O Interact, o programa de clubes de serviços do Rotary International para jovens nos ensinos fundamental e médio, foi oficialmente inaugurado em 28 de outubro de 1962. A fundação do Interact marcou uma nova abordagem no atendimento aos jovens do Rotary. Pela primeira vez, os rotarianos não serviam apenas aos jovens, mas os capacitavam a servir em suas comunidades e internacionalmente com os patrocinadores de Rotary Clubs.
O serviço rotário para jovens data de 1917, quando uma comissão foi nomeada para estudar serviços para jovens. Dois anos depois, foi criado um departamento dedicado ao "Boy’s Work" e, em 1920, o Rotary Club de Nova York organizou a “Boy’s Week”, uma celebração anual que incentivava o patriotismo e a cidadania leal de seus jovens participantes. O movimento ganhou força quando Rotary Clubs patrocinaram “Boy’s Weeks” nos Estados Unidos e no exterior. Treze anos depois, o programa foi renomeado oficialmente como Semana da Juventude, a fim de incorporar meninas. Embora essas atividades envolvessem rotarianos no serviço aos jovens, muitos membros do clube em todo o mundo começaram a achar que algo mais poderia ser feito para envolver ativamente jovens adultos no serviço às comunidades.
Um dos primeiros antecessores do Interact era conhecido como o RO Club, um clube de serviço para estudantes do ensino médio. Os objetivos e projetos dos clubes RO eram muito semelhantes aos dos clubes Interact de hoje. Os clubes Yrator (Rotary escrito de trás para frente) para os alunos mais destacados do ensino médio também estavam ativos desde 1934. Seus esforços se concentraram nas atividades da comunidade, mas não incorporaram o elemento internacional exigido atualmente pelos clubes. Em 1939, clubes Pan-Americanos para alunos do ensino fundamental e médio foram propostos como uma maneira de aumentar a compreensão e a boa vontade internacional. O objetivo dos clubes era educar os estudantes de todas as Américas sobre os costumes e culturas de outros países do Hemisfério Ocidental. No entanto, sem o apoio oficial do Rotary International, o movimento acabou fracassando.
Durante a década de 1940, os rotarianos continuaram a servir as crianças e jovens em suas comunidades, patrocinando os esforços de outras organizações. No entanto, sentindo a necessidade de envolver ativamente jovens em serviços comunitários, os Rotary Clubs de todo o mundo logo começaram a formar clubes de serviços juvenis com base nos ideais, princípios e organização de seus próprios clubes. O Rotary Club de Miami, na Flórida, EUA, patrocinou os mais influentes desses movimentos, conhecidos como Wheel Clubs. Embora os Wheel Clubs não tenham sido adotados como um programa oficial do Rotary, o conselho diretor do RI decidiu pesquisar a viabilidade de criar uma organização de serviços a jovens para adoção por todos os Rotary Clubs.
Antes do final de seu mandato em 1960, o então presidente do RI, Harold T. Thomas, nomeou uma comissão Ad Hoc para a Juventude para estudar a implementação de clubes de jovens. O grupo estudou clubes juvenis preexistentes e consultou rotarianos, educadores, adolescentes e sociólogos. O Presidente do Comitê, Charles H. Taylor, de Christchurch, Nova Zelândia, desempenhou o maior papel na criação e aprovação do programa por meio de sua visão, liderança e extensa pesquisa. O programa recebeu o nome de Interact, uma combinação das palavras "internacional" e "ação".
Em 5 de novembro de 1962, oito dias após a adoção oficial do programa Interact, o primeiro clube Interact foi fundado na Melbourne High School, na Flórida, EUA. Os 39 interactianos eram todos homens e nos últimos três anos do ensino médio. Em um ano, haviam 177 clubes de Interact em 24 países; em outubro de 1964, esse número havia aumentado para 450 clubes em 35 países. Dentro de alguns anos, o Interact começou a assumir sua forma atual. Em 1967, o conselho diretor do RI abriu a associação às sócias, precedendo a admissão de mulheres em Rotary Clubs por 20 anos. Durante o mesmo ano, a associação ao Interact foi estendida a qualquer aluno do último ano do ensino fundamental.
