbach e Dandara Ceretta Fialho). Ao total, foram 4 candidatos e 2 jurados (Cirano Alves Belardony e Patrick Milano Rodrigues) que puderam se fazer presentes no evento no dia 19 de dezembro, às 15 horas na Casa da Amizade. Finalmente, a vencedora do concurso foi a convidada Ana Clara Guerra.
Desafios
Sim. A dificuldade inicial foi encorajar os associados e convidados a participarem do concurso, visto que muitos não entendiam plenamente o funcionamento e tinham receio por serem muito jovens no clube ainda. Ademais, outro empecilho foi o convite aos jurados, visto que, embora tenham sido contatados com antecedência e recebido prazos para a confirmação, muitos não responderam ou cancelaram inesperadamente.