Interact Club de Santa Maria-Dores
Endereço
Santa Maria
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Santa Maria Dores
Objetivos
Dentre os objetivos do projeto encontra-se divulgar informações sobre os cordões de girassol a fim de ajudar, por meio da disseminação correta de informações, na inclusão de pessoas portadoras de deficiências não visíveis.
Metas
Pesquisar e conferir as informações sobre os cordões de girassol;
Gravar e editar o vídeo;
Divulgá-lo nas redes sociais do clube;
Atingir o maior número possível de pessoas, a fim de democratizar o conhecimento em relação aos cordões de girassol.
Razão do Projeto
O Interact Club de Santa Maria Dores visou sempre a diversidade e inclusão dentro e fora do clube e, dado o tema proposto pela MDIO Interact Brasil para o quarto dia da Semana Mundial do Interact, o clube achou necessário trazer para as mídias informações sobre um grupo de pessoas que passa, muitas vezes, despercebido: as pessoas portadoras de deficiências não visíveis.
Beneficiários
Os beneficiários diretos do projeto são as pessoas portadoras de deficiências não visíveis que terão o seu dia a dia melhorado devido a democratização de informações sobre os cordões de girassol. Já como beneficiários indiretos temos a comunidade como um todo, que irá alavancar a sua cidadania ao ajudar um grupo "isolado"
Resumo do Projeto
O projeto consistiu na produção de um vídeo explicativo sobre o que são e para que servem os cordões de girassol, utilizados por pessoas que possuem deficiências não-visíveis e desconhecidos por grande parcela da população.
Resultados
Além da produção de um vídeo de suma importância para a comunidade, outros resultados foram: o vídeo alcançou mais 1050 pessoas, conscientizando-as sobre o tema e fazendo com que a população portadora de deficiências não visíveis sejam cada vez mais incluídas na sociedade.
Descrição
Após ser debatido na 15ª Reunião Ordinária do clube, realizada no dia 23 de outubro, entrou-se em consenso sobre o tema a ser tratado pelo clube para o quarto dia da 59º Semana Mundial do Interact: deficiências não visíveis. Ficou também acertado que seria realizado um vídeo falando sobre os cordões de girassol, que são utilizados por portadores de deficiências não visíveis como uma aviso de: "mesmo que você não consiga ver, eu possuo uma deficiência e preciso de adaptações no meu ambiente." A companheira Thayná Weissbach ficou responsável por pesquisar e gravar o vídeo, e o enviou para a edição no dia 02 de novembro de 2021 e logo foi editado pelo companheiro Eduardo Dalla Corte Vissoto. Por fim, no dia 04 de novembro de 2021, o vídeo foi publicado nas redes sociais do clube, encerrando assim o projeto.
Desafios
O principal desafio encontrado foi achar informações de fontes de confiança para que não fossem divulgadas notícias falsas.
Impactos
O projeto impactou a vida dos portadores de deficiências não visíveis positivamente, uma vez que mais pessoas irão reconhecer o cordão de girassol e irão possibilitar corretas adaptações para o dia a dia dos portadores. Como impacto a curto prazo, temos a conscientização da população acerca da temática e como impacto a longo prazo temos o desenvolvimento da cidadania do povo brasileiro, que a cada dia caminha para um futuro mais inclusivo.