De 1967 a 1978, a Fundação Rotária patrocinou o "Prêmio Internacional do Rotary por Entendimento Internacional" para os interactianos. O reconhecimento foi concedido aos clubes de Interact que realizaram projetos que melhoraram o entendimento e a boa vontade internacional. A participação no Intercâmbio de Jovens, visitas a clubes estrangeiros do Interact e projetos que ajudaram países em desenvolvimento estavam entre os projetos mais comuns reconhecidos.
Desde 1999, o reconhecimento dos clubes Interact continua sob a forma da Semana Mundial Interact, que é comemorada todos os anos durante a semana de 5 de novembro para comemorar a fundação do primeiro clube Interact. Durante a Semana Mundial do Interact, o RI incentiva os interactianos e os rotarianos a trabalhar juntos em diversos projetos de serviço.
O Interact continua experimentando um crescimento fenomenal. Os Estados Unidos, Índia, Brasil e Japão possuem o maior número de clubes do Interact.
Ao final da década de 80 e início de 90 surgiam movimentos dentro dos distritos. Os Rotaract Clubs em todo mundo urgiam por uma estrutura de troca de informações e atividades conjuntas em diversas nações ou regiões. Surgiu então, por influência e luta principalmente dos brasileiros, as OMIRs (Organizações Multidistritais de Informação sobre o Rotaract) ou MDIOs (Multidistric Information Organizations) e em 1991, foi fundada como OMIR Brasil, hoje a denominada MDIO Rotaract Brasil.
Depois de oito anos de fundação da OMIR Brasil, em 1999, foi criada uma comissão que fosse responsável pelo programa Interact a nível nacional, chamada de Departamento de Informação sobre o Interact da Organização Multidistrital de Informação sobre o Rotaract do Brasil (DIIC-OMIR Brasil), que teve como principal função o intercâmbio de informações entre os clubes de Interact, elevando o nível de trabalho, o profissionalismo e o marketing para toda a organização. A atuação do DIIC-OMIR Brasil já englobava a Conferência Multidistrital do Interact, o Seminário de Treinamento dos Representantes Distritais do Interact e os Concursos Nacionais de Projetos e Oratória.
O DIIC-OMIR Brasil permaneceu ativo até outubro de 2010, quando durante a Conferência Multidistrital do Rotaract em Foz do Iguaçu-PR, o Departamento de Novas Gerações do RI em Evanston-IL proibiu que um programa fosse subsidiado por outro, já que o DIIC compunha a estrutura da OMIR Brasil, e dessa maneira foi extinto para que fosse criada em março de 2011 a Organização Multidistrital de Informação sobre o Interact do Brasil. Com a OMIIC Brasil estabelecida, o programa no país começou a ter mais independência do Rotaract, e pela primeira vez a Organização foi convidada oficialmente para um Seminário do RI, no caso o para as Novas Gerações em Rosário, Argentina, no ano rotário de 2013-14.
Contudo, visando aumentar o profissionalismo e a imagem pública do programa no país e no mundo, o Conselho Diretor de 2015-16 sugeriu aos RDIs (Representantes Distritais do Interact) da época que o nome fosse padronizado com as demais OMIRs do mundo, já que o Brasil é até hoje o único país/território a ter uma agencia informativa sobre o Interact. Dessa maneira, por unanimidade, tornou-se MDIO Interact Brasil oficialmente em 17 de julho, durante a Conferência Multidistrital do Interact de 2015 em Angra dos Reis, após severas mudanças no Regimento Interno, aproximando a estrutura da equipe nacional à do RI, formalizando os cargos do Diretor, Coordenadores regionais (do Interact, Imagem Pública e Fundação Rotária), Presidentes e membros de Comissões e Subcomissões, além da Comissão Executiva, que seria presidida obrigatoriamente por um ex-governador de distrito.
A MDIO não é apenas seu presidente e equipe multidistrital, mas os RDIs, os presidentes dos clubes e toda a rede de informações gerada por todos esses. As deliberações que não sejam atos administrativos (que visem o bom cumprimento do Regimento e funcionamento da MDIO) são tomadas pelos RDIs. A Interact Brasil tem alterado, inclusive, situações problemáticas nos distritos e clubes, simplesmente informando e aconselhando. A visão global que uma organização como esta tem favorece muito as ações estratégicas de todo o programa.